fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Quinta, 23 Abril 2026

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, registrou a entrega de 4.800 senhas em dois dias para atendimento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1 (FAR), voltado às unidades do Residencial Santa Felícia II.

Na última quarta-feira (22/04), primeiro dia de atendimento, foram distribuídas 1.850 senhas. Já nesta quinta-feira, foram entregues 2.950 senhas, totalizando 4.800 atendimentos, número considerado positivo pela administração municipal.

Com o encerramento da distribuição, o recadastramento começa nesta sexta-feira (24/04) e segue até o dia 30 de abril, com atendimento das 9h às 19h, na Fundação Pró-Memória, localizada na Estação Ferroviária, na Praça Antônio Prado (Praça da Estação).

A partir desta etapa, serão atendidas exclusivamente as pessoas que retiraram senha. Quem não conseguiu retirar deve aguardar novas orientações da Prefeitura sobre possível prorrogação do atendimento.

De acordo com o secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Rodson Magno, a avaliação dos dois primeiros dias é positiva. “Foi muito positivo o atendimento nesses dois dias, totalizando 4.800 senhas. Agora iniciamos o recadastramento e vamos receber apenas quem já retirou a senha. Caso haja necessidade de prorrogação, vamos avaliar junto ao prefeito Netto Donato”, afirmou.

Para o recadastramento presencial, a estrutura contará com 30 profissionais, com apoio de 10 atiradores do Tiro de Guerra. A expectativa é atender cerca de 550 pessoas por dia.

Os moradores com senha tiveram data e horário agendados para realizar o recadastramento ou concluir o processo de forma presencial. Também será possível fazer o procedimento online, até o dia 30 de abril, por meio do sistema HABISOFT, disponível no site da Prefeitura ou no link https://app.habisoft.com.br/acessocidadao?hs=bc17zi1CBcXYqbqHmkk7ww.

Para participar, é necessário atender a critérios como residir em São Carlos há mais de três anos, não possuir imóvel em nome próprio, não ter sido beneficiado por programas habitacionais nos últimos dez anos, estar com o Cadastro Único atualizado e ter renda familiar bruta de até R$ 3.200,00.

No atendimento presencial, é obrigatória a apresentação dos documentos originais de todos os integrantes da família, incluindo RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho digital, certidão de nascimento ou casamento (com averbações, se houver), folha resumo do Cadastro Único e comprovantes de renda.

A Prefeitura ressalta que o recadastramento atende a exigências da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades, após mudanças recentes no programa. Entre os grupos prioritários estão mães solo, famílias com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), microcefalia, idosos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

O processo é realizado por autodeclaração, sendo de responsabilidade do candidato a veracidade das informações. Após essa etapa, os dados serão encaminhados à Caixa Econômica Federal, responsável pela seleção final.

Ao final, 260 candidatos serão classificados para concorrer às 200 unidades habitacionais disponíveis, com 60 suplentes.

Publicado em Cidadania

Atração traz ao público infantil uma experiência inspirada no movimento cultural que vem influenciando música, moda e comportamento.

 

SÃO CARLOS/SP - O Shopping São Carlos, administrado pelo Grupo AD, recebe, neste domingo (26), às 15h, mais uma edição do projeto Palco Encantado, com o espetáculo infantil “Estrelas Mágicas do K-pop”. A apresentação acontece na Rotatória da Democrata e promete reunir música, coreografias e personagens em um show voltado para toda a família.

Inspirado no fenômeno global do K-pop, o pocket show traz ao público o universo das “Guerreiras do K-pop”, com performances dinâmicas, figurinos coloridos e interação com o público. A proposta é transportar as crianças para um cenário lúdico, com referências à cultura pop sul-coreana, que vem conquistando fãs em todo o mundo.

O movimento, que vai além da música e envolve estética, comportamento e forte presença digital, segue em alta no cenário mundial. Um exemplo recente é a animação “Guerreiras do K-pop”, que ganhou destaque internacional ao conquistar o Oscar 2026 nas categorias de Melhor Animação e Melhor Canção Original, além de prêmios no Globo de Ouro, Critics Choice e Annie Awards, reforçando a força cultural do gênero.

