fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Pró-Memória de São Carlos realizou, na noite da última segunda-feira (15/06), a cerimônia de premiação do Concurso de Fotografias 2025, que teve como tema “Turismo em São Carlos: meio ambiente, tecnologia, história, religião e cultura”. A iniciativa reuniu participantes de diferentes faixas etárias e níveis de experiência, incentivando a população a registrar e valorizar os patrimônios e as riquezas do município.

As fotografias inscritas retrataram diversos aspectos da identidade são-carlense, evidenciando atrativos turísticos, culturais, históricos, ambientais, religiosos e tecnológicos. Os trabalhos apresentaram diferentes olhares sobre a cidade e contribuíram para destacar a diversidade que compõe o patrimônio local.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, representantes da comunidade, familiares dos participantes e integrantes das comissões organizadora e julgadora. Durante o evento, também foram entregues certificados de reconhecimento aos profissionais responsáveis pela coordenação e avaliação do concurso.

A presidente da Fundação Pró-Memória, Isabel Lima, ressaltou a importância da iniciativa para a preservação da memória coletiva e a valorização do patrimônio cultural do município. Segundo ela, o concurso reforça o compromisso da instituição em incentivar a população a registrar e preservar elementos que fazem parte da história e da identidade de São Carlos.

Os vencedores da edição 2025 foram Maycon César Pedro, que conquistou o primeiro lugar (Estação Ferroviária de São Carlos); Diogo Mantovanelli Rabetti, segundo colocado (Biblioteca Comunitária UFSCar) e Thiago Ferronatto, terceiro colocado (Fábrica de Tecidos da cidade - atual sede do ONOVOLAB).

Além de reconhecer o talento dos participantes, o concurso contribui para a formação de um acervo contemporâneo de imagens produzidas pelos próprios cidadãos, fortalecendo as ações de preservação da memória local e ampliando o diálogo entre a Fundação Pró-Memória e a comunidade.

A Comissão Organizadora foi composta por Leila Maria Massarão, Manoel Virgínio da Silva e Thais Ruggiero Massucio. Já a Comissão Julgadora teve como integrantes Antônio Benedito de Stefani, João Moura Iamarino Leite Ribeiro e Walter José D’Aquino Junior.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Pró-Memória de São Carlos lançou o regulamento do Concurso de Fotografia 2025, que tem como objetivo incentivar os moradores da cidade a registrarem, por meio da arte fotográfica, sua relação com o município, seus patrimônios, sua história e sua cultura. Nesta edição, o tema escolhido é “Turismo em São Carlos: meio ambiente, tecnologia, história, religião e cultura”, abrangendo diferentes dimensões da identidade local. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 5 de dezembro, exclusivamente pelo WhatsApp da Fundação (3373-2702), mediante envio de formulário, documentos e fotografias digitais. 

Podem participar pessoas maiores de 18 anos, com a possibilidade de inscrever de três a dez trabalhos inéditos, sendo que apenas uma fotografia será selecionada pela comissão julgadora para concorrer. As imagens devem estar em formato JPEG ou PNG, com até 5MB, resolução de 300 dpi e acompanhadas de um texto explicativo. 

A comissão avaliará critérios como fidelidade ao tema, criatividade, composição, originalidade e emoção, premiando os três primeiros colocados com valores de R$ 1.200,00, R$ 800,00 e R$ 500,00, respectivamente. Todas as fotografias inscritas passarão a integrar o acervo da Fundação e poderão ser utilizadas em exposições, materiais impressos e digitais, sempre com os devidos créditos aos autores. 

A presidente da Fundação Pró-Memória, Maria Isabel Alves Lima, destacou a importância da iniciativa. “Queremos que os moradores de São Carlos olhem para sua cidade com sensibilidade e criatividade. O concurso é uma oportunidade de registrar o turismo local em suas múltiplas dimensões, reforçando o vínculo da população com sua história e cultura e preservando nossa memória para futuras gerações”, afirmou. 

O resultado final será divulgado no site e nas redes sociais da Fundação Pró-Memória de São Carlos.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Pró-Memória de São Carlos lança nesta quinta-feira (16/02), às 18h, no auditório do paço municipal, o livro comemorativo “Calendário das memórias são-carlenses”, escrito por Cirilo Braga e Leila Massarão. A obra faz parte das ações relacionadas ao aniversário de 30 anos da Pró-Memória que serão comemorados em julho deste ano.
O Calendário das memórias são-carlenses utiliza, como recurso didático, o calendário anual cronológico para apresentar eventos locais e de interesse nacional e internacional que impactaram a todos ou que são relevantes a compreensão dos dias atuais.
Segundo a FPMSC e seus autores este material não esgota as pesquisas e nem pretende ser toda a relação de eventos relevantes sobre a cidade, mas expõe vários aspectos históricos e culturais importantes para São Carlos e estimula para que, ainda mais, se busquem novos enfoques sobre a história, a memória e a cultura local.
O Calendário foi escrito por Cirilo Braga – jornalista e assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Carlos – e Leila Massarão – historiadora da FPMSC – que, a partir de suas pesquisas e trabalhos desenvolvidos por anos, compilaram e redigiram este material como um guia para aspectos históricos locais, expandidos graças à parceria de profissionais de áreas e experiências diferentes, e que despertam o interesse dos leitores na busca por conhecer mais sobre São Carlos.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.