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Redação

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 Jornalista/Radialista

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Demanda por bens duráveis impulsiona resultados positivos do comércio eletrônico no Estado; setor de serviços paulistano cairá 2% no ano

 
SÃO PAULO/SP - Em um ano economicamente turbulento, o comércio eletrônico paulista desponta como um alívio para o consumo em 2020: segundo projeção da Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o setor terminará 2020 com crescimento de 32% no faturamento real em relação a 2019 – um crescimento que, em números absolutos, é da ordem de R$ 7 bilhões a mais nas receitas.
 
Confirmando o montante de vendas previsto pela Federação para o quarto trimestre (R$ 9,3 bilhões), impulsionado pela Black Friday, no mês passado, e pelas compras de Natal, o resultado deste ano do e-commerce trará um faturamento de R$ 29,2 bilhões (em 2019, ele foi de R$ 22,1 bilhões, o que já representava uma alta de 15% em comparação a 2018).
 
A curva ascendente deve continuar em 2021, segundo a FecomercioSP: com mais consumidores se adaptando às compras online e em meio às incertezas diante de uma segunda onda da pandemia, o comércio eletrônico deve crescer 6% no próximo ano, atingindo a cifra de R$ 31,1 bilhões.
 
A previsão é corroborada, principalmente, pelo fato de a maior expansão nas receitas em 2020 ter acontecido no segundo trimestre, período em que a crise do novo coronavírus estava no auge no Brasil: entre abril e junho, o montante arrecadado pelo e-commerce subiu 54% em relação ao mesmo período de 2019. Foi neste mesmo intervalo de tempo que o comércio eletrônico melhorou sua participação no varejo como um todo, assumindo 4,6% do mercado.
 
O desempenho também foi positivo nos outros trimestres analisados: 16%, no primeiro, e 24%, no terceiro.
 
Os resultados expressivos do e-commerce foram alcançados principalmente pela demanda de produtos duráveis, como os relacionados à linha branca e aos computadores, por exemplo, que registrarão crescimento de 39% no e-commerce em 2020. No entendimento da Entidade, isso se explica pela necessidade de muitos lares na adaptação à rotina da quarentena, o que incluiu a compra de dispositivos eletrônicos e móveis.
 
A alta na compra de itens semiduráveis, como roupas e calçados, também será significativa: 25%. Os não duráveis, por sua vez, vão aumentar as receitas dos agentes do setor em 10%.
 
Sobe e-commerce, caem os serviços
 
Depois de registrar crescimento significativo nas vendas (aumento de 18% entre 2018 e 2019), o setor de serviços na cidade de São Paulo vai sentir o impacto da pandemia nas receitas de fim ano: segundo projeção da Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços (PCSS), também da FecomercioSP, ele deverá acabar 2020 com queda de 2% no faturamento real, alcançando a cifra de R$ 419 bilhões.
 
Apesar da queda prevista para o faturamento do setor de serviços na capital ao longo do ano, o resultado pode até ser comemorado, no entendimento da Federação, já que a restrição de circulação no primeiro semestre e a crise econômica decorrente da pandemia colocaram os serviços em um dos piores momentos de sua história.
 
Por um lado, a queda se explica, em boa parte, pelos maus resultados das atividades de turismo e hospedagem, que vão fechar o ano em queda de 59% nas receitas, além daquelas relacionadas à educação (-13%) e empresas que fazem parte do Simples Nacional (-13%). Das 13 atividades que compõem o indicador, cinco vão terminar o ano em retração.
 
Por outro lado, o que impediu uma diminuição mais brusca do faturamento foi o desempenho de setembro, que bateu o recorte histórico de faturamento: R$ 37,2 bilhões – alta de 3,1% em relação ao mesmo mês de 2019. Esse número se deve, principalmente, à melhora das vendas nas atividades de mercadologia e comunicação, que foi de 17,4%, seguida por bancos, instituições financeiras e securitárias (13,6%) e pela demanda sobre a construção civil (9,3%).
 
As projeções da FecomercioSP para 2021, no entanto, são positivas: aumento de 2% no faturamento em relação a 2020, motivado pela volta, ainda que lenta, das famílias ao consumo; pela retomada gradual de viagens domésticas e, posteriormente, dos eventos culturais e corporativos; e, num cenário mais adiante, pela vacinação contra o coronavírus a um público mais amplo da cidade.
 
