SÃO CARLOS/SP - É uma doença GRAVE, causada pela formação de um trombo principalmente em veias profundas. Acontece com maior incidência na região da panturrilha, podendo também se instalar nas coxas e com pouco relato de casos em membros superiores.A análise estatística nos mostra que acontece com mais frequência dos 41 aos 60 anos tanto em homens quanto em mulheres.
Este acometimento pode trazer ao paciente prejuízo rápidos como o deslocamento deste trombo para o pulmão por exemplo ocasionando uma EMBOLIA PULMONAR podendo levar a morte. Já com o tempo a pessoa pode desenvolvera INSUFICIÊNCIA VENOSA, é quando o sangue venoso volta para o coração devido o mal funcionamento das válvulas no interior das veias.
Causa:A principal é a imobilidade prolongada.
Sintomas:A maior preocupação é que esta doença na maioria das vezes é assintomática, mas ainda assim poderá ser observado: edema, dor, calos e rigidez muscular no locar de formação do trombo.
Fatores de risco:
- Predisposição genética
- Idade
- Obesidade
- Gravidez e pós-parto
- Câncer
- Uso de anticoncepcionais
- Traumas
- Tabagismo
- Desidratação
Prevenção:
- Manter o peso
- Não fumar, não beber
- Realizar atividades físicas
- Meias compressivas
- Medicamentos com orientação médica
Tratamento fisioterápico:Na fase aguda com o uso associado de anticoagulante o mais importante é o posicionamento do paciente para diminuir edema melhorar a tensão muscular e consequentemente a dor, uso de meia pode ser prescrito e o exercício isométrico (treinamento de força estática) para membros inferiores no leito ainda.
Assista a Entrevista:
https://www.facebook.com/radiosancawebtv/videos/555165841981961/
*Por: Fisioterapeuta : Cristiane Pires Arabe crefito-3/74173-F
S.U.P.E.R.A- (16) 3411-1798