fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Terça, 19 Fevereiro 2019

SÃO CARLOS/SP - Em mais uma reunião da agenda positiva, o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes (MDB), recebeu na manhã desta quarta-feira (20) o secretário municipal de Serviços Públicos, Mariel Olmo, acompanhado do diretor de Manutenção Viária, Everaldo Cruz, para tratar de questões relativas à pasta.

Além de Lucão, ainda estiveram presentes os vereadores João Muller (MDB), Ubirajara Teixeira – Bira (DEM), Cidinha do Oncológico (SD), Elton Carvalho (PSB), Sérgio Rocha (PTB), Leandro Guerreiro (PSB) e assessores parlamentares.

AGENDA POSITIVA – Desde o início de sua gestão como presidente da Câmara para o biênio 2019-2020, Lucão Fernandes vem realizando uma série de conversas com secretários municipais e responsáveis por instituições da Administração Indireta. “A gente percebe que o Poder Executivo tem uma estrutura reduzida e precisa de ajuda, então a Câmara quer, por meio dessa agenda positiva, colaborar para que a Prefeitura encontre soluções para os transtornos que a população são-carlense vem sofrendo”, explicou.

Mariel agradeceu à Presidência da Câmara e aos vereadores, ressaltando a importância do estreitamento entre Poder Executivo e Legislativo para que a voz da população seja ouvida e que os munícipes tenham suas necessidades atendidas da melhor forma.

CEMITÉRIOS – A situação dos cemitérios da cidade e os diversos problemas enfrentados pelas famílias que precisam utilizar o serviço oferecido foi uma das questões trazidas pelos vereadores. Como solução, Mariel afirmou que a Prefeitura está fazendo um estudo da viabilidade para a concessão do cemitério. Ele explicou que hoje apenas o serviço de limpeza é feito por uma empresa terceirizada, mas que na concessão outros serviços de manutenção estariam envolvidos.

“Como sabemos, hoje existe uma grande dificuldade da manutenção dos cemitérios pelo poder público, tanto da segurança, quanto da mão de obra. Com a concessão, seria possível oferecer mais segurança e mais qualidade para toda a população”, argumentou o secretário.

TAPA BURACOS - Outro ponto discutido foi a questão do tapa buracos. Os vereadores destacaram a necessidade da ampliação do serviço e de torná-lo mais eficiente. De acordo com Mariel, a Prefeitura possui contratos vigentes para a área, mas o setor de licitação já trabalha na contratação de uma nova empresa para aumentar a oferta do serviço. Ele também destacou a necessidade do recapeamento em diversos pontos em que apenas o tapa buracos já não resolve e citou o esforço do prefeito e de outros setores do Executivo na captação de recursos para tanto.

ECOPONTOS – Os vereadores questionaram ainda sobre os ecopontos da cidade, que há tempos causam transtornos e oferecem riscos à população, com a falta de ordenação e limpeza. O secretário também indicou a terceirização para melhoria do serviço e afirmou que a Divisão de Licitação já trabalha em um edital. Com essa medida, relatou Mariel, será feita também a triagem dos resíduos, haverá controlador de acesso e limpeza contínua dos locais.

O presidente também solicitou ao secretário o envio regular do cronograma de limpeza pública, para que os vereadores possam acompanhar, fiscalizar e comunicar a população.

Lucão Fernandes informou que os encontros da agenda positiva continuarão e que o próximo secretário a comparecer na Câmara é Samir Gardini, responsável pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Publicado em Arquivados

SÃO CARLOS/SP - A Comunidade de Santo Expedito vinculada a Paróquia Santa Rita em São Carlos promoverá, o 7º Retiro de Carnaval que propõe três dias de manifestação de fé. O retiro vai acorrer entre os dias 01 e 03 de março, no Centro de Evangelização da Santo Expedito e o tema deste ano é “Serás liberto pelo direito e pela justiça”, os participantes irão contar com momentos de louvor, adoração e pregação.

Para este retiro são esperados mais de 100 pessoas, as inscrições podem ser feitas na secretária da Comunidade de Santo Expedito, no bairro Santa Felícia ou online através do endereço:  https://goo.gl/forms/iPIoGOsa08h9LrYh2

A organização pede que os participantes levem bolo, roupa de cama, material para higiene pessoal, bíblia, terço, caderno e caneta para anotações.

A taxa é R$ 20,00 e pode ser paga no dia do evento.

Informações: (16) 3371-3659

Publicado em Arquivados

SÃO CARLOS/SP - O CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), está com matrículas abertas para crianças de 04 meses à 03 anos para período integral. Para inscrição o responsável deve se dirigir à nossa creche situada à Rua Batista Laura Ricetti, 45 – Jardim Beatriz, com todos os documentos necessários para inscrição.

