fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 02 Setembro 2021

O agendamento já é válido para o plantão deste sábado

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, informa que já está disponível no o agendamento eletrônico para a vacinação contra a COVID-19. O sistema entrou no ar na tarde desta sexta-feira (03/09) pelo site http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/fila. Inicialmente é necessário fazer um cadastro, registrar uma senha, para depois acessar as opções de data, horário e locais para receber a imunização. Uma mensagem será enviada para o e-mail do usuário confirmando o agendamento. Se a pessoa não tiver o cartão SUS, pode fazer agendamento assim mesmo. 

A Secretaria de Saúde vai realizar plantões de vacinação neste sábado (04/09), na segunda-feira (06/09), decretado ponto facultativo no município e na terça-feira (07/09), feriado de 7 de setembro. O agendamento já está válido para essas datas.

Para os próximos três dias podem fazer o agendamento jovens com 13 anos ou mais e as pessoas que precisam tomar a segunda dose da ASTRAZENECA, CORONAVAC e PFIZER.
As pessoas poderão agendar a vacinação nas seguintes unidades fixas: saúde (UBS's) do Azulville, Santa Felícia, Cidade Aracy, Redenção, São José, na Unidade de Saúde da Família (USF) Arnon de Melo/Angelina e nos postos volantes da FESC, na Vila Nery e do Shopping Iguatemi. O horário de vacinação será das 8h às 14h. Estão disponíveis 400 vagas por local por dia de plantão. Durante o agendamento o sistema repassa todas as informações de cada unidade. Os postos volantes da FESC e do Shopping Iguatemi, por exemplo, somente estarão aplicando as vacinas ASTRAZENECA e CORONAVAC. 

Nenhuma vacina será antecipada, o Departamento de Vigilância em Saúde vai seguir a data que consta na carteira de vacinação para aplicação da segunda dose.

“Estamos iniciando o sistema de agendamento online e, se necessário, novos ajustes serão realizados. Alertamos que para a primeira dose é necessário fazer o cadastro no Vacinaja.  Todos os documentos continuam sendo exigidos. Pedimos para que a população colabore e utilize o sistema para podermos reduzir o tempo de espera e evitar longas filas”, disse Denise Braga, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial lembrando que após o feriado o sistema vai disponibilizar todas as demais unidades já utilizadas para vacinação.

DISTRITOS – Neste sábado (04/09) também será realizado plantão de vacinação contra a COVID-19 nas unidades fixas de saúde dos distritos de Água Vermelha e de Santa Eudóxia, das 9h às 13h. Serão distribuídas 160 senhas por unidade para primeira e segunda dose. Para os distritos não é possível, por enquanto, fazer o agendamento.

CADASTRO - Para fazer o cadastro basta acessar o www.vacinaja.sp.gov.br e preencher os dados. O comprovante de endereço é obrigatório. 
Os menores de idade desacompanhados devem apresentar o termo de assentimento preenchido e assinado juntamente com um documento pessoal do responsável legal que assinou o Termo. Adolescentes acompanhados pelo responsável devem portar o termo preenchido e documentos pessoais de ambos com foto e CPF. O termo de assentimento está disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/TermoAssentimento-12a17anos.pdf.

Quem for receber a segunda dose basta levar documentos pessoais com foto, CPF e a carteirinha de vacinação.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta sexta-feira (03/09) os números da COVID-19 no município. São Carlos contabiliza neste momento 27.534 casos positivos para COVID-19 (43 resultados positivos foram divulgados hoje), com 519 óbitos confirmados e 132 descartados.

Dos 27.534 casos positivos, 25.258 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 51 óbitos sem internação, 2.225 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 1.699 receberam alta hospitalar e 468 positivos internados foram a óbito. 26.882 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 47.555 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (15 resultados negativos foram liberados hoje). 

Estão internadas neste momento 33 pessoas, 3 adultos estão neste momento em enfermaria. 4 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI - Santa Casa), 3 pacientes estão em Unidade de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 18 pessoas, sendo 14 em leitos de UTI/SUS e 4 em leitos de UTI da rede particular. 5 crianças estão em enfermaria SUS neste momento.

Nenhuma criança ocupa vaga de UTI/SUS. Cinco pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 31,82% (14 adultos estão internados). 

