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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO CARLOS/SP - A UFSCar foi um dos destaques da Fórmula SAE Brasil, que aconteceu entre os dias 1º e 4 de agosto, em Piracicaba, no interior paulista. E a UFSCar esteve bem representada pela equipe Dinamo E-Racing. 

A Fórmula SAE Brasil em como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de um projeto completo: um veículo do tipo Fórmula. Durante três dias, ocorrem testes estáticos e dinâmicos com os carros, com o objetivo de avaliar o desempenho de cada projeto na pista. Além disso, as equipes apresentam suas propostas técnicas, incluindo detalhes sobre o projeto, custos e também uma apresentação de marketing.

As equipes são compostas por estudantes de graduação e de pós-graduação de universidades e faculdades do Brasil e conta com a participação especial de algumas instituições da América Latina. A competição é separada entre categoria de carros elétricos e carros à combustão, com premiação separada. A Dinamo E-Racing, da UFSCar participou na categoria carros elétricos, ficando em 10° lugar no geral.  

O carro que participou da competição está sendo projetado desde outubro de 2023 e está sendo fabricado desde fevereiro de 2024. "Embora já em fase de manufatura, a equipe participou sem levar o carro completo, pontuando apenas nas fases estáticas. A Business Case, fase que simulamos um projeto de inovação sendo apresentado a investidores, foi onde mais nos destacamos, conquistando o 6° lugar nacional com o projeto e empatando junto a atual vencedora geral com o projeto de roda de fibra de carbono via infusão à vácuo desenvolvido junto ao Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa). Apresentamos nosso design de projeto sem pontuar, já que não temos o carro funcional, contudo tivemos feedbacks positivos que mostram o potencial do projeto", explicou Arthur Davi Hubinger, do time Administrativo. 

"O resultado foi excelente. Estamos extremamente contentes por representar nossa Universidade e nos classificarmos entre as 10 melhores do país! Estar em uma posição tão elevada em um cenário competitivo e sem ainda um carro manufaturado para correr mostra que estamos no trilho certo e que a tendência é elevarmos cada vez mais o nível quando nosso carro estiver nas pistas. Queremos trazer o pódio para a UFSCar", completou.

Sobre a equipe
A Dinamo foi criada em 2014, criando um protótipo de kart elétrico junto ao Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) para entendimento geral de um carro. 

A equipe é formada por três times com áreas internas: Elétrica - Powertrain, responsável pela parte de alta tensão do carro, que envolve o carregamento e motorização, e Electrical, responsável pela baixa tensão do carro, envolvendo sensores, cabeamento e segurança do piloto; Mecânica - Estrutura, responsável pelo chassi e aerodinâmica do veículo, Suspensão, responsável pelo comportamento do carro em curvas, além de ser responsável pela dirigibilidade, e Freio, responsável pela segurança e ergonomia do piloto; e Administrativo - Marketing, responsável pela divulgação da equipe através de parcerias, Instagram e LinkedIn, divulgando a UFSCar, a equipe e a comunidade de Fórmula, Relações Externas, responsável pela formação e manutenção das parcerias da equipe, que é um dos principais meios de aquisição financeira da equipe e meios de divulgação no ramo empresarial e automobilístico,  Financeiro, responsável por gerenciar toda entrada e saída de recursos da equipe, e Gestão de Pessoas, responsável por gerir eventos de integração, a comunidade interna da equipe e o regimento junto ao Capitão. 

A equipe conta com 42 alunos de graduação dos mais diversos cursos que se organizam entre os cargos de Capitão, Gerentes, Diretores e Membros, e com o apoio dos professores Mario Sacomano Neto, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) e Paulo Ubaldo (DEE).

Mais informações sobre a equipe podem ser obtidas no Instagram (@dinamoeracing) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ARARAQUARA/SP - Nesta sexta-feira, 09 de agosto, o comércio de rua de Araraquara vai funcionar até às 22 horas diante das comemorações ao Dia dos Pais no próximo domingo.

