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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO CARLOS/SP - O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP) publicou um estudo relativo ao mês de Abril de 2025, comparando os números obtidos nos mercados de venda e locação de casas e apartamentos com os de Março de 2025 em São Carlos e região.

Foram consultadas 77 imobiliárias das cidades de Araraquara, Casa Branca, Matão, Porto Ferreira, Santa Cruz Das Palmeiras, São Carlos e São José Do Rio Pardo.

As vendas aumentaram 55,09% e o volume de novos contratos de locação assinados no período teve alta de 48,96%.

O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, analisou o levantamento. “No acumulado do ano, as vendas apresentaram um aumento de 2,64%, demonstrando uma recuperação gradual e consistente. As locações, por sua vez, cresceram impressionantes 133,27%, destacando um mercado aquecido e com potencial de crescimento contínuo. Esses números refletem não apenas os desafios enfrentados, mas também as oportunidades que surgem no mercado imobiliário de São Carlos. É fundamental que aproveitemos essas tendências para desenvolver estratégias que beneficiem tanto os profissionais do setor quanto os consumidores.”

 

Vendas

Casas: 53%; apartamentos: 47%

Locações:

Casas: 61%; Apartamentos: 39%

 

Vendas em Abril

A média de valores das casas e apartamentos vendidos no período ficou em até R$ 200 mil.

A maioria das casas era de 2 dormitórios, com área útil de 50 até 100 m².

Os apartamentos vendidos eram, na maioria, de 2 dormitórios, e área útil de até 50 m².

45,2% das propriedades vendidas em Abril estavam situadas na periferia, 47,6% nas regiões centrais e 7,1% nas áreas nobres.

Com relação às modalidades de venda, 66,7% foram financiadas pela CAIXA, 13,9% por outros bancos, 5,6% diretamente pelos proprietários, 8,3% dos negócios foram fechados à vista e por consórcios, 5,6% no período.

 

Locações em Abril

A faixa de preço de locação de preferência dos inquilinos de casas e apartamentos ficou entre R$ 1.000,00 até R$ 1.500,00.

A maioria das casas era de 3 dormitórios com 100 até 200 m² de área útil.

A maioria dos apartamentos era de 3 dormitórios com até 200 m² de área útil.

A principal garantia locatícia escolhida pelos locatários foi o fiador. Os novos inquilinos optaram por imóveis situados na periferia das cidades pesquisadas (34%), na região central (31%) e nos bairros mais nobres (35%).

E daqueles que encerraram os contratos de locação, 50% não informaram a razão da mudança, 20% optaram por aluguéis mais baratos, 30% para alugueis mais caros.

 

Vendas em Abril

Vendas

%

Casas Vendidas

53%

Apartamentos Vendidos

47%

 

Casas vendidas

Dormitórios Casa

Percentual

1 Dorm.

3,8%

2 Dorm.

76,9%

3 Dorm.

15,4%

4 Dorm.

3,8%

5 Dorm.

0,0%

Mais de 5 Dorm.

0,0%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

23,1%

51 a 100 m²

46,2%

101 a 200 m²

23,1%

201 a 300 m²

3,8%

301 a 400 m²

0,0%

401 a 500 m²

3,8%

acima de 500 m²

0,0%

 

Aptos vendidos

Dormitórios Apto

Percentual

Quitinete

0,0%

1 Dorm.

0,0%

2 Dorm.

83,3%

3 Dorm.

16,7%

4 Dorm.

0,0%

5 Dorm.

0,0%

Mais de 5 Dorm.

0,0%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

83,3%

51 a 100 m²

16,7%

101 a 200 m²

0,0%

201 a 300 m²

0,0%

301 a 400 m²

0,0%

401 a 500 m²

0,0%

acima de 500 m²

0,0%

 

Casas e aptos vendidos

localização Casa/Apartamento

Percentual

Central

47,6%

Nobre

7,1%

Demais Regiões

45,2%

 

Forma de Pagamento Casa/Apartamento

Percentual

À Vista

8,3%

Financiamento CAIXA

66,7%

Financiamento Outros Bancos

13,9%

Direto com Proprietário

5,6%

Consórcios

5,6%

 

