fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Ivan Lucas

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Joana Motta finalizou 2023 com chave de ouro na corrida realizada em Santa Cruz da Conceição

SÃO CARLOS/SP - Campeã em 2021 e 2022. E a “cereja no bolo” foi em 2023, com um tricampeonato. Assim foi o encerramento do ano da corredora Joana Motta, que integra a ASA/ADN São Carlos. Na noite de sexta-feira, 29 de dezembro, encerrou a temporada com mais um título, ao completar em primeiro lugar os 5 km da Corrida Vande Gagheggi, realizada a partir das 19h em Santa Cruz da Conceição.
De acordo com o coordenador e técnico Altair Maradona Pereira, Joana finalizou 2023 com chave de ouro. “Em sua última corrida do ano conquistou foi tricampeã da corrida. Agora é focar nos treinos e buscar novas conquistas em 2024”, disse.
Joana disse que a conquista foi uma prova de superação, devido às adversidades. “As condições foram desfavoráveis em vários sentidos”, disse, ao se referir a organização, salientando que parte do percurso foi feito na escuridão. “Em alguns pontos não dava para ver o chão onde a gente pisava. Assim considero uma vitória gratificante. Fui campeã geral e tricampeã da prova”, finalizou.

Conselho Monetário Nacional limitou a taxa de juros no rotativo sem alterações na modalidade sem juros; medida era defendida pela entidade empresarial

 

SÃO PAULO/SP - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) celebrou a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de regulamentar a lei “Desenrola Brasil”, que impôs um limite para os juros do crédito rotativo. A racionalização da taxa era uma das medidas defendidas pela Federação, que sempre se manifestou contrária ao fim do parcelamento sem juros.  

Nos últimos meses, a FecomercioSP apresentou ao Banco Central diversas propostas no sentido de contribuir com a redução do endividamento e inadimplência no país, argumentando que alterações na modalidade sem juros não solucionariam o problema e poderiam desestimular o consumo, acarretando impactos negativos à economia.

 Para a Federação é evidente que a inadimplência está mais associada às taxas do rotativo do que ao parcelamento sem juros. No primeiro caso, os juros chegam a 15% ao mês (ou quase 440% ao ano), ao passo que, no segundo, é de 9,9% ao mês. Além disso, são infundadas as alegações de que os elevados juros no crédito rotativo são consequência do parcelamento sem juros.

 É crucial reconhecer o papel fundamental da modalidade, não apenas como um benefício econômico para os consumidores, mas também como um instrumento relevante para a inclusão social de milhares de pessoas no acesso ao consumo. Esse método não apenas viabiliza a aquisição de bens e serviços, mas também se configura como um importante suporte para o setor varejista.

 Com a decisão, nas novas operações, em caso de atraso no pagamento da fatura, o porcentual de juros não deverá exceder 100% do valor original. A medida segue o exemplo da adotada em relação ao cheque especial, cujo teto estabelecido foi de 8% ao mês ou 151% ao ano. 

 A FecomercioSP entende que é preciso assegurar que a regulamentação do setor financeiro promova a oferta de crédito de maneira viável, levando em consideração o perfil de risco dos clientes. Ao estabelecer um limite para as taxas no crédito rotativo, busca-se proporcionar ao consumidor a capacidade de equacionar seu orçamento, prevenindo um comprometimento excessivo da renda com o pagamento de juros, o que poderia resultar em situações de inadimplência.

Durante todo o mês de janeiro, as crianças terão a oportunidade de interagir e participar de diversas atividades com os adorados Bita, Lila, Dan e Tito

 

OLÍMPIA/SP - O mês de janeiro está começando com muita animação e alegria em Olímpia (SP), um dos destinos mais desejados dos brasileiros! Os adoráveis personagens do Mundo Bita - Bita, Lila, Dan e Tito - escolheram a cidade para passar o mês inteiro, prometendo levar muita diversão para as crianças e suas famílias. E o local escolhido para essa festa foi o parque aquático Hot Beach Olímpia, o quarto mais visitado da América Latina, a Vila Guarani, e também os quatro resorts do Hot Beach Parques & Resorts: Hot Beach Resort, Hot Beach Suites, Celebration Resort Olímpia e Thermas Parques Resort & Spa.

