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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO CARLOS/SP - A Fábrica de Artefatos de Cimento e a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, Roberto Carlos Martinez, da PROHAB – Progresso e Habitação, da Prefeitura de São Carlos, voltaram a funcionar nesta quarta-feira, 06/11, depois de um longo período de desativação. O Ministério Público ajudou com a aquisição da máquina pá carregadeira, destinando verba proveniente de multas ambientais (cerca de R$ 300 mil), e o SAAE São Carlos contribuiu anteriormente com a cedência de uma máquina e, agora, também com um servidor da autarquia para repassar  experiência em operação máquinas pesadas.

Nesta unidade, podem ser processadas cerca de 50 toneladas de entulho por dia. Areia, pedra, pedrisco, rachão e bica corrida, resultantes da trituração geram economia para a Prefeitura que não precisa gastar com esse tipo de compra para manutenção de estradas rurais, operação tapa-buraco e construção de bancos, mesas e acentos, além de demais equipamentos para passeios, praças e jardins públicos, como blocos e canaletas, por exemplo.

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto, disse que iniciativa como esta do Ministério Público contribui de forma significativa com a cidade de São Carlos. “A capacidade de operação diária é fantástica e, por isso, é muito importante para todos que trabalham aqui e a cidade de modo geral esta reativação. Assim que a Prefeitura começar a receber dos caçambeiros esses resíduos da construção, isso terá, inclusive, um reflexo positivo no preço da caçamba, que pode ficar mais barato para o consumidor final. Enfim, um passo importante para todos: para a Prohab, para o meio ambiente, para a população e para a cidade de São Carlos”.
Anselmo Campos, diretor da Fábrica de Artefatos e da Usina de Reciclagem da PROHAB, agradeceu ao MP e ao SAAE pela ajuda. “O apoio destas duas instituições, MP e SAAE, foi fundamental. Trabalhamos durante um ano e meio com afinco para isso e, agora, conseguimos. São Carlos ganha muito com esta conquista extraordinária”. 

O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, disse que toda colaboração que pode ser dada pela autarquia para melhorar os índices de cuidado com o meio ambiente sempre será colocada à disposição. “Tudo o que estiver ao alcance do SAAE na direção da melhoria da qualidade de vida dos são-carlenses, não haverá medida de esforço. Afinal, quem é responsável pelo saneamento básico de qualidade (água e esgoto) não pode nem deve esquecer que vários fatores contribuem para isso. E a reciclagem da construção civil tem parcela decisiva neste contexto ambiental. Parabéns a Prohab e parabéns ao Ministério Público”.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que estão abertas as pré-matrículas para alfabetização e ensino fundamental da EJA (Educação de Pessoas Jovens e Adultos). Podem participar da EJA pessoas jovens, adultas e idosos com idade igual ou superior a 15 anos para o ensino fundamental 1 e 2 que vai até o 9º ano. O principal objetivo é a luta pela superação do analfabetismo.

A pré-matrícula pode ser feita  na Escola Municipal de Jovens e Adultos (EMEJA) Austero Manjerona, localizada na Rua 7 de Setembro, nº 1.767 e também na  Secretaria Municipal de Educação, na Rua Treze de Maio, nº 2.000, na Seção de Apoio a EJA. Para estudar na EJA – Ensino Médio é necessário entrar em contato com a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos.
CPF, RG e comprovante de endereço são os documentos necessários para inscrição. Com esses dados, será possível direcionar os interessados aos polos mais próximos.

De acordo com os organizadores, o EJA  representa fazer parte da jornada de conhecimento e da inclusão. Concluir os estudos é um passo importante para abrir novas oportunidades e enriquecer a vida.

A EJA  oferece educação gratuita para  estudantes jovens e adultos do 1º ao 9º ano com a certificação aos educandos, dividida da seguinte forma: Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) é oferecida pela Escola Municipal de Jovens e Adultos (EMEJA) Austero Manjerona e  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) Arthur Natalino Deriggi, no bairro  Antenor Garcia, Carmine Botta, no Boa Vista e Dalila Galli, no bairro Jockey Clube. 

São Carlos investe na alfabetização e na inserção das pessoas jovens e adultas que estão fora do universo escolar para retornar as aulas, via EJA, com certificação aprovada pelo MEC, contribuindo para a diminuição do analfabetismo, além de promover a transformação na vida dessas pessoas.  

“Temos muitas vagas, o material e alimentação são gratuitos. Os alunos são acompanhados  por profissionais dedicados para atuar na EJA . As ações tem como meta a contribuição para a superação do analfabetismo, promovendo a melhoria da capacitação profissional, da renda familiar e autonomia para poder realizar as suas próprias escolhas”, destacou a secretária municipal de Educação, Paula Knoff.