O município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria. 

CENTRO DE TRIAGEM – Nenhum paciente está sendo atendido neste momento em leito de estabilização do Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho. 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 85.520 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 84.542 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 978 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal sendo que 59.149 pessoas já realizaram a coleta de exames, 41.561 tiveram resultado negativo para COVID-19, 17.441 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 147 pessoas aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

Artigos alimentícios, de decoração e acessórios de vários países estarão à venda no local

 

São Carlos/SP – Fomentar a cultura do Brasil e de tantos outros países é a proposta da feira de artesanato Artitudo. Presente no Iguatemi São Carlos a partir desta sexta-feira (03), ela reúne itens que representam as peculiaridades e artes típicas de vários pontos do mundo. Os produtos brasileiros incluem os tradicionais vinhos, queijos e embutidos do Rio Grande do Sul, além da famosa cachaça mineira, óleos essenciais, cremes naturais, difusores e incensos.

Da Índia, itens exóticos, decorativos e místicos, como deuses, pedras, lenços e objetos, apresentam a cultura Indú. Pulseiras em couro e roupas de inverno naturais da Bolívia também são encontradas na feira, além dos acessórios e semijoias da Grécia, quadros urbanos de Amsterdã e aromas da França. Uma ampla variedade capaz de fazer os visitantes viajarem sem sair do lugar.

E para os interessados em adquirir os produtos, eles estarão à venda. A Artitudo estará aberta para visitação durante todo horário de funcionamento do shopping.

Mais opções de lazer e cultura

Além da feira de artesanato, os visitantes do Iguatemi São Carlos podem conferir ao longo de setembro a feira de livros Letrinha. Com literatura infantil e infanto-juvenil a preços acessíveis, o espaço disponibiliza ao público centenas de títulos, dos mais variados gêneros literários.  

Por falar em histórias, muitas delas são contadas nas telas do Cine Araújo. Seguindo todos os protocolos de segurança, as salas apresentam, em setembro, longas-metragens como Patrulha Canina – o filme, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e After – depois do desencontro. A programação completa pode ser conferida no site www.ingresso.com, com opções para toda a família.

Ainda tem mais diversão garantida no shopping. A garotada pode aproveitar os carrinhos elétricos da Stop&Go, que fica aberta inclusive no período noturno. Já na Parks&Games, os destaques vão para os bônus nas recargas acima de valores estipulados, a promoção para aniversariantes do mês e o Holy Game, realizado às terças-feiras e que consiste em duas horas de diversão por apenas R$50.

E depois de um dia longo de trabalho, e estudo para os mais novos, também dá para aproveitar a ida ao shopping e garantir um jantar especial, marcando bons momentos. O Festival de Risotto do Spoleto, por exemplo, oferece o melhor da culinária italiana. No cardápio, opções como o risotto de camarão Al Mare, que possui em sua formulação 60g de camarões speciali, ou o risotto com tiras de mignon e cogumelos frescos, servido com molho de queijos com leve toque de azeite trufado, fazem sucesso entre os clientes.

Já para os fãs do Mousse Cake, a casa traz a linha Executivos Premium com novos pratos. Um exemplo é a combinação de bife de picanha, purê de mandioquinha e anéis de cebola. Entre tantas alternativas de alimentação no centro de compras, há ainda o buffet do Jin Jin, sempre repleto de opções saborosas, além das porções e dos pratos novos do restaurante: o Bowl Crisp Chicken e o Bowl Macarrão Crisp Chicken.

O Iguatemi São Carlos funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, como o próximo dia 7 de setembro, das 12h às 20h. Restaurantes e praça de alimentação operam todos os dias, das 11h às 22h. O centro de compras adota todas as medidas recomendadas pelos órgãos competentes, como o uso obrigatório de máscaras. Para mais informações sobre as operações e a programação do cinema, acesse o site: www.iguatemisaocarlos.com.br.

Serviço

Shopping Iguatemi São Carlos

Endereço: Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Informações: www.iguatemisaocarlos.com.br

Publicado em Comércio

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação (SME) esclarece que foi confirmado um caso positivo de COVID-19 em uma estudante da rede municipal de ensino. A aluna está matriculada na EMEB “Maria Ermantina Carvalho Tarpani” no 5º ano do Ensino Fundamental.