Mais do que um estilo musical, o K-pop se consolidou como um movimento cultural que envolve dança, moda e comportamento, influenciando diferentes gerações. No Brasil, o gênero tem ganhado cada vez mais espaço, especialmente entre o público jovem, e inspira eventos e experiências voltadas ao entretenimento familiar.

Fábio Maria, gerente geral do shopping, conta que a proposta é proporcionar ao público experiências conectadas com o que está em evidência. “O K-pop é um fenômeno que dialoga diretamente com o público jovem. Trazer esse universo para dentro da programação do Shopping São Carlos é uma forma de acompanhar o que está acontecendo no mundo do entretenimento”, afirma.

A coordenadora de marketing do Shopping São Carlos, Nancy Araujo, destaca o apelo do tema para o público infantil. “A proposta do Palco Encantado é sempre criar momentos de diversão que conversem com o imaginário das crianças. O K-pop, com toda a sua energia, música e coreografia, se encaixa perfeitamente nesse formato e torna a experiência ainda mais envolvente para toda a família”, explica. 

Serviço
Evento:
 Palco Encantado – “Estrelas Mágicas do K-Pop”

Data: 26 de abril de 2026 (domingo)
Horário: 15h
Local: Rotatória da Democrata – Shopping São Carlos
Entrada: Gratuita

Sobre o Shopping São Carlos

Com aproximadamente 22.000 m² de área de lojas, o Shopping São Carlos, administrado pelo Grupo AD, é o maior empreendimento comercial da microrregião, oferecendo um amplo mix de marcas em um só lugar. São mais de 100 operações, entre estabelecimentos comerciais e serviços.

A estrutura do complexo inclui cinco lojas âncoras (Renner, C&A, Riachuelo, Pernambucanas e Pão de Açúcar), duas semiâncoras (Cobasi e Ponto Frio) e quatro megastores (Ri Happy, Nany Lê Du, Sumirê e Polo Wear). A Praça de Alimentação conta com 11 opções de fast food e a área gastronômica tem dois restaurantes (Outback e Mousse Cake). No segmento de entretenimento, o shopping conta com o complexo cinematográfico Cine Araujo, além do Parks & Games e do Adrenalina Jump.

Situado em localização privilegiada, o Shopping São Carlos é referência para compras, lazer e diversão, atendendo a adultos e crianças da cidade e arredores. Oferece ainda segurança e conveniência, com estacionamento para mais de 900 veículos.

Endereço: Rua Passeio dos Flamboyants, 200, Parque Faber I, São Carlos/SP – Tel.: (16) 3362-4222

Acesse: www.shoppingsaocarlos.com.br

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - Dois homens, de 30 e 31 anos, foram detidos na manhã desta quinta-feira (23) após um furto em um estabelecimento comercial localizado na Avenida São Carlos, na região central de São Carlos.

De acordo com a Guarda Municipal, a equipe realizava patrulhamento preventivo quando foi acionada por funcionários e pelo gerente das Lojas Pernambucanas. Eles informaram que os suspeitos haviam acabado de furtar produtos e estavam sendo acompanhados pela segurança da loja.

Com apoio do Centro de Controle Operacional (CCO), uma equipe do Canil que patrulhava nas proximidades conseguiu localizar os indivíduos ainda na Avenida São Carlos, onde foi realizada a abordagem.

Na sequência, outra viatura deu apoio à ocorrência e, durante a verificação, foi constatado que os suspeitos estavam com os objetos furtados. Diante dos fatos, ambos receberam voz de condução e foram encaminhados ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ).

Posteriormente, as vítimas compareceram à unidade policial e apresentaram imagens do sistema de monitoramento, confirmando a prática do furto.

O caso foi apresentado à autoridade policial de plantão, que adotou as medidas legais cabíveis.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos registrou 294 casos confirmados de dengue nas primeiras 15 semanas de 2026, segundo dados divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde nesta quinta-feira (23). Outros três casos ainda aguardam resultado de exames, enquanto 61 foram descartados apenas nesta semana.

O levantamento aponta uma redução expressiva em relação ao mesmo período de 2025, quando foram registrados 10.786 casos positivos. A queda representa uma diminuição de aproximadamente 97% nos diagnósticos da doença.

Também houve redução no total de notificações, que passaram de 15.138 no ano passado para 2.096 em 2026, uma queda de 86%.