É a primeira vez que o Mundo Bita, do hit “Fazendinha” e fenômeno da primeira infância, invade o complexo de lazer e entretenimento da região Sudeste do Brasil. Preparem-se para muitas risadas e momentos inesquecíveis! Durante todo o mês, as crianças terão a oportunidade de interagir e participar de diversas atividades especiais com a presença dos personagens do Mundo Bita. Oficinas de culinária super divertidas, caça à cartola do Bita, cineminha nas brinquedotecas e muitas outras surpresas estão programadas para encantar a criançada e tornar as férias verdadeiramente memoráveis.

A interação com a turminha será intensa, proporcionando aos pequenos e pequenas a chance de conhecerem de perto seus personagens favoritos. Para ficar por dentro de toda a programação do Mundo Bita no Hot Beach Parques & Resorts, basta acompanhar as mídias sociais dos resorts Hot Beach Parques & Resorts e do parque aquático Hot Beach Olímpia.

Pais, avós e tios que desejam proporcionar essa experiência única para as crianças, há diversas opções disponíveis. Podem escolher hospedar-se em um dos resorts do Hot Beach Parques & Resorts durante janeiro ou optar pelo day use no parque aquático Hot Beach Olímpia, garantindo um dia cheio de diversão para toda a família. Preparem-se para um mês de janeiro repleto de alegria e magia com o Mundo Bita no Hot Beach Olímpia. As férias nunca foram tão especiais!

CAMPINAS/SP - O espetáculo de dança-teatro A Vida das Bonecas Vivas, concebido e dirigido por Dan Nakagawa, faz única apresentação no Teatro do Sesc Campinas, no dia 12 de janeiro, sexta-feira, às 20 horas. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados a partir das 18 horas. A ficha técnica traz Helena Ignez como atriz convidada (participação gravada em vídeo), Bogdan Szyberde na provocação cênica, Lucas Vanatt como dramaturgista e Anderson Gouvea na coreografia e no elenco ao lado de Alef BarrosGui TsujiHenrique Hadachi e Vivian Valente.

 

Com estética recheada de referências do butô, do kabuki e da dança contemporânea, A Vida das Bonecas Vivas parte do movimento das Living Dolls para tratar de existências humanas à margem de uma sociedade que cerceia a diversidade e a subjetividade. A encenação surge como uma resposta-celebração para uma existência possível no mundo patriarcal e embranquecido.

 

A Vida das Bonecas Vivas é inspirado na comunidade global Living Dolls, na qual homens se vestem com máscaras, roupas de silicone e seios protéticos a fim de se transformarem em bonecas vivas. Surgido nos anos 80, atualmente o movimento tem mais adeptos na Alemanha, Reino Unido e EUA. A montagem investiga questões existenciais, de identidade, filosóficas e artísticas na construção psíquica da personalidade em busca de um duplo como forma de transcender a própria existência. E, pelas sutilezas, tensões cênicas e subjetivas, revela a maneira como a instauração dessa nova persona afeta a identidade e, por consequência, a dança do corpo transformado.

 

Em um lugar atemporal, o enredo fala de pessoas que precisam existir de forma oculta. Borrando as fronteiras entre dança, teatro e performance, Dan Nakagawa traz para o espetáculo a mesma desconstrução do olhar normatizante em relação à sexualidade, gênero, expressão artística e, principalmente, ao modo a expandir e discutir as novas formas de existência que estão além dos padrões estabelecidos. A encenação ocorre em um ambiente que imprime a ideia de sonho. Os atores-bailarinos-performers são envolvidos por atmosferas lúdicas nas quais a cor branca sugere o infinito. O figurino remete à vestimenta plastificada da cultura living dolls, trazendo uma mobilidade contida para os corpos e, ao mesmo tempo, conferindo-lhes uma estética ora lírica, ora grotesca e ora bufônica. A trilha sonora também é criação de Nakagawa para o diálogo direto com as coreografias.

