Jornalista/Radialista
Professora da Faseh, Janaína Vilela, explica o que diz a CLT e quando há compensação
SÃO PAULO/SP - O feriado da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro, cairá no próximo domingo. A data levanta uma dúvida comum entre muitos trabalhadores: existe compensação quando o feriado coincide com o fim de semana?
O trabalho aos sábados, domingos e feriados é possível no Brasil, mas deve seguir as regras previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e em convenções e acordos coletivos. “Os empregados que trabalham aos sábados, domingos e feriados terão direito ao pagamento em dobro, caso o dia não for considerado útil trabalhado. É importante ressaltar que o pagamento deve ser realizado se a folga compensatória não for dada pelo empregador”, explica a professora do curso de direito da Faseh, Janaína Vilela. De acordo com ela, o trabalho aos domingos e feriados requer autorização especial da legislação municipal e das convenções coletivas entre patrão e empregado.
Para os trabalhadores de setores essenciais ou com escalas diferenciadas, como saúde, segurança, hotelaria e comércio, o trabalho aos domingos e feriados é mais comum. “Nestes casos, a empresa deve seguir as normas da CLT, que prevê, por exemplo, o direito ao pagamento em dobro do dia trabalhado, se a empresa não fornecer ao empregado folga compensatória em outra data", ressalta da professora da Faseh.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Comissão de Acompanhamento da Revisão do Plano Diretor Estratégico e da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, realizará no dia 11 de setembro, às 18h, na Sala dos Ex-Prefeitos, no Paço Municipal, uma reunião com representantes de 18 Associações de Bairro. O objetivo é escolher o representante das entidades que integrará o Grupo de Trabalho de Coordenação e Acompanhamento do processo de revisão do Plano Diretor.
A reunião está sendo organizada pelo secretário adjunto das Administrações Regionais, Gustavo Curvelo, que mensalmente se reúne com as associações de bairro para ouvir e registrar as demandas de cada região da cidade.
Por determinação do prefeito Netto Donato, a revisão do Plano Diretor será conduzida com ampla participação popular, garantindo o exercício do controle social e a gestão democrática no planejamento do desenvolvimento urbano de São Carlos. Além do representante das associações de bairro, também farão parte do Grupo de Trabalho membros do COMDUSC – Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano – e do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
O município reforça o compromisso de cumprir integralmente a legislação federal e municipal que regulamenta os procedimentos de revisão do Plano Diretor. De acordo com o assessor do prefeito, João Muller, a metodologia adotada pela administração busca assegurar a mais ampla participação da sociedade no debate sobre o futuro da cidade.
Além das audiências públicas, estão previstas oficinas temáticas definidas pela Conferência das Cidades, reuniões nos distritos de Santa Eudóxia e Água Vermelha, bem como encontros com setores da sociedade civil, comunidade científica, entidades ambientais e representantes da economia local. O processo contará ainda com pesquisas, questionários e uma plataforma virtual para o recebimento de propostas da população.
A segunda audiência pública externa da revisão do Plano Diretor de São Carlos será realizada no próximo dia 24 de setembro, a partir das 18h, na Escola Estadual "Professor Aduar Kemell Dibo", localizada na Rua Manoel Pereira, nº 45 no Jardim dos Coqueiros.
SÃO CARLOS/SP - Um novo produto capaz de fortalecer o sistema imunológico da tilápia vai trazer mais resistência a doenças e ganhos no crescimento do peixe. Chamado de Terpenia Acqua, o produto foi desenvolvido para ser incorporado à ração na forma de pó, voltada para peixes adultos, ou em solução líquida, indicada para alevinos, que são peixes menores. A inovação vai atuar diretamente na cadeia produtiva da tilápia, espécie de água doce mais consumida no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Piscicultura.
O Terpenia Acqua foi produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela empresa Terpenia Bioinsumos, a partir de uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Embrapa. O lançamento do produto ocorreu durante o International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2025, maior congresso do setor na América Latina, no dia 3 de setembro.
"O grande diferencial do Terpenia Acqua é sua ação sobre o sistema imunológico e digestivo da tilápia nas suas diferentes fases de desenvolvimento. O produto é capaz de impactar o crescimento do peixe ao melhorar o sistema imunológico, deixando-o mais resistente a doenças que acometem sua criação", explica a bióloga Michelly Pereira Soares, doutora pela UFSCar e uma das inventoras da tecnologia usada para o desenvolvimento do Terpenia Acqua.
A formulação do produto permite que o composto seja incluído na ração junto ao premix, uma mistura pré-dosada de vitaminas, minerais e outros aditivos nutricionais que são acrescentadas na ração do animal, conforme sua necessidade. Essa facilidade de inclusão dá ao Terpenia Acqua uma viabilidade em larga escala.