Já no sábado, 10 de agosto, véspera do Dia dos Pais, as lojas funcionarão até as 17h. Shoppings centers e supermercados seguem operando em horário normal.

 

PORTAL MORADA

SÃO CARLOS/SP - A  EcoNoroeste informa o cronograma, no período de 07/08 a 11/08/2024, de obras, intervenções, manutenções e principais melhorias na rodovias Washington Luís (SP-310), para preservar e garantir a segurança viária dos usuários. As obras diurnas acontecem das 7h às 17h e as obras noturnas das 21h às 7h.

                      O cronograma está sujeito a alteração e pode ser acompanhado pelo Instagram da EcoNoroeste @_econoreste.

 

Obras de pavimento que acontecem de 07 a 11/08

 

·       Quarta-feira 07/08

SP 310 - Rod. Washington Luís

São Carlos KM 228 (noturno, sentido interior)

Matão KM 312 (diurno, sentido capital e interior)

Mirassol KM 446 (noturno, sentido capital)

Taquaritinga KM 346 a 362 (diurno e noturno, sentido capital e interior)

Agulha KM 326  (noturno, sentido interior)

 

·       Quinta-feira 08/08

SP 310 - Rod. Washington Luís

São Carlos KM 228 (noturna, sentido interior)

Matão KM 317 (diurna, sentido capital)

Matão KM 312 (diurna, sentido interior)

São José do Rio Preto KM 442 (noturna, sentido capital)

Taquaritinga KM 295 a 337 (diurna, sentido capital)

Agulha KM 347 (noturna, sentido interior e capital)

Catiguá KM 377 (noturna, sentido interior)

 

·       Sexta-feira 09/08

SP 310 - Rod. Washington Luís

São Carlos KM 228 (noturna, sendito interior)

Taquaritinga KM 330 (diurna, sentido capital e interior)

São José do Rio Preto KM 442 (noturna, sentido capital)

Santa Adélia KM 350 (diurna, sentido capital)

Matão KM 312 ( diurna, sentido capital)

 

·       Sábado  10/08

SP 310 - Rod. Washington Luís

KM 428 a 450 (diurna, sentido capital)

KM 439 (noturno, sentido capital)
 

·       Domingo  11/08

SP 310 - Rod. Washington Luís

Cedral KM 428 a 450 (diurna, sentido capital)

São José do Rio Preto KM 439 (noturno, sentido capital)

 

Serviços gerais que acontecem de 05 a 09/08
Sinalização horizontal e vertical, manutenção e conserva
 

SP 310 - Rod. Washington Luís

São Carlos - KM 228 (dois sentidos, diurno)
Matão – KM 293 (dois sentidos, diurno)
Taquaritinga KM 325 (dois sentidos, diurno)
São José do Rio Preto KM 435 (sentido capital, diurno)
Mirassol KM 452 (sentido capital, diurno)
Cedral KM 435 – KM 454 - (sentido capital, diurno)

 

 

 

 

EUA - Pequenos negócios ainda são parcela pequena na plafatorma, que tem grande potencial na divulgação de serviços e produtos. Os empresários e empreendedores não precisam fazer dancinhas no TikTok, mas podem acabar "dançando" na disputa pela atenção (e conversão) de consumidores se não incluírem a plataforma na sua estratégia de marketing digital.

Em 2024, os vídeos on-line seguem firmes no gosto do público. Como mostra o estudo Inside Video, da Kantar Ibope Media, 41% dos brasileiros conectados prestam mais atenção aos anúncios em vídeo que em outros tipos de anúncios on-line.

