fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 01 Abril 2024

SÃO PAULO/SP - O reajuste tarifário da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) foi aprovado, nesta terça-feira (2/4), pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A distribuidora que atende cerca de 4,94 milhões de unidades consumidoras em 234 municípios paulistas. As novas tarifas têm vigência a partir de 8 de abril de 2024. 

Veja na tabela abaixo os novos índices:

Empresa

Consumidores residenciais - B1

CPFL Paulista

1,79%

 

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão
em média

Alta tensão
em média

Efeito Médio
para o consumidor

1,77%

0,80%

1,46%

Os principais itens que impactaram o reajuste foram os custos com encargos setoriais e transmissão de energia. 

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública). 

Continua depois da publicidade

Revisão tarifária x Reajuste tarifário 

A Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão. O processo de RTP é mais complexo - nele são definidos: (i) o custo eficiente da distribuição (Parcela B); (ii) as metas de qualidade e de perdas de energia; e (iii) os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já o processo de RTA é mais simples e acontece sempre no ano em que não há RTP. Nesse processo, é atualizada a Parcela B pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - Um homem acabou morrendo na manhã desta terça-feira, 02, na Avenida José Antonio Migliato, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos.

Segundo informações, o sujeito estaria conduzindo um Fiat Siena Vermelho, quando, ao ver a viatura da Polícia Militar, tentou fugir em alta velocidade. Durante a perseguição, o sujeito teria apontado um revólver contra a viatura, onde teria ocorrido a ação da PM.

Continua depois da publicidade

A Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros e o SAMU estiveram pelo local, porém a vítima já estava sem vida.

Até o final desta matéria, a vítima ainda não havia sido identificada.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Neste ano, vereadoras e vereadores eleitos em 2020 poderão mudar de partido sem perder o mandato. Essa movimentação está prevista na Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A da Lei nº 9.096/1995) e é conhecida como janela partidária.

 

Quando ocorre a janela partidária?

Em 2024, a troca de legenda partidária poderá ocorrer de 7 de março a 5 de abril, prazo final para filiação, exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais deste ano. A janela partidária é aberta em qualquer ano eleitoral, seis meses antes da votação.

Continua depois da publicidade

Quem é contemplado por essa mudança?

Apenas candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais (deputada e deputado distrital, estadual e federal, vereadora ou vereador) e que estão no último ano do mandato podem trocar de partido sem perder o cargo. Em 2024, apenas os mandatos de vereador estão prestes a terminar e, por isso, a norma vale somente para esse cargo político.

Falando especificamente de São Carlos, tem muitos partidos ‘seduzindo’ políticos e lideranças que postulam o legislativo São-carlense.

Já trocaram de partidos o vereador Paraná Filho, eleito pelo PSL e hoje está no PSB. O presidente da Câmara, que foi expulso do PSDB e hoje está no PODEMOS. A professora Neusa, eleita pelo CIDADANIA, se filiou no MDB. Moisés Lazarine que estava no UNIÃO BRASIL, hoje foi para o PODEMOS.

Com certeza mais mudanças ocorrerão e você acompanhará tudo aqui na Rádio Sanca.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Na manhã de hoje, 02, um homem foi preso por estar sendo procurado pela Justiça, em São Carlos.

Segundo consta, os PMs realizavam patrulhamento na região da Vila Celina, quando na Avenida Professor Luís Augusto de Oliveira, avistaram o sujeito em atitude suspeita e a abordagem foi realizada.

Durante a revista corporal, nada de ilícito foi encontrado, mas ao puxar a “capivara” do averiguado, consta como procurado pela Justiça.

Diante de tal informação, os Militares conduziram o indivíduo à Central de Polícia Judiciária de São Carlos, onde foi registrada a ocorrência e o capturado foi recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos. O homem estava sendo procurado pela prática de furto.

 

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Estimular os estudantes do ensino fundamenta I e II, médio e técnico a trabalharem em equipe para construir robôs e programá-los. Esse é o principal objetivo da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e quem deseja participar da iniciativa pode se inscrever no curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Prática.

Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, com apoio da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a iniciativa está com inscrições abertas até dia 10 de abril. Para se inscrever em uma das 100 vagas disponíveis, é necessário preencher o formulário disponível no sistema Apolo da USP por meio deste link icmc.usp.br/e/02566. Depois, é preciso gerar o boleto pelo sistema e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 20. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Alunos provenientes de escolas públicas podem solicitar isenção da taxa de inscrição, desde que sejam um dos primeiros a se inscrever no curso e apresentem comprovação. Para solicitar a isenção, o interessado deve enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o comprovante de matrícula. A isenção será concedida para pelo menos 10% dos alunos matriculados.

As aulas do curso acontecerão presencialmente, aos sábados, de 13 de abril até 25 de maio, das 9 às 12 horas. Entre os tópicos que serão abordados estão a montagem de dois tipos de robôs (PETE Alpha e Arduino), que são os mais comumente usados nas competições da OBR, e noções de programação, em que serão apresentados os principais comandos para controle desses robôs. Além disso, os participantes vão treinar aplicações práticas, em que aprenderão a programar os robôs para seguir uma linha reta, realizar uma curva, desviar de um obstáculo e subir em uma rampa.

Na seleção dos participantes do curso, terão prioridade os alunos que estão cursando do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e que desejam participar da OBR. As vagas restantes serão preenchidas pelos demais interessados, respeitando a ordem de inscrição. Também serão aceitas inscrições de professores ou responsáveis coordenadores das equipes.

Coordenado pela professora Roseli Romero, o curso será ministrado pelo mestre em ciência da computação Raphael Montanari, do Centro de Robótica da USP, e pelo estudante de engenharia elétrica Guilherme Pereira Loredo, da EESC. 

Vale destacar que, desde 2019, a USP passou a oferecer vagas adicionais para ingresso em seus cursos de graduação a quem participa de olimpíadas acadêmicas internacionais e nacionais, tal como a OBR. A seleção é realizada por meio de um sistema de pontuação que tem como base, no caso de uma competição nacional, a medalha obtida pelo aluno. Para saber mais sobre essa forma de ingresso, acesse o site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

 

Mais informações:
Saiba mais sobre o curso: https://icmc.usp.br/e/52495
Inscrições: icmc.usp.br/e/02566
Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Um adolescente acabou detido pela Força Tática e Rocam na noite de ontem, 01, no bairro Santa Angelina, em São Carlos.

Os Militares estavam pela Avenida Gildeney Carreri, quando um indivíduo saía de uma residência e, ao ver os PMs, jogou uma sacola no chão e tentou retornar para dentro da casa, mas foi detido.

Na sacola atirada ao solo havia maconha, cocaína, haxixe e crack.

Diante dos fatos, o sujeito foi conduzido à Central de Polícia Judiciária de São Carlos, onde o delegado de Polícia registrou a ocorrência.

Publicado em Policial

Torneio regional chega a nona edição e tem confirmadas 13 equipes; porém número de participantes pode chegar a 14

 

SÃO CARLOS/SP - A cada ano que passa, um torneio que se consolida em São Carlos. Assim está sendo a Copa AVS/Smec que chega a nona edição. Organizada com seriedade e respeito aos participantes, a competição regional de vôlei feminino bateu recorde de participantes em 2024.

Após congresso técnico remoto realizado na noite de terça-feira, 25, 13 equipes confirmaram presença. Há ainda, a possibilidade do número de participantes aumentar, já que existe o interesse de uma 14ª confirmar presença nos próximos dias.

Segundo Zé Sérgio, um dos organizadores da competição, as solenidades de abertura, que deverá contar com a presença de todas as equipes, será realizado dia 14 de abril, possivelmente no ginásio municipal de esportes Milton Olaio Filho, a partir das 9h.

Após os atos solenes, um jogo de abertura deverá acontecer pela fase de classificação, valerá pontos.