"Pensamos em uma formulação para ser integrada facilmente à rotina das fábricas de ração, sem impacto na cadeia produtiva existente. Isso facilita a adoção em escala comercial", afirma Fernanda Garcia Sampaio, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente que coordenou o desenvolvimento do produto em parceria com a Terpenia.
Solução natural e ambientalmente sustentável
A base do produto é um extrato de uma variedade da planta Artemísia, obtido por processos industriais que preservam seus ativos de interesse e não geram resíduos contaminantes. Inicialmente, foram realizados testes laboratoriais (in vitro) no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp, sob a liderança da pesquisadora Marta Cristina Teixeira Duarte, avaliando a eficácia do extrato de Artemisia contra as principais bactérias patogênicas para peixes.
"A aplicação da Artemisia na aquicultura é promissora por atuar de forma preventiva, ajudando o organismo do peixe a resistir melhor a infecções bacterianas, o que reduz a necessidade do uso de antibióticos", explica Duarte. "Além disso, o extrato que utilizamos foi padronizado a partir de um genótipo da planta domesticado no final dos anos 80 e mantido na Coleção de Plantas Medicinais e Aromáticas (CPMA), do CPQBA desde então. A padronização garante a qualidade e constância no efeito terapêutico", completa.
Após os testes com os peixes (in vivo), feitos no Laboratório de Ecossistemas Aquáticos da Embrapa Meio Ambiente, foi detectada a melhoria no desempenho zootécnico e no estado de saúde geral dos animais, sem necessidade de uso de antibióticos e, consequentemente, menor risco de resíduos sintéticos na água e no alimento destinado ao consumidor final.
"Por ser composto por extratos naturais, nosso produto é facilmente degradado no ambiente, não permanece na água e não causa prejuízo à saúde humana. É uma inovação que não afeta apenas o produtor, mas a todos os consumidores, que buscam cada dia mais produtos saudáveis", conta Wolney Longhini, sócio e CEO da Terpenia.
Os pesquisadores ainda testaram o produto em escala industrial, utilizando 64 mil peixes dentro da cadeia produtiva da Fider Pescados, com a disponibilidade de tanques e ração industrial. Os testes, realizados sem alterações no processo produtivo, confirmaram a viabilidade industrial do produto e seus benefícios na cadeia produtiva, fornecendo um peixe maior e mais resistente aos desafios sanitários.
Colaboração impulsionando a inovação
A trajetória que resultou no lançamento do Terpenia Acqua começou na pesquisa científica. Ao longo de dois anos e meio, pesquisadores da Unicamp, da UFSCar e da Embrapa Meio Ambiente desenvolveram estudos que originaram a tecnologia de base do produto. O trabalho foi realizado durante o doutorado de Michelly Pereira Soares, na UFSCar, sob orientação do professor Francisco Tadeu Rantin, e contou com a colaboração dos pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente Fernanda Sampaio, Claudio Martins Jonsson e Sônia Queiroz, além de Marta Cristina Teixeira Duarte, do CPQBA da Unicamp.
Para proteger a pesquisa, foi depositado um pedido de patente, conduzido pela Agência de Inovação Inova Unicamp em conjunto com a Agência de Inovação da UFSCar (AIn-UFSCar). Em 2021, a Embrapa e a empresa Terpenia Bioinsumos iniciaram um projeto de inovação aberta para transformar a tecnologia em produto. O processo de licenciamento da patente para a Terpenia foi articulado pela área de Negócios da Embrapa junto com a Inova Unicamp e a AIn-UFSCar.
"O Terpenia Acqua representa o resultado de anos de projetos de pesquisa com o uso de compostos naturais para a promover a saúde de peixes de forma segura e eficaz", afirma Queiroz. "Este projeto está alinhado com os princípios de saúde única que considera impactos simultâneos sobre os animais, o meio ambiente e a saúde humana", completa.
Levando a pesquisa para o mercado
A Terpenia Bioinsumos é uma spin-off acadêmica da Unicamp, ou seja, uma empresa que foi criada a partir de conhecimentos, pesquisas ou tecnologias, protegidas ou não, da Universidade. A empresa, além dessa tecnologia que gerou o produto Terpenia Acqua, já licenciou outras três tecnologias do CPQBA, com apoio da Inova Unicamp, para aplicação em peixes, suínos e carnes.
"Nosso papel como empresa é justamente esse: integrar o conhecimento acadêmico com a realidade do mercado, transformando invenções em produtos com impacto direto na produção, na economia e na sustentabilidade ambiental", destaca Longhini, CEO da Terpenia.