Desconto concedido

Percentual

Vendida no MESMO VALOR ANUNCIADO

47,7%

Vendida com desconto de até 5%, ABAIXO do Anunciado

13,6%

Vendida com desconto de 6 a 10%, ABAIXO do Anunciado

22,7%

Vendida com desconto de 11 a 15%, ABAIXO do Anunciado

4,5%

Vendida com desconto de 16 a 20%, ABAIXO do Anunciado

6,8%

Vendida com desconto de 21 a 25%, ABAIXO do Anunciado

0,0%

Vendida com desconto de 26 a 30%, ABAIXO do Anunciado

2,3%

Vendida com desconto de 31 a 35%, ABAIXO do Anunciado

0,0%

Vendida com desconto de 36 a 40%, ABAIXO do Anunciado

0,0%

Vendida com desconto de 41 a 45%, ABAIXO do Anunciado

0,0%

Vendida com desconto de 46 a 50%, ABAIXO do Anunciado

2,3%

Vendida com desconto maior que 50%, ABAIXO do Anunciado

0,0%

 

Faixa de preço média

Percentual

Até R$25 mil

0,0%

De R$ 25mil a R$50 mil

0,0%

De R$ 51mil a R$100 mil

0,0%

De R$ 101mil a R$150 mil

4,9%

De R$ 151mil a R$200 mil

29,3%

De R$ 201mil a R$250 mil

14,6%

De R$ 251mil a R$300 mil

14,6%

De R$ 301mil a R$350 mil

22,0%

De R$ 351mil a R$400 mil

0,0%

De R$ 401mil a R$450 mil

7,3%

De R$ 451mil a R$500 mil

0,0%

De R$ 501mil a R$600 mil

2,4%

De R$ 601mil a R$700 mil

0,0%

De R$ 701mil a R$800 mil

2,4%

De R$ 801mil a R$900 mil

2,4%

De R$ 901mil a R$1 milhão

0,0%

De R$ 1milhão a R$1.2 mi

0,0%

De R$ 1.3 mi a R$1.5 mi

0,0%

De R$ 1.6 mi a R$ 2 mi

0,0%

De R$ 2.1 mi a R$ 2.5 mi

0,0%

De R$ 2.6 mi a R$ 3 mi

0,0%

De R$ 3.1 mi a R$ 4 mi

0,0%

De R$ 4.1 mi a R$ 5 mi

0,0%

Acima de R$ 5 mi

0,0%

 

Locações em Abril

Locações

%

Casas Alugadas

61%

Apartamentos Alugadas

39%

 

Casas alugadas

Dormitórios

Percentual

Quitinete

0,0%

1 Dorm.

0,0%

2 Dorm.

27,8%

3 Dorm.

66,7%

4 Dorm.

5,6%

5 ou mais Dorm.

0,0%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

5,6%

51 a 100 m²

33,3%

101 a 200 m²

44,4%

201 a 300 m²

11,1%

301 a 400 m²

0,0%

401 a 500 m²

0,0%

acima de 500 m²

5,6%

 

Aptos Alugados

Dormitórios

Percentual

Quitinete

0,0%

1 Dorm.

22,2%

2 Dorm.

33,3%

3 Dorm.

44,4%

4 Dorm.

0,0%

5 ou mais Dorm.

0,0%

 

Área útil

Percentual

1 a 50 m²

33,3%

51 a 100 m²

22,2%

101 a 200 m²

33,3%

201 a 300 m²

0,0%

301 a 400 m²

0,0%

401 a 500 m²

11,1%

acima de 500 m²

0,0%

 

Casas e aptos alugados

Modalidade

Porcentagem

Fiador

41,0%

Depósito caução

13,1%

T. de Capitalização

3,3%

Seguro Fiança

37,7%

Outros

4,9%

 

Localização

Percentual

Central

31,1%

Nobre

35,1%

Demais Regiões

33,8%

 

Motivo da mudança

Percentual

Mudou para um aluguel mais caro

30,0%

Mudou para um aluguel mais barato

20,0%

Mudou sem dar justificativa

50,0%

 

Desconto concedido Casa / Apartamento

Percentual

Mesmo valor anunciado

40,7%

Desconto de até 5%, ABAIXO do Anunciado

25,9%

Desconto de 6% a 10%, ABAIXO do Anunciado

29,6%

Desconto de 11% a 15%, ABAIXO do Anunciado

3,7%

Desconto de 16% a 20%, ABAIXO do Anunciado

0,0%

Desconto de 21% a 25%, ABAIXO do Anunciado

0,0%

Desconto de 26% a 30%, ABAIXO do Anunciado

0,0%

Desconto maior que 30%, ABAIXO do Anunciado

0,0%

 

Valor Aluguel Casa/apto

Percentual

Até R$500

0,0%

de R$501 a $750,00

0,0%

de R$751 a $1.000,00

7,7%

de R$1.001,00 a R$1250,00

30,8%

de R$1.251,00 a R$1500,00

3,8%

de R$1.501,00 a R$1750,00

7,7%

de R$1.751,00 a R$2.000,00

11,5%

de R$2.001,00 a R$2.500,00

15,4%

de R$2.501,00 a R$3.000,00

3,8%

de R$3.001,00 a R$3.500,00

3,8%

de R$3.501,00 a R$4mil

3,8%

de R$4.001,00 mil a R$5mil

11,5%

Mais e R$5mil

0,0%

 