Outras informações podem ser obtidas na EMEJA  Austero Manjerona, através dos telefones e WhatsApp (16) 3364-2434 ou (16) 3373 – 3222.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que no próximo domingo (10/11), o trânsito será interditado na Avenida São Carlos, no trecho entre as ruas General Osório e Marechal Deodoro e seus cruzamentos em todo o trecho da Avenida São Carlos entre as ruas Dona Alexandrina e Episcopal, das 7h às 18h, devido à realização do III GP PAULISTA DE ROLIMÃ – TAÇA SÃO PAULO CEL. PM JEFERSON JORGE que acontece a partir das 8h, com concentração no Mercado Municipal.

O evento faz parte do calendário oficial do município e conta com a participação de atletas de várias cidades. Portanto, orientamos que neste dia, os motoristas procurem rotas alternativas e evitem as vias mencionadas.

Crescimento da Iguatemi é impulsionado pela alta ocupação, atingindo 95,9% no período, com marcas exclusivas e pela elevação real dos aluguéis, reforçando a performance acima do setor no terceiro trimestre de 2024

 

SÃO CARLOS/SP - A Iguatemi S.A. [B3: IGTI11], uma das maiores companhias full service no setor, com participação em 13 shopping centers, dois premium outlets e quatro torres comerciais, além do e-commerce Iguatemi 365 e das lojas próprias operadas pela i-Retail, chega ao terceiro trimestre de 2024 com evolução nos principais indicadores da companhia. As Vendas Totais atingiram R$ 4,9 bilhões no período, aumentando 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado. 

“Nosso portfólio manteve a evolução acelerada dos últimos trimestres, com as vendas registrando crescimento real de 5,9 pontos percentuais. Ao ajustarmos a comparação, considerando a venda do Iguatemi São Carlos (SAS), o crescimento foi de 10,3%. E seguimos performando acima do setor: em oito meses deste ano, as vendas totais foram 7,9 p.p acima do crescimento médio da indústria segundo dados da ABRASCE. Isso comprova a robustez da nossa marca e a excelência dos nossos ativos, estrategicamente posicionados em segmentos de renda mais resistentes às adversidades econômicas”, afirma Guido Oliveira, CFO da Iguatemi S.A.

O efeito positivo da evolução da taxa de ocupação somado ao aprimoramento contínuo do mix, com operações cada vez mais diferenciadas, refletiram um crescimento maior das vendas mesmas áreas (SAS), chegando a 10,3%, acima do aumento das vendas mesmas lojas (SSS), que atingiram 8,9% no 3T24. Ambos resultados apresentam um crescimento real em relação ao IPCA no período de 5,9% e 4,5%, respectivamente.

Os resultados também contribuíram para continuar com o crescimento real na renovação de contratos de aluguel. Neste terceiro trimestre, o leasing spread de renovação foi de 9,8%, levando a um crescimento dos aluguéis mesmas lojas (SSR) do portfólio de 6,3% e aluguéis mesmas áreas (SAR) de 3,8%. Como o efeito de reajuste IGPM no trimestre foi de 0,6%, o crescimento real do SSR e SAR foi de 5,7% e 3,2%, respectivamente”, reforça Oliveira. Ainda, no trimestre, os níveis de descontos seguiram nos menores patamares dos últimos 10 anos.

A Iguatemi chegou ao 3T24 evoluindo ainda mais sua taxa de ocupação, atingindo 95,9% na média do período, o que representa um aumento de 2,5 p.p. em comparação com o 3T23. “Seguimos fechando as áreas vagas com qualidade, trazendo cada vez mais operações diferenciadas e exclusivas, com a assinatura de lojas inéditas como Le Labo, H&M, Comme de Garçons e Alo Yoga.”, explica o CFO.

O custo de ocupação médio foi de  11,0%, 0,9p.p abaixo do 3T23, nível mais baixo dos últimos 11 anos, o que reforça a saúde dos lojistas presentes no portfólio e permite ao grupo seguir com a reprecificação de aluguéis por meio de leasing spreads positivos. A inadimplência líquida foi negativa em 3,1%, redução de 2,7p.p. em relação ao 3T23.

Excluindo o efeito da linearização, Infracommerce e o resultado do SWAP das ações, o EBITDA ajustado consolidado atingiu 250,8 milhões no 3T24 - aumento de 1,2% versus 3T23, com margem EBITDA ajustado de 77,5%. O FFO ajustado foi de R$ 166,4 milhões, 14,6% acima do 3T23, com margem FFO ajustada de 51,4%.  Ainda, alavancagem da Iguatemi S.A. encerrou o trimestre em 1,67x Dívida Líquida/EBITDA ajustado, 0,13x abaixo do 2T24.