De acordo com a Vigilância em Saúde, o cenário atual indica que a dengue permanece sob controle neste início de ano, sem registro de óbitos até o momento.

Em relação a outras doenças transmitidas pelo mosquito, foram registradas 29 notificações de chikungunya, todas descartadas. Para zika, foram 20 notificações, igualmente descartadas, e não houve registros de febre amarela no período.

As autoridades reforçam a importância da prevenção, com eliminação de criadouros do mosquito, para manter os índices baixos ao longo do ano.

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos inicia na próxima segunda-feira (27/04), a Campanha do Agasalho 2026. As doações poderão ser feitas até o dia 3 de julho em pontos de arrecadação espalhados pela cidade.

A campanha tem como principal objetivo arrecadar agasalhos, cobertores, meias, calçados e roupas de frio em bom estado, que serão distribuídos para famílias carentes, moradores de rua, instituições de acolhimento e comunidades afetadas pelas baixas temperaturas.                                                                                                                                                             
Diversos pontos de coleta estarão espalhados na cidade, incluindo prédios públicos. A equipe do Fundo Social de Solidariedade realizará a triagem, organização e entrega das doações. 

De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, durante a Campanha também serão realizados os chamados “drive tour” em alguns locais da cidade, como na Praça do Mercado Municipal, facilitando dessa forma a entrega das doações. 

“Na próxima segunda-feira, dia 27, damos início a mais uma edição da Campanha do Agasalho, uma ação que representa muito mais do que a doação de roupas, representa cuidado, empatia e solidariedade com quem mais precisa. O inverno é um período difícil para muitas famílias, especialmente para aquelas em situação de vulnerabilidade. Por isso, cada peça doada faz diferença. Um agasalho, um cobertor, uma roupa em bom estado pode significar conforto, dignidade e proteção contra o frio”, ressalta a presidente do Fundo Social de São Carlos.

Herica Ricci Donato disse, ainda, que o Fundo Social de Solidariedade tem o compromisso de mobilizar a cidade para essa corrente do bem. “Tenho certeza de que, mais uma vez, a população vai mostrar sua generosidade, contribuindo com aquilo que puder. Quero convidar todos a participar, basta separar peças que não estão mais em uso, mas que ainda podem aquecer alguém. Vamos transformar solidariedade em ação concreta”.
Confira os pontos de coleta: Fundo Social de Solidariedade (FSS),   Paço Municipal; Unidades do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e  SIGA (Sistema Integrado de Gestão Administrativa).

Quem quiser se tornar um ponto de coleta pode entrar em contato pelo telefone (16) 3362-1014 ou na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Francisco Maricondi,  nº 375, na Vila Marina. No caso de grandes doações de roupas e cobertas, o FSS se responsabiliza pelo transporte das peças.

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - No balanço financeiro entregue ao Conselho Fiscal e ao Conselho de Orientação (Cori), a gestão do presidente Osmar Stabile afirma que o Corinthians receberá R$ 276,7 milhões ao longo de 2026 pelos acordos firmados com as empresas que estampam o uniforme de jogo da equipe profissional masculina de futebol.

Mais da metade do valor vem da casa de apostas Esportes da Sorte, responsável pelo pagamento de R$ 150 milhões para estampar sua marca no espaço máster da camisa do Corinthians. A norte-americana Nike, responsável pela concepção criativa, confecção e distribuição dos uniformes por todo o país, aparece em segundo na lista com o aporte de R$ 89 milhões.

Os números representam um aumento de R$ 100 milhões ao Corinthians em relação à mesma fonte de receita do ano passado.

O balanço financeiro, ao qual o ge teve acesso com exclusividade, mostra que a arrecadação com a camisa de jogo durante o ano de 2025 foi de R$ 171,7 milhões, sendo R$ 124,778 milhões vindos das empresas patrocinadoras e R$ 46,915 milhões do acordo com a Nike.