Para maiores informações entrar em contato pelo telefone (16) 3412-9060 / (16) 99975-9105 (whatsApp) ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: 8h ás 12h30 e das 14h00 ás 17h.

 

Publicado em Arquivados

SÃO CARLOS/SP - Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano de São Carlos, participará de uma reunião na tarde desta quarta- feira (20) na Prefeitura Municipal de São Carlos acompanhado do Diácono Carlos Pavan, responsável pelo Setor Social da Diocese, juntamente com os membros que compõe o Setor.

O objetivo deste encontro é apresentar a proposta de ampliação do serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, em razão da falta de vínculo familiar.

Atualmente a Igreja Católica atende e acolhe inúmeros moradores de rua através do trabalho realizado na cidade pela Comunidade Missionária Divina Misericórdia, juntamente com a Pastoral de Rua em conjunto com alunos da USP e UFSCar, membros do Grupo de Oração Universitário (GOU).

Nos últimos anos houve um crescimento na demanda por acolhimento, no município de São Carlos, em razão da insuficiência de alternativas para atender a diversidade de perfis de pessoas que se encontram em situação de rua.

O Diácono Carlos Pavan destaca as conclusões dos membros do Setor Social na última reunião: “Se antes tínhamos apenas pessoas que permaneciam na rua em razão de conflitos familiares, desemprego e uso do álcool, hoje em dia temos a presença de idosos, mulheres, pessoas com deficiência e egressos do sistema prisional”, ressalta a equipe.

 

*Por: Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Publicado em Arquivados

SÃO CARLOS/SP - Na tarde desta segunda-feira (18), o vereador Gustavo Pozzi (PR) participou de uma reunião na sala dos ex-prefeitos no Paço Municipal, a qual tratou sobre o decreto a ser publicado em breve pelo Poder Executivo municipal sobre a regulamentação da Lei dos Transportes por Aplicativo (nº 18.915/2018), aprovada pela Câmara no ano passado.

Na ocasião, além do parlamentar, participaram representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, bem como uma comissão de motoristas de transporte por aplicativos da cidade.

Os pontos acertados na reunião foram que o exame de sangue simples será usado como exame toxicológico e será solicitada vistoria Anual Simples.

Além disso, serão propostas pela Prefeitura, duas emendas à lei nº 18.915/18, para permitir que sejam utilizados veículos que estão em nome de cônjuges e aumentando a multa para as empresas de aplicativos que não se adequarem às regras da regulamentação.

Segundo a Prefeitura, relatou Pozzi, o decreto será publicado em breve e será feito um trabalho de fiscalização e comunicação para alertar os motoristas de transporte por aplicativo sobre as regras em vigor.

Publicado em Arquivados
Estudo busca voluntários que passarão por exames e treinamentos gratuitos

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa realizada no Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (Lacap) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem por objetivo avaliar a saúde das artérias de indivíduos diagnosticados com diabetes tipo 2, que tenham entre 40 e 60 anos de idade. O estudo é conduzido pela doutoranda Clara Monteiro, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade, sob orientação de Renata Gonçalves Medes, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Instituição.

A diabetes tipo 2 é um distúrbio metabólico caracterizado pelo elevado nível de glicose no sangue, resistência à insulina e relativa falta de insulina no organismo. Os sintomas mais comuns são sede excessiva, micção frequente e perda de peso, mas outros sinais também podem aparecer, como fome excessiva, fadiga e feridas que não cicatrizam. Entre as complicações a longo prazo relacionadas aos níveis elevados de glicose estão doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, retinopatia diabética que pode causar cegueira, insuficiência renal e má circulação de sangue nos membros inferiores. A diabetes tipo 2 também leva a uma alteração na estrutura vascular e no sistema nervoso autonômico, prejudicando o controle da frequência cardíaca e da pressão arterial de forma sistêmica. 

Na tentativa de investigar estratégias que possam minimizar os efeitos da doença na saúde das artérias, a atual pesquisa propõe um treinamento aeróbio com intensidade específica voltado a diabéticos do tipo 2, para avaliar qual a influência desse protocolo na rigidez arterial dessa população. "Há maior propensão de rigidez das artérias em indivíduos com diabetes tipo 2 e o treinamento proposto pode se mostrar uma importante estratégia para reduzir essa complicação", diz Clara Monteiro.

De acordo com a pesquisadora, caso seja comprovada a eficácia do treinamento, ele poderá passar a ser prescrito aos pacientes, com base em evidências científicas, melhorando a saúde e a qualidade de vida das pessoas acometidas com o diabetes tipo 2.

