As atividades, gratuitas e abertas ao público, acontecem das 8 às 17 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos, e as inscrições podem ser feitas presencialmente ou por meio de preenchimento de formulário online (http://bit.ly/2kAZWuV). A iniciativa conta com o apoio do Centro de Formação de Profissionais da Educação (CEFPE) e da Prefeitura Municipal de São Carlos. Mais informações estão na página do evento no Facebook, em http://bit.ly/2muetcm.
Sobre as tertúlias dialógicas
As tertúlias literárias dialógicas são encontros entre pessoas que queiram compartilhar leituras de clássicos da literatura universal, a partir dos princípios da aprendizagem dialógica. A obra é selecionada por consenso entre os participantes, que, a cada encontro, levam os trechos que consideraram mais significativos. Ao compartilharem reflexões e compreensões que emergiram da leitura, as pessoas promovem a criação coletiva de novos conhecimentos sobre temas que permeiam a existência humana. Nas tertúlias, não é preciso ser especialista para ler, desfrutar e comentar a literatura clássica universal.
As tertúlias surgiram na década de 1970, na Espanha, e chegaram ao Brasil em 2002, compondo o projeto de extensão universitária mais antigo do NIASE. É uma ação educativa de êxito desenvolvida em torno de literatura, música ou obras plásticas do acervo clássico universal e, atualmente, é desenvolvida em vários estados brasileiros. O primeiro lugar onde a atividade foi estabelecida foi a Universidade da Terceira Idade, da cidade de São Carlos, sendo a tertúlia dialógica mais antiga do Brasil. A partir dela, homens e mulheres de diferentes idades, ascendências, grupos sociais e graus de escolaridade se juntaram ao movimento internacional "Mil e uma Tertúlias pelo Mundo". Posteriormente, foram criadas tertúlias em escolas municipais de São Carlos, em turmas de crianças, jovens e adultos.
Desde 2013, em parceria com o Instituto Natura, as tertúlias dialógicas vêm sendo estendidas a diferentes escolas e entidades de vários estados brasileiros, bem como a outros países da América Latina. Mais informações estão em www.niase.ufscar.br.