fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 10 Fevereiro 2022

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registra mais dois óbitos por COVID-19 nesta sexta-feira (11/02), totalizando 571 mortes pela a doença no município. 

O óbito foi de um homem de 86 anos, internado em hospital público desde 30/01/22 com comorbidades. O paciente já havia recebido as três doses da vacina contra a COVID-19. Também morreu um homem de 80 anos, internado na rede particular com comorbidades. O paciente já havia recebido duas doses da vacina contra a COVID-19.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, informa que neste sábado (12/02) vai ter plantão de vacinação contra a COVID-19 para adultos e crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades. No domingo (13/02) o plantão será realizado somente para adultos.

CRIANÇAS – O plantão das crianças será realizado no sábado (12/02) das 8h às 13h nas seguintes unidades: UBS do Cidade Aracy, UBS da Vila São José, UBS do Santa Felícia e na Fundação Pró-Memória.

Os pais ou responsáveis devem levar documentos da criança, podendo ser o CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) para poder registrar a vacinação no sistema e RG ou Certidão de Nascimento. 

No caso de crianças com comorbidades os pais ou responsáveis devem apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

A Secretaria de Saúde recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - O vereador Paraná Filho defendeu a realização em curto prazo de uma operação do Procon, órgão de defesa do consumidor,  para fiscalizar  o elevado preço dos combustíveis em São Carlos em relação aos praticados em municípios da região.Paraná afirmou que os preços da gasolina e do etanol em postos locais superam em cerca de 6%os valores praticados em Araraquara, Leme, Limeira, Matão, Rio Claro e São João da Boa Vista.

 Ao final de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal na última quinta-feira, com participação online da diretora do Procon de São Carlos, Juliana Cortes, o parlamentar informou que para deflagrar a fiscalização será buscado apoio do diretor-executivo da Fundação Procon de São Paulo, Fernando Capez, do Cade (Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor, autarquia do Ministério da Justiça) e da Agência Nacional de Petróleo.

A audiência pública contou também com participação do representante da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-São Carlos, Marcelo Renato Danin, do advogado especialista em Direito do Consumidor, Joner Nery e dos vereadores Professora Neusa, Robertinho Mori, Ubirajara Teixeira (Bira) e Lucão Fernandes. O vereador Paraná – que integra a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal – disse que também será feito um encaminhamento ao Ministério Público do Estado de São Paulo para que também atue com relação ao caso.

Publicado em Política
Sexta, 11 Fevereiro 2022 11:38

Bandidos assaltam casa no Santa Felícia

SÃO CARLOS/SP - Dois bandidos assaltaram uma casa localizada na Rua Cid Silva César, no Santa Felícia, na noite da última 4ª feira (09), e deixaram duas mulheres apavoradas.

Segundo consta, a mãe de 87 anos e sua filha de 62 anos, estavam na residência, quando o cachorro começou a latir sem parar. A filha foi ver o que estava acontecendo, quando foi rendida por dois bandidos armados.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB) agradeceu ao secretário estadual de Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, pela disponibilização para São Carlos dos 13.840 novos kits de testes da Covid-19, enviados ao município através do Departamento Regional de Saúde (DRS III) e pela atenção que tem dado a São Carlos na área de Saúde, em especial na infraestrutura para o tratamento e recuperação de pacientes vítimas da Covid-19.

A chegada dos novos kits de testes da Covid-19 é um dos desdobramentos da reunião coordenada por Roselei Françoso com o secretário estadual de Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, na semana passada, em São Paulo. Também participaram da reunião o vice-prefeito Edson Ferraz, os secretários municipais, Luiz Antonio Panone (Planejamento), Marcos Palermo (Saúde), o vice-diretor da Santa Casa, Roberto Muniz Junior, e o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, que agendou o encontro por solicitação do Roselei.

Roselei Françoso destacou ainda, que a chegada dos novos kits de testes possibilita o aumento da testagem contra a Covid-19 em São Carlos, uma importante conquista para o município, em um momento de escassez de testes em todo o país. “Classificam a chegada dos testes como um milagre, mas não existe milagre, o que existe é trabalho árduo em prol da cidade, com união política e em benefício da população que precisa ter um diagnóstico rápido de saúde, seguir as orientações médicas e se recuperar o mais rápido possível”, frisou Roselei Françoso.

Depois de receber os novos testes antígenos para fazer o diagnóstico da Covid-19 o Departamento de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de São Carlos, informou que o município disponibiliza agora 21.130 kits para testagem, portanto já retomou o Plano de Contingência “A”, que estabelece testar pacientes, comunicantes e profissionais de saúde com quadro de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Agora com o recebimento de mais testes a expectativa é a de que o município volte a testar de 700 a 1.000 pessoas por dia. Em São Carlos os testes são realizados no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho com atendimento 24 horas.

Publicado em Política

Mulheres de 50 a 69 anos podem fazer o exame sem necessidade de pedido médico; serviço estadual estará na cidade até 26 de fevereiro

 

SÃO CARLOS/SP - A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais, estará em São Carlos entre os dias 15 e 26 de fevereiro, realizando mamografias gratuitas para mulheres acima de 35 anos.  Para realizar o exame, mulheres de 35 a 49 e acima de 70 anos precisam levar pedido médico, RG e cartão SUS, mulheres de 50 a 69 anos somente RG e cartão SUS. 

Instalada na Praça Maria Apparecida Resitano, a carreta funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), a partir da distribuição de senhas no período da manhã. Ao total, serão realizados 50 exames diariamente e, aos sábados, 25.

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 2 dias após a realização do exame.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e agente administrativo. E para contribuir com a agilidade do diagnóstico, o veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.