Para desenvolver a pesquisa estão sendo convidados voluntários, homens ou mulheres, que tenham entre 40 e 60 anos de idade, com diagnóstico de diabetes tipo 2. Os participantes passarão por treinamentos físicos durante 12 semanas, além de exames clínicos e laboratoriais. Os interessados em participar podem entrar em contato com a equipe até dezembro de 2019, pelo telefone (16) 98833-3042 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 90754318.0.0000.5504).
Publicado em Arquivados

BRASÍLIA/DF - O trabalhador precisará contribuir 40 anos para aposentar-se com 100% da média do salário de contribuição, informou hoje (20) o Ministério da Economia. A nova fórmula de cálculo do benefício substituirá o fator previdenciário, usado atualmente no cálculo das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Atualmente, os benefícios do INSS são calculados da seguinte forma: sobre 80% da média do salário de contribuição para a Previdência incide o fator previdenciário, que mistura expectativa de vida e tempo de contribuição. A aplicação do fator previdenciário resulta em aposentadorias mais elevadas para quem trabalha mais tarde e em benefícios menores caso a expectativa de vida da população aumente.

Pelas novas regras, o trabalhador com 20 anos de contribuição começará recebendo 60% da média das contribuições, com a proporção subindo dois pontos percentuais a cada ano até atingir 100% com 40 anos de contribuição. Caso o empregado trabalhe por mais de 40 anos, receberá mais de 100% do salário de benefício, algo vetado atualmente.

Durante o período de transição de 12 anos, no entanto, o limite de 100% continuará valendo, tanto para o setor público como o privado. Segundo o secretário de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Leonardo Rolim, o novo cálculo é mais simples que o fator previdenciário.

A proposta de reforma da Previdência está sendo detalhada no Ministério da Economia. Participam da entrevista o secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco; o secretário de Previdência, Leonardo Rolim, e o secretário adjunto de Previdência, Narlon Gutierre. Também dão explicações o procurador-geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União, Cristiano Neuenschwander, e o diretor de Programa da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Felipe Portela.

 

*Por Kelly Oliveira e Wellton Máximo – Repórteres da Agência Brasil

Publicado em Arquivados

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal e Fiscalização de Posturas do Departamento de Fiscalização realizaram na manha desta quarta feira (20) uma operação para coibir ilícitos penais em comércios de peças usadas na região central e Jardim São Paulo.

Os policiais militares, guardas municipais e os fiscais de posturas realizaram vistorias em três estabelecimentos que haviam denúncias de receptação de peças de veículos e motos furtadas.

 Os militares verificam a ficha criminal dos proprietários e possíveis ilícitos penais no local. Todos os chassis e motores tiveram a procedência penal verificados.

O Capitão Paulo Nucci da Polícia Militar disse que as operações nestes comércios serão intensificadas mensalmente em todos os comércios da cidade para coibir furtos de veículos na cidade.

A Fiscalização de Posturas verificou a documentação e regularidades dos referidos comércios. Dois estabelecimentos foram autuados por irregularidades administrativas, informou o Diretor de Fiscalização Rodolfo Tiberio Penela.

O Secretário Municipal de Segurança Pública Samir Gardini disse a equipe de reportagem que a operação tem como objeto coibir a utilização inadequada desses comércios

O resultado da operação foi o seguinte.                                                         

01 estabelecimento notificado por irregularidades administrativas

03 estabelecimentos vistoriados

10 pessoas abordadas

30 chassis pesquisados a procedência

60 motores pesquisados a procedências

[masterslider id="157"]

 

*Por: Divulgação

Publicado em Arquivados

SÃO CARLOS/SP - O calendário do comércio de São Carlos foi definido em convenção coletiva, realizada entre o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio São Carlos e Região (Sincomerciários). Para março de 2019:

HORÁRIO ESPECIAL DO COMÉRCIO -  MARÇO /2019

Dia 02 e 09 – sábados– das 9h às 17h.

Obs. Nos demais sábados a abertura das lojas até às 17h é facultativa.

CARNAVAL

Dia 04 –segunda-feira – das 12h às 18h

Dia 05 – terça-feira – FECHADO

Dia 06 – quarta-feira - das 12h às 18h.

Publicado em Arquivados

SÃO CARLOS/SP - Um marginal assaltou uma mulher que estava em um ponto de ônibus localizado na Avenida José Pereira Lopes, no Jardim Bela Vista, em São Carlos.

A mulher de 38 anos, compareceu ao 2º Distrito Policial (DP), e disse que estava no ponto e por volta das 22h um homem de bike parou e anunciou assalto, onde levou sua bolsa com cartões de crédito, cheques, chaves, dinheiro e seu aparelho celular.

O marginal seguiu em direção ao bairro Jardim Botafogo.

Publicado em Arquivados

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.