A receita bruta foi de R$ 366,6 milhões no 3T24, crescendo 7,3% versus 3T23. A receita líquida ajustada atingiu R$ 323,8 milhões, aumento de 7,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. A Receita de Aluguel, composta por Aluguel Mínimo, Aluguel Percentual (overage) e Locações Temporárias, teve crescimento de 3,1% em relação ao 3T23, representando 76,5% da receita bruta de shoppings. A receita líquida ajustada atingiu R$ 323,8 milhões no 3T24, crescendo 7,3% versus 3T23.

As operações da i-Retail e Iguatemi 365 somaram uma receita bruta de R$ 41,8 milhões no trimestre, um aumento de 42,6% versus o 3T23. Esse crescimento se deve, principalmente, pelos bons resultados da Loewe, que inaugurou sua primeira loja na América Latina no Iguatemi São Paulo em maio, além de um melhor sortimento de produtos nas lojas.

Destaques do trimestre

A Iguatemi se consolidou como porta de entrada para grandes nomes internacionais, sempre focada em oferecer a melhor curadoria, e isso não foi diferente ao longo do terceiro trimestre de 2024. A Companhia assinou contratos com lojistas inéditos no Brasil, que irão qualificar ainda mais o mix dos empreendimentos. “Em setembro foram assinados os contratos com a varejista sueca de fast fashion H&M e a renomada grife japonesa Commes de Garçons para o Iguatemi São Paulo. Ambas operações estão previstas para inaugurarem no segundo semestre de 2025. Além disso, assinamos para 2025 no JK Iguatemi a primeira loja no Brasil da Alo Yoga, marca que se tornou referência na tendência de athleisure, refletindo um lifestyle mais saudável”, explica o executivo.

Ao longo do terceiro trimestre, a Iguatemi seguiu diligente com a alocação de capital eficiente para o contínuo aprimoramento de seu portfólio. Em 10 de setembro, foi concluído o desinvestimento total do Iguatemi São Carlos (com a saída da administração do empreendimento em 30 de novembro) e a venda de 18% do Iguatemi Alphaville, movimentos que impactaram positivamente o caixa da Companhia em R$ 111,5 milhões (54,4% do valor) e geraram um ganho de capital no EBITDA de R$ 119,5 milhões. Ainda, foi concluída a aquisição de 16,6% do RioSul Shopping Center, em 17 de setembro, com início da administração do empreendimento desde 1º de novembro. A compra foi feita através da aquisição de certificados de recebíveis imobiliários (CRI’s) da vendedora por R$252 milhões, que representa 70% do investimento.

Como parte do processo de gerenciamento do seu passivo (liability management), no final de setembro a Companhia concluiu a 13ª emissão de debêntures no valor total de R$ 300 milhões com taxa de CDI+0,45% a.a., com o objetivo de alongar o prazo médio e reduzir o custo da dívida. A nova captação permitiu o pré-pagamento da 11ª emissão de R$264 milhões, que gerou um ganho real na operação de R$ 2,9 milhões, além de aumentar em 0,8 anos o prazo médio e reduzir em 0,1p.p. o custo da dívida da empresa.

Na mesma linha, o 3T24 também foi marcado pela realização de eventos e ações exclusivas, com iniciativas como Food Spot, Pátio Gourmet e Cine Open Air, proporcionando experiências diferenciadas para atrair o público. Como evento subsequente, vale destacar a 8ª edição do Iguatemi Talks Fashion em outubro, que durante dois dias reuniu um time de palestrantes renomados para falar sobre moda, design, sustentabilidade, diversidade, negócios, wellness, inovação e criatividade no JK Iguatemi.

Ainda, no início de outubro, foi feito o lançamento comercial da expansão do  Iguatemi Brasília, qe terá sua área bruta locável ampliada com a adição de 15,5 mil metros quadrados ao empreendimento, quase 50% a mais em ABL. A expansão abrirá espaço para a chegada de 90 novas lojas, cinco restaurantes, quatro cafés, um salão de cabeleireiro e Alameda Wellness e uma área exclusiva de eventos. O empreendimento é porta de entrada para grandes marcas nacionais e internacionais e se consolidou como o principal polo de consumo de moda, luxo, gastronomia, entretenimento e lazer da região centro-oeste

A companhia chega ao final de 2024 confiante e com boas expectativas para o último trimestre do ano, período tradicionalmente forte para negócio com importantes datas do calendário do varejo como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. “Fechamos os nove meses de 2024 em linha com nosso guidance de resultado, atingindo um crescimento de 5,7% na receita líquida de shoppings, com margem EBITDA de 81,3%. No consolidado, entregamos uma margem EBITDA total 74,9% e CAPEX de R$ 189,0 milhões. Seguiremos na busca pela otimização de nossos empreendimentos, com foco no aumento de rentabilidade e geração de caixa, por meio da contínua qualificação de nosso mix, preenchimento de áreas vagas e criação de uma experiência de consumo diferenciada”, finaliza Guido Oliveira.

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