A empresa quer lançar uma linha com diversas opções de produtos que atuam na produção da tilápia, começando pelo Terpenia Acqua. Para isso, eles já estudam expandir o uso do produto em outras fases do ciclo da tilápia - como a alevinagem e a engorda - e para outras espécies de peixes. As novas pesquisas contam com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio de um projeto aprovado na modalidade Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
Sobre a Inova Unicamp
A Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp) é responsável por gerenciar a proteção da propriedade intelectual, a transferência de tecnologias e resguardar os interesses da Universidade em acordos de PD&I. A Inova Unicamp impulsiona a criação de spin-offs acadêmicas e administra o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incamp), além de promover a comunicação e a cultura de inovação e empreendedorismo tecnológico.
Sobre a AIn-UFSCar
A Agência de Inovação da Universidade Federal de São Carlos tem como missão impulsionar a transformação de conhecimento científico e tecnológico em soluções de impacto econômico e social, promovendo a articulação entre universidade, empresas, setor público e sociedade. A AIn-UFSCar é responsável pela gestão estratégica da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia da Universidade, coordena os fluxos institucionais para o uso de know-how e desenvolve ações para garantir segurança jurídica e valorização das criações acadêmicas.
Sobre a Embrapa
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é referência na transformação do conhecimento científico em soluções tecnológicas para a agropecuária nacional. Criada em 1973, a instituição contribui para a segurança alimentar e para a liderança do Brasil em alimentos, fibras e energia, sempre com foco na sustentabilidade ambiental. A Embrapa Meio Ambiente é a unidade temática dedicada a pesquisas na interface entre agricultura, pecuária, florestas, agroindústria e meio ambiente, desenvolvendo soluções que conciliam produtividade e preservação dos recursos naturais.
Texto: Caroline Roxo - Inova Unicamp, com a colaboração de UFSCar, Embrapa e Terpenia Bioinsumos
SÃO PAULO/SP - Ana Castela, a boiadeira mais famosa do Brasil, sobe ao palco da Suhai Music Hall, a melhor casa de shows de São Paulo, no dia 11 de outubro. Com toda sua energia, carisma e repertório de sucessos, a cantora promete uma apresentação inesquecível para todos os fãs do sertanejo.
O show permitirá que o público vivencie de perto a força de Ana Castela, com performances emocionantes, figurinos impactantes e um repertório repleto de hits. Pensada para refletir a grandiosidade de sua trajetória, a produção transforma a noite em uma celebração da música sertaneja, do talento da boiadeira e da força feminina que marca sua carreira.
Com apenas 21 anos, Ana Castela já conquistou o público com hits como “Pipoco”, “Nosso Quadro”, “Solteiro Forçado” e “As Menina da Pecuária”. Criada em Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul, a artista mistura influências da música sertaneja com ritmos tradicionais, trazendo autenticidade e representatividade à nova geração musical. Apelidada de “Boiadeira” pelos fãs, Ana se destaca por sua voz marcante e letras que refletem suas raízes e vivências no campo.
Ao longo da carreira, a cantora acumulou grandes parcerias com artistas de peso como Diplo, Alok, Gusttavo Lima, Zeze Di Camargo e Luciano, Naiara Azevedo, Zé Neto e Cristiano, Alexandre Pires, Xamã, além de projetos audiovisuais de sucesso, como os DVDs Boiadeira Internacional e Herança Boiadeira.
Em 2025, lançou o álbum Let’s Go Rodeo, consolidando ainda mais seu estilo e presença no cenário musical. Entre suas conquistas, destacam-se o Prêmio Multishow, o Grammy Latino e a nomeação como Embaixadora da 70ª Festa do Peão de Barretos, onde se apresentou para milhares de fãs e dividiu o palco com grandes nomes do sertanejo.
SERVIÇO
ANA CASTELA
SUHAI MUSIC HALL
Av. das Nações Unidas, 22540 – Jurubatuba, São Paulo – SP | Shopping SP Market
www.suhaimusichall.com.br | https://www.instagram.com/
DATA E HORA
11 de outubro (sábado)
Abertura da casa: 20h
Show: 22h
Duração: 1h30min
Classificação: Livre. Crianças e Adolescentes menores de 16 anos, somente acompanhado dos pais ou responsável legal (sujeito a alteração judicial).
Ar-condicionado
Acessibilidade
INGRESSOS
4 de setembro (quinta-feira), 13h: Pré-venda exclusiva clientes e colaboradores SUHAI SEGURADORA
5 de setembro (sexta-feira), 13h: Abertura de vendas para o público geral
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