Protocolos de segurança - Após itinerários preventivamente suspensos no início da pandemia, o programa “Mulheres de Peito” retorna seguindo protocolos rígidos de combate à COVID-19, sempre exigindo o uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos – medidas válidas tanto para a equipe, quanto às pacientes.
O projeto existe desde 2014 e as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias e mais de 2 mil mulheres encaminhadas para exames complementares e/ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas.

SÃO PAULO/SP - As comemorações dos 21 anos do Bella da Semana, maior revista eletrônica do Brasil, seguem com muitas novidades para os fãs. Prepare-se para receber Beatriz Pessoa, uma loiraça que arrancou suspiros durante a transmissão do ensaio ao vivo. Dona de um corpo escultural, conquistado com muito treino e alimentação regrada, a estudante de biomedicina confessou que tem o sonho de transar com vista para a Torre Eiffel. As fotos do ensaio inédito já estão no ar no site www.belladasemana.com.br

Publicado em Entretenimento

SÃO CARLOS/SP - O Vereador Paraná Filho, que não tem medo de colocar o dedo na ferida, realizou na tarde de ontem 10/02, mais uma audiência pública, desta vez para tratar dos elevados preços dos combustíveis na cidade em relação as cidades vizinhas e com porte menor.

Podemos destacar que a audiência foi muito bem conduzida,  contando ainda com  a presença do Dr. Marcelo Damim, Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB São Carlos, do Dr. Joner José Nery, advogado especialista e reconhecido pela Defesa do Consumidor, além dos vereadores, Ubirajara Teixeira, Profª Neusa Golineli, Robertinho Mori,  Djalma Nery e claro, com a Diretora do PROCON São Carlos Juliana Cortes.

A audiência esclareceu muitos pontos e também deixou muito transparente a vulnerabilidade do PROCON São Carlos, que hoje conta com apenas dois fiscais concursados, o que para uma cidade do tamanho de São Carlos é muito pouco. Juliana Cortes expôs também a dificuldade em se ter fiscais, visto que em 2017 uma portaria estadual exige que o fiscal possua curso superior e na prefeitura de São Carlos um auxiliar administrativo não precisa desse nível de escolaridade ao prestar esse concurso.

A Diretora ainda destacou,  que o departamento tem grandes dificuldades com a Fundação PROCON, uma vez que foi relatado que o órgão estadual não responde aos questionamentos feitos pelo órgão municipal.

O Vereador Ubirajara questionou a diretora sobre a margem de lucros de postos de combustíveis, visto que isso faz com que o combustível tenha um valor elevado na cidade.  Em resposta Juliana explicou que não existe uma legislação específica e nem orientação da Fundação PROCON do Estado de São Paulo em relação a um tabelamento da margem de lucros dos donos de postos  e que isso dificulta ao lavrar uma multa por preço abusivo.

Já a vereadora Profª Neusa Golineli voltou a questionar que as pessoas que precisam do PROCON para denuncias ou até mesmo para resolver um problema e não conseguem atendimento, uma vez que todos os horários para agendamentos online já estão preenchidos, tornando o acesso do munícipe ao departamento  praticamente impossível e que isso precisa melhorar. Em resposta Juliana Cortes disse que além do agendamento online existe o whatasapp do PROCON, 3419-4510, para agendamento.

Publicado em Comércio

SÃO PAULO/SP - Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) apontam caminhos que podem levar ao desenvolvimento de um anticoncepcional masculino. O estudo, publicado na revista Molecular Human Reproduction, mostra que a partir da proteína Eppin, que regula a capacidade de movimentação do espermatozoide é possível desenvolver medicamentos que controlem a fertilidade dos homens.

Segundo o professor do departamento de Biofísica e Farmacologia da Unesp, Erick José Ramo da Silva, a partir de experimentos feitos em camundongos foi possível identificar dois pontos da proteína que regulam a movimentação dos espermatozoides. “Ela tem um papel muito importante no controle da motilidade temática por interagir com outras proteínas que agora estão no sêmen. E essas proteínas, ao interagirem com a Eppin, promovem o ajuste fino da motilidade, o controle da motilidade”, explica o pesquisador que faz estudos na área há 20 anos.

Segundo Silva, foram usados anticorpos para descobrir quais são os pontos da Eppin, que tem função semelhante nos camundongos e nos seres humanos, responsáveis por regular a movimentação célula reprodutiva masculina. Após a ejaculação, o espermatozoide precisa nadar para chegar ao óvulo e fazer a fecundação.

Porém, antes da ejaculação, os espermatozoides não se movimentam. O estudo trabalhou em identificar justamente qual é a interação que faz com que as células fiquem paradas antes do momento certo. “Quem impulsiona o espermatozoide para dentro é o próprio processo de ejaculação. Somente depois de alguns minutos da ejaculação é que o espermatozoide vai adquirir a motilidade progressiva para seguir a jornada dele”, detalha o professor.

Publicado em Ciência & Saúde

SÃO CARLOS/SP - Toda semana tem notícia de apreensão de entorpecentes na Rua José Quatrochi, no bairro São Carlos 5, e desta vez foi a equipe Canil da Guarda Municipal que localizou as drogas.

O trabalho de patrulhamento era realizado, quando um indivíduo estava em atitude suspeita próximo ao CRAS Santa Felícia, e a abordagem foi realizada. Em revista pessoal nada de ilícito foi encontrado, porém como local já é conhecido, os GMs acionaram o apoio da cachorra K9 Índia. Com faro apurado, foi encontrado 07 invólucros de maconha, 41 eppendorfs de cocaína e uma maquininha de cartão de crédito e débito.

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.