O formato também tem se provado eficaz tanto para atrair tráfego como para criar conexão com o público. Outro estudo, desta vez da americana Wyzowl, aponta que 91% dos entrevistados preferem assistir um vídeo para aprender mais sobre um produto ou serviço e que 82% já foram convencidos a fazer uma compra por conta de um vídeo.Plataformas como TikTok, Instagram e YouTube explicam o crescimento consistente do vídeo marketing. Cada uma delas tem suas próprias características e audiências. Para pequenos negócios, no entanto, existe uma variável importante que costuma passar despercebida na hora de investir em marketing digital.

Segundo a pesquisa "Transformação Digital nos Pequenos Negócios", realizada pelo Sebrae, 64% dos empreendedores brasileiros têm perfil no Instagram, mas apenas 3% estão apresentando seus produtos e serviços no TikTok. "É essencial que empresários e empreendedores fiquem atentos às novas tendências. Chegar primeiro ou produzir conteúdo autêntico são diferenciais competitivos em qualquer área no mercado hoje em dia", diz Tiago Tessmann, especialista em marketing digital, sócio da agência Blueberry e criador do método Conversão Extrema.

 

Vídeos curtos são mais recomendados e visualizados

O YouTube continua como uma plataforma essencial para conteúdos mais longos e informativos. Já o TikTok se destaca pela sua capacidade de viralização rápida e pelos vídeos curtos, que busca uma interação mais direta e criativa com o público.

Com duração média de 15 a 60 segundos, os vídeos curtos são apontados pela Hubspot como o formato mais popular hoje no marketing digital. Além de ser utilizado por mais de 44% dos profissionais da área, é o que oferece o maior retorno sobre o investimento. Não é à toa que 56% dos profissionais na plataforma TikTok pretendem elevar os investimentos na área, mais do que qualquer outra plataforma. "O formato é perfeito para o consumo em celulares e para a atenção cada vez mais curta dos usuários", ressalta Tessmann.

O especialista lembra que muitos empresários e empreendedores perdem oportunidades porque esperam condições perfeitas para começar a investir em vídeos.

Neste contexto, "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", a famosa frase do cineasta brasileiro Glauber Rocha encaixa-se perfeitamente no dinâmico universo das vendas on-line.

O TikTok é uma ótima ferramenta para demonstrar como um produto pode resolver um problema comum. Dicas rápidas, vídeos explicativos e depoimentos também são formatos importantes para construir credibilidade e influenciar na decisão de compra.

Outro ponto importante é que vídeos ajudam a humanizar a marca e a criar uma conexão emocional com o público, o que traz resultados no longo prazo. "Como benefício adicional, as plataformas estão priorizando cada vez mais o conteúdo de vídeo, o que traz maior alcance e engajamento orgânico", afirma o especialista.

 

Comportamento no TikTok

Pelo ponto de vista dos empresários e empreendedores, faz sentido investir num perfil do TikTok. Mas como os usuários brasileiros do TikTok enxergam a presença das marcas na plataforma?

A pesquisa TikTok no Brasil, realizada em março de 2024 pelo Opinion Box, ajuda a responder a esta dúvida: 68% dos usuários ouvidos acreditam que o TikTok pode aproximar pessoas e empresas.

Outro dado interessante é que 37% deles gostam de utilizar o TikTok para assistir vídeos de marcas e empresas. A pesquisa também revela que conteúdo informativo tem espaço na plataforma: 31% dos entrevistados gostam de assistir reviews de produtos, sendo que um de cada três usuários revelou já ter comprado um produto ou serviço que conheceu ali. "A plataforma desponta pelo enorme potencial como vitrine on-line. Se a estratégia de marketing digital for bem feita, o resultado é certo", conclui Tiago Tessmann.

Dicas de Tiago Tessmann, especialista em Marketing digital, para a criação de vídeos curtos envolventes

1. Priorizar a gravação no formato vertical que é o mais adequado para celulares;

2. Ser criativo, autêntico e direto;

3. Inserir legendas para garantir que a mensagem seja entendida mesmo sem som;

4.Não ter medo de experimentar com humor, música e efeitos visuais.

 

 

POR FOLHAPRESS

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