 

Valores pagos ao Corinthians pela exposição na camisa

Empresa parceira Local do uniforme Valor por ano
Esportes da Sorte Máster R$ 150 milhões
Nike Fornecedora do material esportivo R$ 89 milhões
Frimesa Omoplata R$ 9,6 milhões
BYD Omoplata R$ 8 milhões
Broto Legal Calcão R$ 6 milhões
BMG Manga R$ 5 milhões
Ezze Seguros Costas Superior R$ 5 milhões
Zé Delivery Escudeto R$ 4,1 milhões

Fonte: Balanço do Corinthians

De acordo com o clube, o incremento considerável do dinheiro se deve às renegociações dos contratos tocados pelos departamentos comercial e de marketing. Tanto a Esportes da Sorte (até dezembro de 2029) como a Nike (até dezembro de 2035) renovaram os vínculos com o Corinthians.

O clube também acertou patrocínio com a BYD até dezembro de 2026, renovou com a Frimesa até dezembro de 2026 e estendeu o vínculo com a Ezze Seguros até junho de 2026.

— A área comercial passou por uma importante reestruturação em 2025, com foco em consolidar parcerias estratégicas de longo prazo e criar uma base sólida de receitas recorrentes, sustentada pela renovação com a Nike, a ampliação do contrato com a Esportes da Sorte e a diversificação do portfólio de parceiros — escreveu o clube no documento que ainda será enviado aos conselheiros.

O balanço financeiro, que apresentou déficit de R$ 143,441 milhões em 2025, passará por votação no Conselho Deliberativo na próxima segunda-feira.

 

Por Gabriel Oliveira e Yago Rudá / ge

Publicado em Esportes

BRASÍLIA/DF - O governo federal autorizou a nomeação de mil servidores para o quadro da Polícia Federal (PF). A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que a autorização contempla candidatos aprovados no concurso público da PF realizado em 2021, “permitindo a convocação além do número de vagas originalmente previsto no edital”.

“Com isso, o governo amplia o aproveitamento do certame e acelera a recomposição do efetivo da corporação”, destacou a pasta.

As nomeações abrangem os seguintes cargos da carreira:

- agente: 705 vagas

- escrivão: 176 vagas

- delegado: 61 vagas

- perito criminal federal: 38 vagas

- papiloscopista: 20 vagas

No comunicado, o ministério destaca que a possibilidade de convocar candidatos aprovados além das vagas iniciais é um instrumento previsto na legislação “que permite maior eficiência na gestão pública”.

“Ao aproveitar um concurso já realizado, a administração reduz prazos, otimiza recursos e responde com mais rapidez às demandas por reforço institucional em áreas essenciais.”

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, em São Carlos, sediou nesta quinta-feira (23/04) duas oficinas de cianotipia, ministradas pela artista visual Priscila Bellotti. A atividade integrou a programação da exposição itinerante “Mulheres na Ciência”, promovida pelo Instituto Angelim.

A cianotipia é um processo fotográfico criado em 1842, caracterizado pela produção de imagens em tons de azul. A técnica utiliza sais de ferro sensíveis à luz ultravioleta para transferir imagens a partir de negativos, plantas ou objetos, podendo ser aplicada em diferentes superfícies, como papel, tecido, madeira e até vidro.

De acordo com a artista visual Patricia Bellotti, a técnica, originalmente desenvolvida para reprodução de documentos e plantas arquitetônicas, foi precursora de processos de fotocópia e segue presente na produção artística contemporânea. “Embora não seja mais utilizada como método técnico de reprodução, a cianotipia ganhou espaço em processos autorais, ampliando suas possibilidades estéticas e criativas”, explicou.

Durante as oficinas, os participantes tiveram contato com negativos fotográficos impressos em papel vegetal e transparências, além de materiais botânicos e elementos gráficos. Segundo Priscila Bellotti, a proposta foi apresentar, de forma prática, conceitos da fotografia analógica, como tempo de exposição, sensibilização dos materiais e variáveis do processo.

“A experiência foi enriquecedora, especialmente por ocorrer em uma cidade com forte vocação acadêmica. Recebemos alunos, principalmente da área de humanas, que se interessaram pela técnica a partir da exposição”, destacou a artista.

A coordenadora de projetos do Instituto Angelim, Mirlene Simões, ressaltou a importância da iniciativa ao aproximar ciência e arte. “As oficinas permitem discutir o papel da ciência e suas aplicações, ao mesmo tempo em que proporcionam uma experiência prática e acessível. Muitos participantes não conheciam o Teatro Municipal, o que amplia ainda mais o alcance cultural da ação”, afirmou.