A forma de disputa da Copa AVS/Smec será a mesma dos anos anteriores. Na primeira fase, as equipes jogarão entre si em turno único e os quatro primeiros colocados se classificam para as finais da Série Ouro. Do 5º ao 8º, a série prata e do 9º ao 12º, a série bronze,

“Estamos muito otimistas que seja um grande campeonato. Equipes mais experientes e com certeza melhor preparadas para a competição”, disse Zé Sérgio sobre a expectativa da Copa este ano.

Quem participa

A Copa AVS/Smec é regional. Além das equipes de São Carlos, terá duas de Américo Brasiliense (Golden Team e Scorpions) e uma de Ibaté.
Estão confirmadas: AVS/Smec, AVS/Smec sub18, Alpha, Caaso, São Carlos Country Club, Elite, Fênix, Golden Team de Américo Brasiliense, São Carlos Clube A, São Carlos Clube B, Scorpions de Américo Brasiliense, UFSCar e Ibaté. Iesc Voleibol Labaki ainda é dúvida.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A Secretária Municipal de Saúde (SMS), por meio dos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, informa que em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) o horário de atendimento será estendido até às 19h nesta terça e na quinta-feira.
O objetivo é aumentar o índice vacinal do município, já que 60% das cidades não alcançou a meta de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde. “O nosso foco são crianças e adolescentes que precisam regularizar a situação vacinal, além de adultos que trabalham e não conseguem encaixar seu horário com o horário de atendimento nas unidades. Quem faz parte dos grupos prioritários também já pode receber a dose da vacina contra a gripe e de outras vacinas que estejam em atraso”, alerta Denise Martins.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) também está convocando os pais de alunos que não apresentaram a carteira de vacinação dos filhos atualizadas. “Solicitamos a SME e as escolas estão cobrando para que os pais levem seus filhos para receber as doses que estão faltando”, finaliza a diretora de Vigilância em Saúde.
Normalmente sem o horário estendido as unidades de saúde atendem aos usuários SUS de segunda da sexta-feira das 7h30 às 16h30. Portanto, excepcionalmente nos dias 02 e 04 de abril as unidades de saúde estarão funcionando das 7h30 às 19h (horário estendido) para vacinação.
A Saúde informa, ainda, que são necessários a apresentação dos seguintes documentos: documento pessoal da criança ou adolescente; carteira de vacinação atualizada (entregue aos pais ou responsáveis).

INFLUENZA – A vacinação contra a influenza (gripe) começou no último dia 25 de março para os grupos prioritários, ou seja, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Em 2022, o município de São Carlos atingiu 67,3% de cobertura vacinal dos grupos prioritários. Já em 2023 o índice ficou em 58% e a média nacional em 60%.  Esse ano 3.662 doses já foram aplicadas desde o início da campanha em 25 de março. A população alvo é de 101.212 pessoas. A meta é vacinar 90% da população alvo.
É importante destacar que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta compareceu à cerimônia de descerramento da placa que foi realizada na semana passada em conjunto com a Prefeitura Municipal de São Carlos para oficializar a denominação do estacionamento e enfatizar a justiça e o merecimento da homenagem. Além do parlamentar Bruno Zancheta que é autor da Lei Municipal nº 20.860/2022 que deu o nome de João Sonchini ao estacionamento da praça do estádio municipal ‘Professor Luiz Augusto de Oliveira’ (Luisão), participaram também e o vice-prefeito e secretário de esportes, Edson Ferraz.

“A iniciativa representou um gesto simples, mas com um grande significado, pois ‘Seo João’ fica na história da cidade como uma pessoa identificada com o estádio e figura muito especial para todos que ali compareceram durante décadas” afirmou o vereador. 

João Sonchini ou ‘Seo João do Amendoim’, como ficou popularmente conhecido, chegou a São Carlos na década de 1960 para trabalhar na construção das arquibancadas do próprio Estádio Luisão. Desde então, fixou moradia na cidade e tornou-se figura constante nas praças esportivas são-carlenses, onde vendia amendoins torrados em cones. Conquistou o respeito e a admiração dos esportistas e torcedores e muitos amigos, vindo a falecer em 2022 aos 97 anos. Era casado com Luzia Sonchini com quem teve quatro filhos, 15 netos, 15 bisnetos e 10 tataranetos.