 

Evolução de venda e locação 2025

Mês

Variação/Vendas

Variação/Locações

Janeiro

- 0,30%

-1,10%

Fevereiro

-12,78%

+106,20%

Março

-39,37%

-20,79%

Abril

+55,09%

+48,96%

Acumulado 2025

+2,64%

+133,27%

Cesar Alves Ferragi, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades do Campus Sorocaba, apresentou a pesquisa em evento nacional do Fórum de Empresas e Direitos LGBT

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa desenvolvida por Cesar Alves Ferragi, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Fundação da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA Foundation) e a Casa Cênica Produtora Artística, mapeou o perfil e identificou práticas de viagem de turistas LGBTI+ no Brasil. O estudo buscou compreender tendências de comportamento desse público, contribuindo para a construção de políticas e ações mais inclusivas no setor de turismo.

Conduzido entre maio e agosto de 2024, o levantamento resultou no "Relatório de Pesquisa sobre Turismo LGBTI+ no Brasil". A coleta de dados ocorreu presencialmente, durante a Feira Cultural da Diversidade LGBT+ da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, e também via formulário online, amplamente divulgado em redes sociais de instituições parceiras. No total, 405 pessoas responderam ao questionário.

Entre os principais resultados, destaca-se que a maior parte dos participantes está na faixa etária de 35 a 44 anos (30,1%), seguida pelo grupo de 25 a 34 anos (28,1%). A maioria se identifica como pessoa cisgênera (90%), sendo 61,5% homens e 28,6% mulheres. Pessoas trans representam 2,9% dos respondentes, enquanto outras identidades de gênero, como não-binária e fluida, somam cerca de 2,7%.

Em relação à orientação sexual, predominam os homossexuais (69,1%), seguidos por bissexuais (15,3%), heterossexuais (9,1%) e pansexuais (4,7%). Geograficamente, a maioria das respostas veio do estado de São Paulo (68,4%), seguido por Rio de Janeiro (5,2%) e Distrito Federal (4,2%). Essa concentração se explica pela aplicação presencial na capital paulista e pela divulgação online realizada, em sua maior parte, por instituições sediadas neste estado.

Quanto à escolaridade, 30,1% dos respondentes possuem Ensino Superior completo - o dobro da média brasileira, que está na casa dos 15% - e 26,9% alguma especialização. 

Práticas turísticas do público LGBTI+ e desafios
Além do perfil sociodemográfico, a pesquisa revelou aspectos sobre as práticas turísticas desse público. A maioria declarou viajar prioritariamente a lazer (81,7%), sendo que 58,5% já priorizam destinos identificados como LGBTI+ friendly - ou seja, que oferecem maior segurança e acolhimento. Por outro lado, cerca de 37% relataram já ter deixado de viajar ou alterado os planos por receio de discriminação.

"As pessoas querem viajar relaxadas, podendo ser quem são", analisa Ferragi. Para ele, essa busca por autenticidade impacta diretamente na escolha dos destinos: "87% dos respondentes sinalizaram que segurança e acolhimento são fatores fundamentais na seleção dos destinos e meios de hospedagem".

Outro dado relevante é que 30% viajam com a família. "Quando acolhemos bem os viajantes LGBTI+, e também as famílias que os apoiam, promovemos um ambiente mais inclusivo e acolhedor - e isso é fundamental", afirma.

Além disso, 42,7% dos participantes afirmaram utilizar redes sociais e plataformas digitais específicas da comunidade LGBTI+ para buscar informações sobre destinos e acomodações. Experiências anteriores de discriminação influenciam diretamente o planejamento e a escolha de roteiros, o que, segundo o pesquisador, "reforça a importância de ambientes mais inclusivos, com políticas públicas e estratégias de marketing turístico que considerem as especificidades desse público".

Nesse sentido, Ferragi aponta lacunas identificadas pela pesquisa: "O que falta, segundo as respostas? Falta segurança; relaxamento; tranquilidade. Falta representatividade - as pessoas querem ver pessoas como elas trabalhando ali naquele hotel, no setor turístico. E falta também serviços e funcionários preparados para atender as pessoas LGBTI+".