As atividades fazem parte do cronograma do Ponto de Cultura do Instituto Angelim, vinculado à Lei Cultura Viva, e buscam estimular o acesso à cultura, à ciência e às práticas artísticas na cidade.

Publicado em Outras Notícias

RIBEIRÃO PRETO/SP - Um homem de 34 anos, procurado pela Justiça por crimes de roubo, furto e porte ilegal de arma, foi preso pela Polícia Militar após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial do programa Muralha Paulista, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ele estava foragido desde março quando não retornou ao sistema prisional após o benefício da 'saidinha' de presos.

A prisão ocorreu na terça-feira (21), durante patrulhamento de uma equipe do Batalhão de Ações Especiais (Baep) no bairro Quintino Facci II. De acordo com o boletim de ocorrência, na abordagem, o suspeito apresentou versões contraditórias e tentou se identificar com dados falsos.

A situação foi esclarecida após consulta ao sistema do Muralha Paulista, que confirmou a verdadeira identidade do homem por meio do reconhecimento facial. 

De acordo com a Polícia Militar, o preso estava evadido do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Guariba desde março, após não retornar no prazo estipulado pela Justiça.

O detido acumula sete inquéritos e 14 processos por crimes como furto, roubo e porte ilegal de arma de fogo, registrados entre 2010 e 2016. Ainda segundo a PM, o homem cometeu um homicídio quando era menor de idade.

O caso foi registrado como captura de procurado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ribeirão Preto. O homem permaneceu à disposição da Justiça.

Publicado em Ribeirão Preto

Contação de histórias “O monstro das cores”, com Nerita Pio e feira de artesanato complementam a programação gratuita da Praça do Daae–Fonte Luminosa

 

ARARAQUARA/SP - Neste domingo (26), a Praça do Daae – Fonte Luminosa recebe mais uma edição do programa gratuito Choro das Águas. A música instrumental do grupo Imã é destaque na programação que apresenta também: feira de artesanato e alimentos e a contação de história “O monstro das cores de Anna Llenas”, com Nerita Pio. As atividades seguem das 16h às 19h, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

A Feira de Artesanato, com artesãos e empreendedores de Araraquara e região, abre a programação às 16 horas com o trabalho manual, que é fonte de renda para muitos participantes. A feira incentiva e revela muitos artistas, com trabalhos criativos e originais e que oferecem ótimas e variadas opções de presentes.

Depois, às 17 horas, é hora da recreação infantil com a contação de histórias “O monstro das cores de Anna Llenas”, uma história que traz uma provocativa sobre emoções e sentimentos e que trabalha estes temas de forma simples e lúdica, facilitando a compressão das crianças sobre como identificar e lidar com os seus sentimentos. Após a contação, as crianças serão convidadas a criarem seu próprio monstrinho, em fantoche feito de papel sulfite.

A apresentação musical com o grupo Imã terá início às 18 horas. O Imã apresenta música instrumental versátil permeada por pitadas de jazz-rock, música brasileira e influências do post rock.

Para o Choro, os músicos apresentam o show “Entressonhos”, com composições autorais inspiradas em sonhos e situações cotidianas mescladas a releituras do pop e rock. “Entressonhos” conta com dez músicas autorais, além de versões instrumentais das bandas Tears For Fears, Kraftwerk, Nirvana, Depeche Mode, The Cure e Cymande.

Formado pelos irmãos Lucas Bardo (piano) e Amanda Rocha (contrabaixo), e pelo baterista Rodolfo Colombari, o Imã constrói uma linguagem musical sofisticada e acessível, que aposta na sensibilidade dos arranjos e na liberdade das improvisações. Mais informações nas redes sociais do grupo: @ima_instrumental .

A programação do Choro das Águas é gratuita e realizada na Praça do Daae - Fonte Luminosa, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.

SERVIÇO:
Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 - Vila Harmonia - próximo ao Gigantão)
Data: domingo (26 de abril)

Horários:
- A partir das 16h: Feira de Artesanato e Alimentos
- 17h30: Contação de histórias “O monstro das cores de Anna Llenas”, com Nerita Pio
- 18h: Música ao vivo com grupo instrumental Imã

Programação gratuita

Publicado em Araraquara

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.