Nota metodológica
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) é realizada trimestralmente pela FecomercioSP a partir de informações fornecidas pela Ebit|Nielsen. Além de dados de faturamento real, número de pedidos e tíquete médio, a pesquisa permite mensurar a participação do comércio eletrônico nas vendas totais do varejo paulista. As informações são segmentadas em 16 regiões, que englobam todos os 645 municípios paulistas e abrangem todas as atividades varejistas constantes do código CNAE 2.0.
 
Em 2018, a PCCE passou a trazer também informações sobre as vendas de três categorias de bens de consumo: duráveis, semiduráveis e não duráveis. Entre os bens duráveis estão automóveis e veículos, blu-ray, brinquedos, casa e decoração, CDs, colecionáveis, construção e ferramentas, discos de vinil, DVDs, eletrodomésticos, eletrônicos, fotografia, games, informática, instrumentos musicais, joias e relógios, telefonia e celulares. Os semiduráveis são compostos por itens de arte e antiguidade, artigos religiosos, bebês e cia, esporte e lazer, indústria, comércio e negócios, livros, moda e acessórios, natal, papelaria e escritório. Já entre os não duráveis estão: alimentos e bebidas, assinaturas e revistas, perfumaria e cosméticos, petshop, saúde, serviços, sexshop e tabacaria.


Sobre a FecomercioSP
Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Com novas versões de sucessos da música nordestina, o "Volume 1" apresenta Dorgival Dantas, Calcinha Preta e Raí Saia Rodada

Ouça e baixe aqui: Gustavo Mioto - Misuta Vol. 1

 

SÃO PAULO/SP - Gustavo Mioto é aquela aposta vencedora da música brasileira. O garoto de Votuporanga, cidade do interior de São Paulo, que cresceu com o sonho de ser um cantor reconhecido no país, se tornou um fenômeno do sertanejo, com mais de 2 bilhões de visualizações em seus vídeos no YouTube, mais de um hit no topo das mais executadas do Brasil e já teve sua música entre as 50 musicais mais virais do mundo.

Novo contratado da Universal Music, Gustavo lançou nesta última quinta-feira (10) o projeto “Mistura”, que une a deliciosa batida do seu sertanejo pop com ritmos de sucesso. Para começar com o pé direito, o “Volume 1” traz artistas consagrados do forró e peças importantes da cultura musical brasileira. Dorgival Dantas, Calcinha Preta e Raí Saia Rodada foram os artistas escolhidos para representar um dos maiores movimentos musicais do mundo.

Composto por nove músicas, o repertório de “Mistura – Volume 1” é repleto de sucessos e faixas inéditas com potencial para hit nacional. Junto de Gustavo, Dorgival Dantas representou “Contramão” e “Tarde demais”, duas músicas já aclamadas pelo público. O quarteto Calcinha Preta se dividiu e, em duplas, deu voz às canções “A Lua e eu” e “Hoje à noite”, enquanto o irreverente Raí Saia Rodada interpretou “Fake news” e “Ama ou não ama”.

Para finalizar o álbum, que chega completo nos aplicativos de música nesta quinta, Gustavo Mioto apresenta “Com ou sem mim”, sucesso do artista com quase 300 milhões de visualizações no YouTube, e as apostas inéditas “Abre a porta” e “Melhor negócio”.

Gustavo Mioto é um dos artistas brasileiros recordistas quando o assunto é crescimento musical. Seu nome circula sempre entre os mais ouvidos nas rádios e aplicativos de música. Atualmente, ele acumula mais de 2,3 bilhões de visualizações em seu canal oficial no YouTube e 3,3 milhões de ouvintes mensais nas principais plataformas de streaming.

Confira o clipe de Melhor Negócio

O lançamento contará com show online e ação em prol de pessoas carentes

 

SÃO PAULO/SP - Após realizar dezenas de lives aos sábados e lançar três singles inéditos, Rosa Avilla encerrará o ano com o lançamento do seu primeiro EP ítalo-brasileiro, “Ti Seguirò”. O trabalho estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 12 de dezembro e contará com seis faixas românticas, algumas gravadas com orquestra de câmara. A divulgação do EP também terá um show online no Youtube da artista no mesmo dia, com ação beneficente para a Associação Cristâ Caminhos da Verdade (ACCV) que ajuda pessoas em estado de vulnerabilidade social. 