A aluna retornou às aulas presenciais no dia 31 de agosto, porém somente nesta quinta-feira (02/09) a mãe da estudante, assintomática para a doença, informou a escola que a filha tinha testado positivo para o novo coronavírus.

Após o relato da família a escola, o diretor da unidade registrou o caso na Vigilância Sanitária (VISAM), como estabelece os protocolos acordados pela SME, e um fiscal foi até escola e todas as providências imediatamente foram tomadas como a comunicação e orientação aos contactantes, principalmente à professora da turma e aos familiares dos colegas de turma que foram dispensados e passando a acompanhar as aulas de forma remota, sem prejuízos do conteúdo. Também foi realizada a desinfeção em todos os ambientes da unidade escolar. 

A SME ressalta que todos os protocolos sanitários estão sendo rigorosamente seguidos como uso de máscara, uso de álcool gel 70% para higienização das mãos, distanciamento social e todos os demais procedimentos determinados pela área da saúde.

O Departamento de Vigilância em Saúde bem como a direção da escola está acompanhando o caso.
Importante é que os pais e responsáveis fiquem atentos e comuniquem a escola o mais rápido possível os casos de Covid-19. Também o estudante não deve ir no presencial na Unidade Escolar tendo qualquer suspeita, e sim, deve continuar no ensino remoto.

Publicado em Coronavírus

Formação da UFSCar tem encontros virtuais, é gratuita e aberta ao público

 

SÃO CARLOS/SP - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o curso "Histórias em quadrinhos: panorama", que tem como objetivo apresentar um panorama histórico e teórico sobre os quadrinhos. A iniciativa visa oferecer subsídios para que estudantes e profissionais possam compreender os debates em torno das HQs. Para isso, será abordado o potencial dos quadrinhos para a discussão de momentos históricos, movimentos sociais, linguagem, mídia e arte.

O curso é destinado a alunos de graduação e pós-graduação, docentes, técnico-administrativos e público externo. Com carga horária de 40 horas, a formação conta com atividades assíncronas (pelo Google Classroom) e síncronas (via Google Meet, às sexta-feiras, nos dias 17 e 24/9 e 1º e 8/10, das 10 às 12 horas).  

São ofertadas 35 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições podem ser feitas até 8 de setembro, através do link https://bit.ly/3mNxp37. A confirmação de aceite será feita no dia 13/9. O curso é coordenado pela professora Rosa Yokota, do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, e será ministrado pelo professor Edmar Neves da Silva, graduado em Letras pela UFSCar e mestrando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para quem podem ser solicitadas mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado em Educação

JAPÃO - A paraibana Silvana Fernandes faturou, nesta sexta-feira (3), medalha de bronze na categoria até 58Kg, da classe K44 no parataekwondo, modalidade estreante no Jogos de Tóquio (Japão). A conquista da brasileira veio após vitória contra a turca Gamze Gurdal por 26 a 9, no no Centro de Convenções Makuhari, na cidade de Chiba.  A classe K44 agrega atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores. A última brasileira a estrear na modalidade será Débora Bezerra de Menezes, à 1h30 (horário de Brasília) deste sábado (4).

O parataekwondo brasileiro já havia garantido ontem (2) um ouro com o paulista Nathan Torquato, da categoria até 61kg (classe K44),

Por ser a quinta atleta mais bem ranqueada da competição, Silvana iniciou a trajetória na Tóquio 2020 nas quartas de finais. A adversária foi a norte-americana Brianna Salinaro, que foi derrotada por 15 a 2. Em seguida, a atleta de 22 anos perdeu para a dinamarquesa Lisa Gjessing por 8 a 6. Consequentemente, em seguida, foi para a disputa do bronze.

Natural de São Bento (PB), a atleta tem má formação congênita no braço direito e iniciou no esporte paralímpico aos 15 anos, no atletismo. Entretanto, em 2018, ela conheceu o parataekwondo pela internet e começou a praticá-lo. No ano seguinte, a paraibana foi convocada pela seleção brasileira pela primeira vez.