A principal contribuição do estudo está em oferecer um panorama atualizado e empírico sobre o comportamento de turistas LGBTI+ no Brasil, um tema ainda pouco explorado academicamente no país. Embora de caráter exploratório, o levantamento fornece subsídios para agentes públicos e privados interessados na promoção de práticas de acolhimento, redução de barreiras e desenvolvimento de ações afirmativas no setor, com foco na promoção dos direitos humanos e no combate à discriminação.

"É papel da universidade contribuir com esse diálogo, construindo conhecimento para a sociedade. Ela precisa dialogar com as empresas, com a sociedade, e trazer educação laica, democrática, gratuita, com o acesso que precisamos", finaliza.

O estudo foi apresentado por Ferragi no Fórum de Empresas e Direitos LGBT, evento nacional que reúne representantes do setor público, privado e da sociedade civil para debater políticas e práticas inclusivas voltadas à comunidade LGBTI+. A participação do docente ocorreu no painel "A arte da hospitalidade: recebendo bem viajantes LGBTI+", que contou com mediação de Catarina Costa, embaixadora do Comitê LGBTI+ da Accor no Brasil. 

A gravação completa do evento está disponível no canal do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e pode ser acessada no YouTube (youtube.com/watch?v=ybT2GLXE0m8). Já o relatório completo está disponível para acesso em https://bit.ly/relatorio-turismo-lgbti.

Ação conjunta no bairro Jardim do Lago reuniu diversas Secretarias, voluntários e moradores em um grande esforço por uma cidade mais limpa e consciente.

 

DESCALVADO/SP – A Prefeitura Municipal de Descalvado realizou no último sábado (31) a primeira edição da operação “Descalvado + Limpa”, um grande mutirão de limpeza e revitalização urbana. A ação ocorreu no bairro Jardim do Lago e contou com a participação ativa de moradores, voluntários e servidores municipais. Durante o mutirão, as equipes realizaram poda de árvores, limpeza de ruas, calçadas, terrenos e pontos de descarte irregular de lixo. O objetivo da ação foi não apenas promover melhorias visíveis no ambiente urbano, mas também estimular a conscientização coletiva sobre a importância do cuidado com o espaço público.

Segundo a Prefeitura, o descarte irregular de lixo representa um problema recorrente e prejudicial para a cidade. Além de causar impactos ambientais e de saúde, essa prática gera custos significativos aos cofres públicos, recursos que poderiam ser investidos em áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

“Essa foi uma demonstração clara do que podemos fazer quando unimos forças. A presença da comunidade, das nossas equipes e das lideranças mostra que todos têm um papel fundamental na construção de uma Descalvado mais limpa e digna”, afirmou o prefeito Luisinho Panone durante a ação.

A Prefeitura reforça que o sucesso do “Descalvado + Limpa” depende da colaboração contínua da população e lembra que o compromisso com a limpeza da cidade é uma responsabilidade compartilhada. Novas edições do mutirão já estão previstas para outros bairros do município.

Prefeito Netto Donato e vice Roselei Françoso cumprem missão institucional na Argentina

 

SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes, irá assumir, a partir de terça-feira, 3 de junho, como prefeito em exercício, uma vez que o prefeito Netto Donato e o vice-prefeito Roselei Françoso irão cumprir uma agenda institucional na Argentina. O primeiro vice-presidente da Câmara, Bruno Zancheta irá assumir a presidência da Câmara Municipal durante o período, sendo um dos vereadores mais jovens a presidir o legislativo.

Lucão Fernandes, presidente da Câmara Municipal, declarou: “É uma grande surpresa para mim, e sei da responsabilidade que é cuidar da cidade nesse período. Vamos procurar conduzir da melhor forma possível, com o apoio de uma equipe executiva altamente competente, garantindo a continuidade dos serviços e a manutenção das ações da gestão”.

A convite do governo da cidade de Armstrong e da província de Santa Fé, o prefeito Netto Donato e seu vice-prefeito Roselei Françoso irão cumprir uma agenda institucional, participando de uma feira de agronegócio e visitando uma empresa parceira da Piccin Máquinas Agrícolas, sediada em São Carlos. A agenda será cumprida sem acarretar custos aos cofres da Prefeitura de São Carlos.

Dando destaque para a importância da missão internacional do prefeito e do vice, Lucão ressaltou que “enquanto eles trabalham em outro país em busca de investidores e novas oportunidades para o desenvolvimento da cidade, nosso compromisso é manter tudo em pleno funcionamento por aqui”. “Como servidor público, acredito que tudo tem seu tempo na vida. Esta é uma oportunidade que ficará marcada na minha trajetória como homem público, e tenho certeza de que um dia meus netos se orgulharão do avô que tiveram”, finalizou.

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