Dentre as principais músicas, estarão no lançamento a canção italiana “L'addio che non ti ho dato”, de David Pasqua e Sandra Lya, que com um clipe deram início à sua carreira  como cantora profissional em fevereiro deste ano  com temporada denominada “Em nome da Rosa”. “Ti seguirò in capo al mondo”, dos mesmos autores, lançada recentemente, retoma a história de amor contada na primeira música. E a canção “Tua”, de David Pasqua e Eneas Couto Júnior, com versão para o italiano pela própria cantora, disponibilizada nas plataformas dia 28 de novembro, juntamente com seu videoclipe.

Para Rosa Avilla, lançar o seu primeiro EP se compara à gestação de um filho, gerado com muito amor. “Esperamos por ele durante 39 semanas no meio da mais grave crise sanitária destes tempos! Preparamos com enorme expectativa e muito carinho, sempre incentivada pelos amigos e seguidores que, ao longo do ano todo, foram me acolhendo virtualmente. Escolhemos as faixas, todas em italiano ou italiano e português, que são os idiomas que melhor nos representam!”, explica a cantora, filha de imigrantes italianos, que canta ao lado do maestro David Pasqua.

Ao longo do ano Rosa conciliou a carreira como médica anestesista nos principais hospitais de São Paulo e como coordenadora de um curso de pós-graduação na área, com a produção e realização de 39 shows online, transmitidos pelo Facebook e Instagram e que hoje se concentram apenas no YouTube.

“Para retribuir a audiência e coroar esse laço de apreço mútuo durante os nossos encontros digitais desde o início destes tempos difíceis, “Ti seguirò”, que em português significa “te seguirei”, é um presente nosso aos seguidores que têm nos apoiado como artista”, afirma.

Com um repertório elegante e clássico, Rosa Avilla conquistou um público exigente e maduro. Seu canal no YouTube soma mais de 150 mil visualizações

Serviço:

O quêRosa Avilla lança EP debut, Ti Seguirò

Quando: Neste sábado, 12 de dezembro

Onde: em todas as plataformas digitais e durante o show no mesmo dia, que será transmitido pelo YouTube, Rosa Avilla, às 21h. 

Como: Ti Seguirò é o primeiro EP da cantora Rosa Avilla. São seis faixas de canções românticas em italiano e em português, de autoria do maestro David Pasqua e seus parceiros letristas, três das quais vertidas para o italiano pela cantora, e a faixa bônus autoral em parceria com o músico, Luna Serena. 

FICHA  TÉCNICA 

EP : Ti Seguirò

Artista:  Rosa Avilla

Compositores : David Pasqua e seus parceiros letristas

Versões para  italiano: Rosa Avilla

Produção de áudio : Fábrica Produções Musicais

Produção geral: David Pasqua

Mixagem : Nóbile Mix

Atribuição será realizada de 14 a 18 de dezembro, de forma presencial, obedecendo as medidas preventivas contra o novo Coronavírus

 

IBATÉ/SP - A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ibaté realiza, de 14 a 18 de dezembro, o processo de atribuição de Classes e Aulas ao Pessoal Docente do Quadro do Magistério para o ano de 2021, de acordo com o Decreto nº 2.902, de 01 de dezembro de 2020.

Respeitando a classificação geral dos docentes da Rede Municipal de Ensino, a atribuição será realizada, presencialmente, na escola "Julio Benedicto Mendes", localizada na Rua Totó Pessente, 100, no Centro de Ibaté, obedecendo todas as medidas preventivas contra o Coronavírus.

Segundo a Secretária Adjunta de Educação e Cultura de Ibaté, Andréa Samora Soares Falvo, a atribuição normalmente é realizada em único dia. "Porém, como estamos em pandemia e para evitar aglomeração, estamos fazendo o mesmo processo em cinco dias, de 14 a 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira. Também pedimos que o docente leve sua própria caneta, de cor azul, para preenchimento e assinatura do documento".

Ainda em relação aos cuidados relacionados à pandemia de Covid-19, o docente deverá preencher um Termo de Responsabilidade, declarando que não se enquadra no grupo de risco da doença. "Já os docentes integrantes do grupo de risco, ou que estejam com sintomas gripais, não deverão comparecer e poderão ser representados por procurador", alertou a Secretária.

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