 

 

Por Rafael Monteiro - Repórter da Rádio Nacional

*AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Esportes

JAPÃO - O brasiliense Wendell Berlarmino, de 23 anos, voltou a brilhar no Centro Aquático de Tóquio na manhã desta sexta-feira (3) na Paralimpíada com uma arrancada surpreendente na reta final dos 100 metros borboleta classe S11 (deficiência visual) que lhe garantiu a medalha de bronze, a única que faltava na sua coleção na Tóquio 2020, com o tempo de 1min05s20. O ouro e a prata ficaram, respectivamente, com os japoneses Keiichi Kimura (1min02s57) e Uchu Tomita (1min03s59).

Mesmo especialista em outro estilo - Wendell é velocista no nado livre - o brasiliense competiu no borboleta. Ele ocupava a sétima colocação na virada para os 50 metros, quando foi recuperando posições, até que na metade final da prova disparou do quinto lugar até ultrapassar o holandês Rogier Dorsman, que mantivera a terceira posição por quase toda a prova. Com o bronze de Wendell, o Brasil soma 23 medalhas na modalidade.

Estreante em Paralimpíadas, Wendel faturou um ouro (50m nado livre classe S11) e prata (revezamento 4 x 100m classe 49). Wendell nasceu com glaucoma congênito e chegou a passar por várias cirurgias de transplante de córnea, que não evitaram a perda gradativa da visão.

 

 

*Por Agência Brasil

Publicado em Esportes

TÓQUIO - A seleção brasileira masculina de goalball conquistou, nesta sexta-feira (3), medalha de ouro inédita na Paralimpíada de Tóquio (Japão). Os brasileiros, bicampeões mundiais (2014 e 2018), golearam a China por 7 a 2 no Centro de Convenções Makuhari Messe, na cidade de Chiba. Na coleção de medalhas do Brasil, só faltava o ouro paralímpico. O país foi prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016.

No primeiro tempo, o Brasil conseguiu abrir dois gols de vantagem, o que foi importante para controlar a partida. Além disso, mostrou solidez na defesa. As bolas na rede aconteceram na segunda metade da primeira etapa, com Romário e Parazinho.

Na segunda etapa, os brasileiros conseguiram fazer o que queriam no início, o terceiro gol do confronto, com Leomon Moreno. Em seguida, a China diminuiu o marcador para 3 a 1, em cobrança de penalidade. Daí para frente os gols continuaram acontecendo, com os chineses marcando mais um e os brasileiros aumentando o marcador em finalizações de Leomon, duas vezes, e de Parazinho, que também fez mais dois. Final de jogo: Brasil 7, China 2.

 

Campanha

Na fase de grupos, a seleção brasileira obteve três vitórias e uma derrota. Além da goleada sobre a Lituânia na estreia (11 a 2), os brasileiros venceram a Argélia por 10 a 4 e o anfitrião Japão por 8 a 3. Já o revés aconteceu no duelo com os Estados Unidos, medalhista de prata na Rio 2016, por 8 a 6.

Nas quartas de final, os atuais bicampeões mundiais derrotaram a Turquia por 9 a 4, demonstrando força na competição. Já na semifinal os brasileiros encararam a Lituânia mais uma vez, e levaram a melhor: 9 a 5.

 

 

Por Rafael Monteiro - Repórter da Rádio Nacional

*AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - Na noite de ontem, 02, uma adutora se rompeu na Passeio das Palmeiras, na região do shopping Iguatemi, causando transtornos aos motoristas que passavam pela região.

O SAAE esteve no local para solucionar o problema e ficaram até altas horas resolvendo, porém na manhã de hoje, 03, a adutora se rompeu novamente e a equipe do SAAE está no local para manutenção. 

Os agentes de trânsito também estão no local e realizam o trabalho de desvio do transito até o problema ser solucionado, portanto muita atenção motorista.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) autorizaram a abertura opcional do comércio de produtos não essenciais das cidades de São Carlos e Ibaté, SP, no feriado da próxima terça-feira, dia 7 de setembro, Independência do Brasil, das 9h às 16h.

Os sindicatos alertam que para São Carlos ainda deve ser respeitado o limite de 80% da capacidade de cada estabelecimento e que sempre devem ser mantidos todos os protocolos e cuidados sanitários necessários para o controle da disseminação do Coronavírus.

Publicado em Comércio

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.