 

O encenador afirma que o espetáculo faz uma incursão nesse universo, partindo da pesquisa dos movimentos e das gestualidades desses homens em seus trajes de borracha, como uma “segunda pele”, fisicamente restritivos, mas libertadores ao possibilitar uma nova persona. O diretor conta que buscou elementos em sua ancestralidade oriental para construir a estética das cenas. “Fui buscar caminhos na expressão e intensidade do butô, no qual o ‘estado’ de dança passa pela necessidade da morte para o renascimento, e visitei o kabuki, com sua dramaticidade fluida em canto, dança e expressiva maquiagem, para chegar com liberdade a um conceito mais pop, mais contemporâneo, nesse híbrido de dança e teatro, onde movimentos e sons geram os estados físicos no performer”, afirma Dan, e explica ainda que o texto é coreografado, que a palavra é resultado do estado físico desses performers em cena.

 

Segundo o diretor, as personagens de A Vida das Bonecas Vivas vão ao encontro de sua sombra, de seu duplo, tendo por base conceitos da psicanálise como o ‘estranho-familiar’, de Sigmund Freud, o ‘nosso outro no espelho’, de Jacques Lacan, o ‘retornar a si pela experiência do outro’, de Antonin Artaud. Ele conta que usou também como referência os trabalhos do dramaturgo e coreógrafo grego Dimitris Papaioannou, da companhia de dança Cena 11 e do performer e coreógrafo japonês Hiroaki Umeda para trazer à tona perspectivas de um renascimento identitário que transponha os limites do engessamento social e dos papéis desempenhados diariamente.

 

A Vida das Bonecas Vivas teve sua pré-estreia em apresentação remota pelo YouTube, em novembro de 2020, devido às restrições impostas pela pandemia, permanecendo online por três meses, até março de 2021. Em 2023, a montagem circulou por unidades do SESI São Paulo, passando pelas unidades de Ribeirão Preto, São José dos Campos e Campinas.

 

Esta apresentação no Sesc Campinas inicia circulação do espetáculo por cidades paulistas, viabilizada pelo Edital nº 02/2023 – Teatro / Circulação de Espetáculo do ProAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

 

FICHA TÉCNICA – Direção e dramaturgia: Dan Nakagawa. Provocação cênica: Bogdan Szyber. Dramaturgismo e assistência de direção: Lucas Vanatt. Atriz convidada (vídeo-gravação): Helena Ignez. Elenco - atores bailarinos e atriz bailarina: Alef Barros, Anderson Gouvea, Gui Tsuji, Henrique Hadachi e Vivian Valente. Trilha sonora: Dan Nakagawa. Coreografia e preparação corporal: Anderson Gouvea. Figurino: Alex Leandro de Souza. Cenografia, maquiagem, visagismo e contrarregragem: Rafaela dos Santos Gimenez. Direção de produção: Adriana Belic. Assistência de direção produção: Mili Slikta. Produção executiva: Arthur Maia. Núcleo Artístico: Sambecktt Arte.Cultura. Fotografia: Dani Sandrini. Social media: Platea Comunicação. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Gestão de produção e agenciamento: Belic Arte Cultura.

 

Espetáculo: A Vida das Bonecas Vivas

Dias 12 de janeiro de 2024 - Sexta, às 20h

Ingressos: Grátis – Retirar na Loja Sesc a partir de 2hs antes do espetáculo.

Duração: 80 min. Classificação: 16 anos. Gênero: Dança-teatro.

Local: Teatro (374 lugares). Acessibilidade: Sim.

 

Sesc Campinas

Rua Dom José I, 270 – Bonfim. Campinas/SP.

Tel.: (190 3737-1500 | sescsp.org.br | Na rede: FB - @sesccampinas e IG - @sescspcampinas

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.