O hospital foi o único do Centro Paulista a conseguir essa emenda que será usada para a ampliação da UTI
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos foi um dos 73 hospitais paulistas contemplados com emenda para investimentos na estrutura da instituição e vai receber 1,2 milhões de reais. O recurso vem da bancada paulista da Câmara dos Deputados, formada por 70 deputados federais e 3 senadores. O convênio deve ser assinado em março do ano que vem e o dinheiro deve ser liberado a partir de junho.
A verba vai ser usada para a ampliação da UTI. “Hoje, a Santa Casa tem 20 leitos de UTI, que são insuficientes para atender toda a população de São Carlos e região. Nós temos um déficit na região de 35 leitos. E estamos trabalhando para viabilizar recursos para construir mais 10 leitos para minimizar esse problema. A demanda está aumentando e há necessidade, por isso, dessa ajuda dos deputados e senadores, para que a gente consiga fazer essa ampliação”, afirma o provedor do hospital, Antonio Valério Morillas Júnior.
O critério usado para a escolha foi o número de atendimentos pelo SUS. A Santa Casa de São Carlos é responsável pelos atendimentos de média e alta complexidade (cardiovascular, oncologia, neurologia e neurocirurgia, nefrologia, oftalmologia etc.) para seis municípios – São Carlos, Dourado, Ibaté, Ribeirão Bonito, Descalvado e Porto Ferreira -, num total de 400 mil habitantes. No ano passado, foram realizados quase 265 mil atendimentos (264.485). A estimativa é de que até o fim deste ano (2019), mais de 280 mil pacientes sejam atendidos pelo hospital(282.759), um aumento de 7%.
Em outubro, uma equipe da Santa Casa de São Carlos - composta pelo diretor administrativo e financeiro do hospital, Odahi Leite Souza (representando o provedor Antonio Valério Morillas Júnior), Ariellen Fernanda Guimarães, coordenadora do setor de captação de recursos, e Marcos Daniel Sousa, assessor de captação de recursos -esteve em Brasília para apresentar o projeto de ampliação da UTI.
“A Santa Casa vem estruturando o Setor de Captação de Recursos há um ano, tendo em vista a defasagem da tabela SUS: pra cada R$ 1,60 que a Santa Casa gasta, o governo federal só reembolsa R$ 1,00. Então, para reequilibrar as contas e conseguir fazer investimentos no hospital, a Santa Casa criou esse departamento, que tem sido criado por outros hospitais, na busca de recursos. Nós fomos a Brasília, visitamos os 70 deputados e entregamos o projeto de Ampliação da UTI, que hoje é uma das nossas prioridades. Durante a visita, explicamos a realidade da Santa Casa e a importância que o hospital tem pra região, e tivemos o apoio dos deputados”, explica a coordenadora do Setor de Captação de Recursos, Ariellen Guimarães.
*Por: Alessandra Kuba