SÃO CARLOS/SP - O E=mc² – Estúdio de Mídia, Cultura e Ciência, sediado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), realiza sua primeira grande ação pública com a prévia da exposição “Quantum Universe: 100 Anos da Mecânica Quântica”, durante o The Developer’s Conference (TDC) São Paulo, nos dias 17 a 19 de setembro. O dia 19 será dedicado ao Fórum de Computação Quântica.
Na mostra, os visitantes poderão vivenciar jogos em realidade virtual desenvolvidos pelo estúdio, como Quantum Universe – que explora o conceito da função de onda – e Double Slit, um escape room inspirado no famoso experimento da dupla fenda. A experiência será complementada por uma tabela periódica musical e um painel interativo que percorre os 100 anos da mecânica quântica até os desafios da chamada Revolução Quântica 2.0. A versão completa da exposição será inaugurada em 10 de outubro de 2025, no IFSC-USP, e depois circulará por diferentes cidades do Estado de São Paulo. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à ciência por meio de experiências que unem arte, tecnologia e educação, aproximando a pesquisa universitária do dia a dia das pessoas e explorando novas
fronteiras como a computação quântica”, destaca o coordenador geral do projeto, Prof. Dr. Guilherme Matos Sipahi.
Um núcleo inovador de ciência, arte e tecnologia
O E=mc² é um núcleo de educação não formal e divulgação científica que integra realidade virtual, aumentada e mista, metaverso, inteligência artificial, blockchain e computação quântica. Idealizado pelos cientistas: Prof. Dr. Guilherme Sipahi que é Físico Computacional no IFSC e Coordenador Geral e Científico, Dr. Herbet João possui doutorado em jogos e atua como Coordenador de Educação e Operações, Dra. Nathalia Locks (natydometaverso) pós doutouranda em Tecnologias imersivas e Coordenadora de Tecnologia e Inovação. O estúdio desenvolve jogos, exposições interativas, experiências audiovisuais imersivas e conteúdos digitais voltados a escolas e ao público em geral. O Estúdio hoje conta com uma equipe de pesquisadores e artistas de alto nível como Dr. Gustavo Arruda responsável em desenvolver o OPEN3LAB que foca em computação quântica e Blockchain.
Entre seus espaços de criação estão:
EXPOLAB: desenvolvimento de exposições itinerantes e museus de rua.
GAMELAB: jogos e experiências no metaverso.
IMMERSIVELAB: produções audiovisuais imersivas.
OPEN3LAB: projetos de IA, blockchain, computação quântica e ciência descentralizada.
THINKLAB: acessibilidade e design inclusivo.
KRAFTLAB: prototipagem e kits de ciência.
Impacto e próximos passos:
O projeto já captou R$ 1,8 milhão em fases anteriores e prevê R$ 25,5 milhões em investimentos para os próximos 10 anos, com a meta de impactar mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de experiências físicas e digitais.
O núcleo já desenvolve projetos em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, o Observatório do CDCC-USP e grupos específicos da UFSCar, Unicamp e UNESP de Rio Claro, e segue em busca de novas colaborações. A cidade, que abriga instituições como o Museu Mário Tolentino, o Onovolab e o InovaUSP, consolida-se como um polo estratégico de inovação e cultura. Nesse ecossistema, o E=mc² procura reinventar a forma de compartilhar o conhecimento científico, aproximando escolas e público em geral da pesquisa universitária.