Em cerca de 60 anos de atividade em São Carlos, Seo João foi testemunha da história do esporte no município diretamente das arquibancadas, vivendo momentos marcantes como os jogos da primeira divisão do Campeonato Paulista de profissionais no início dos anos 1990 no Estádio Luisão e inúmeras partidas amadoras em praças esportivas como o Estádio Municipal Luiz Estevan de Siqueira ‘Zuzão’ e o campo da Vila Izabel.

“Falar do Estádio do Luisão e não falar do Seo João não combina; não tem como falar de um e não falar de outro, pois ele construiu uma história no local, sendo que a venda do amendoim era apenas um detalhe, afinal, o mais importante era o carinho e o cuidado que ele tinha com as pessoas. Agradeço a família por ter emprestado seu nome para um momento tão especial”, declarou o vereador.

Publicado em Política

Projeto com a Asta envolve tratamento do solo e readequação do processo atual de produção e destinação de resíduos

 

SÃO CARLOS/SP - No último dia 26 de março, a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou visita técnica à empresa Asta, na fábrica localizada na cidade de Cerquilho (SP). A empresa produz fios e cabos destinados a enrolamentos de motores, transformadores e geradores e sua qualidade é reconhecida nacional e internacionalmente. A equipe da Embrapii-UFSCar-Materiais visitou as instalações da fábrica e agora vai propor projeto que envolve a adequação da destinação dos resíduos da produção, tratamento e descontaminação do solo.
A unidade da Asta em Cerquilho possui três estágios: trefilação (tração das peça e estiramento do material); esmaltagem (isolamento térmico e elétrico dos fios) horizontal e vertical; e laminação (operação para enrolar o fio e passar uma camada de papel). O problema apresentado ela empresa foi a constatação de um rompimento que gerou a contaminação do solo por óleo, entre as trefilações 2 e 3. A partir do ocorrido, o objetivo da parceria entre a Asta e a Embrapii-UFSCar é promover o destino correto do solo contaminado, buscando viabilidade técnica e econômica. Paralelo a isso, a empresa já procura formas de tratar o solo sem a necessidade de removê-lo.
Atualmente, a Asta tem um plano de tratamento que consiste na desativação temporária de algumas máquinas da fábrica, para tratamento do solo contaminado, reposição de solo novo. De acordo com a Asta, "além dos custos desse processo, a desativação temporária das máquinas é uma preocupação da diretoria de operações da empresa". É nesse cenário que o projeto da Embrapii-UFSCar será elaborado de forma a elaborar uma proposta que garanta a qualidade já consolidada da empresa, estabelecendo operações que assegurem a não contaminação do solo e o descarte correto dos resíduos gerados na produção.  
A equipe Embrapii-UFSCar foi  representada pelos professores Ernesto Pereira e Pedro Fadini, que foram recepcionados pelos profissionais da Asta Nilton Menezes, gerente de ESG (Ambiental, Social e Governança); Luciane Stopa, técnica de Segurança do Trabalho; Marcos Vinícius da Silva, biólogo; e Fernanda Barros, geóloga responsável pelo projeto de descontaminação.

Embrapii
Criada em 2020, a Unidade Embrapii UFSCar-Materiais é vinculada ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) do Campus São Carlos da Instituição. Dentre seus objetivos permanentes, estão a realização de pesquisa, inovação e desenvolvimento na área de Materiais; busca de novos parceiros e empresas para o desenvolvimento de projetos; e a formação de mão de obra qualificada, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação. A Unidade foi criada no âmbito de um expressivo histórico de pesquisa, inovação e desenvolvimento na área de materiais, executados por diferentes departamentos ligados ao CCET, muitos deles em parceria com empresas de diferentes ramos.
Atualmente, a Embrapii UFSCar já contabiliza mais de 15 projetos, em andamento e já finalizados, e conta com 150 integrantes, entre servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduandos. Todas as informações sobre a Unidade podem ser acessadas em www.embrapii.ufscar.br ou no Instagram (@ embrapii_ufscar_materiais).

Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.