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Redação

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 Jornalista/Radialista

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Levantamento da Acirp aponta que setor de comércio e serviços responde por 84% do montante a ser pago aos trabalhadores

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A economia de Ribeirão Preto receberá uma injeção significativa de recursos com o pagamento do 13º salário em 2024.  

O montante bruto é estimado em R$ 735.047.969,18, o que corresponde a R$ 646.842.212,88 após a dedução da alíquota de 12% do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam que a cidade conta com 247.416 trabalhadores ativos aptos a receber o benefício.  

Conforme estudo realizado pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (IEMB-Acirp), o setor de comércio e serviços responde por 84% do montante total a ser pago. Juntos, os dois segmentos somam aproximadamente R$ 621 milhões em 13º salário, beneficiando 206.489 trabalhadores.  

Ainda segundo estimativa do IEMB-Acirp, aproximadamente R$ 519,8 milhões do montante total do salário adicional pago aos empregados deverão ser destinados ao consumo. 

“Essa injeção de recursos tem um efeito multiplicador importante, especialmente em setores como o comércio e serviços que são diretamente beneficiados pelo aumento no consumo”, avalia o analista do IEMB-Acirp Lucas Ribeiro. 

O pagamento do 13º é dividido em duas parcelas, sendo a primeira (50% do valor bruto) paga até 30 de novembro e a segunda, com os descontos, até 20 de dezembro. A expectativa é que R$ 367,5 milhões sejam desembolsados pelos empregadores na primeira parcela e outros R$ 279,3 milhões na segunda, já considerando as deduções. 

 

Crescimento do mercado de trabalho 

 

O estudo do IEMB-Acirp aponta um crescimento de 16,03% na injeção total de recursos do 13º salário em relação ao ano anterior, o que coloca 2024 como o ano de maior impacto econômico desde 2021, quando o benefício atingiu a marca de R$ 733,2 milhões. 

“Este aumento é atribuído, principalmente, ao crescimento do mercado de trabalho em Ribeirão Preto”, destaca Ribeiro. 

Agropecuária e indústria registraram os maiores crescimentos percentuais no valor do 13º salário, com elevações de 64,58% e 19,4%, respectivamente, em relação ao ano anterior.  

Por outro lado, a construção civil apresentou o aumento mais modesto, de 2,35%, influenciado pela queda no salário médio e pelo tímido crescimento no número de empregados.

SÃO CARLOS/SP - Na sequência da “Série de Concertos USP” que assinala, desde março último, as comemorações dos 30 anos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a USP Filarmônica apresenta no próximo dia 30 de outubro, às 20h00, na sede-social do São Carlos Clube – Av. São Carlos, 1919 -, atendendo a que, por motivos técnicos, este concerto não se poderá realizar no Saguão do Centro de Convenções localizado na Área-2 do Campus USP São Carlos.

Assim, em seu penúltimo concerto, a USP Filarmônica apresentará a “Orquestra de Estudantes da FFCLRP-USP” sob a regência do Maestro Lucas Eduardo da Silva Galon e com a participação dos solistas Raquel Paulin (soprano), Juliana Taino (mezzo-soprano) e Samuel Silva (violoncelo).

Neste concerto serão interpretadas as seguintes obras:

 

Homero de Sá Barreto (1884-1924)

Romance para violoncelo solo e orquestra – com orquestração de Lucas Eduardo da Silva Galon;

 

Anônimo pradense do século XIX

Duas Modinhas Pradensespesquisa de Adhemar Campos Filho e George Olivier Toni (Lira Ceciliana de Prados, MG), com harmonização e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi;

 

Lucas Eduardo da Silva Galon (*1980)

Busque Amor Novas Artes, Novo Engenho para mezzo-soprano solista – soneto de Luís Vaz de Camões (ca.1524-1579 ou 1580);

 

Claudio Santoro (1919-1989)

Com poemas de Vinícius de Moraes (1913-1980) e orquestrações de Rubens Russomanno Ricciardi

- Amor em Lágrimas para mezzo-soprano solista;

- Ouve o Silêncio para soprano solista;

 

Rubens Russomanno Ricciardi (*1964)

Agora que Sinto Amor para soprano solista – com poema de Fernando Pessoa (1888-1935);

 

Henrique Alves de Mesquita (1830-1906)

Os Beijos de Frade – Lundum para soprano solista – com letra de Eduardo Diniz Villas-Boas (?-1891) e arranjo de Rubens Russomanno Ricciardi;

 

Dolores Duran (1930-1959)

A Noite do Meu Bem para soprano solista – com orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi;

 

José Gustavo Julião de Camargo (*1961)

Venid a Sospirar para mezzo-soprano solista invenção musical sobre canção do século XVI: Venid a Sospirar al Verde Prado do Cancioneiro de Elvas, Portugal;

 

Rubens Russomanno Ricciardi (*1964)

- Lilia, oh Lilia! – Minueto para mezzo-soprano solista – com poema do cancioneiro de Domingos Caldas Barbosa (Lereno Selinuntino) (ca.1740-1800);

- Lundum da Nhanhazinha para mezzo-soprano solista, com cantus firmus de Gilberto Mendes (1922-2016) e poema do cancioneiro de Domingos Caldas Barbosa (Lereno Selinuntino) (ca.1740-1800);

 

Lupcínio Rodrigues (1914-1974)

Felicidade para soprano e mezzo-soprano solistas – com orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi;

 

Raquel Paulin (soprano) – formada pela Escola Municipal de Música de São Paulo, foi premiada no Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. Vem atuando, em especial, como solista no Theatro São Pedro e no Theatro Municipal, em São Paulo, em inúmeras récitas de ópera e concertos sinfônicos. No seu repertório constam papéis como Lucy, na ópera The Telephone de Gian Carlo Menotti; Lauretta, em Gianni Schicchi de Giacomo Puccini; e Cecy, em Il Guarany de Antônio Carlos Gomes. Recentemente, atuou como solista das orquestras de Campinas e do Paraná, bem como da USP Filarmônica, em especial pela 56º edição do Festival Música Nova “Gilberto Mendes”, em Ribeirão Preto.

 

Juliana Taino (mezzo-soprano) – graduada pela Faculdade de Artes Alcântara Machado em São Paulo. Integrou o Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo e a Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Venceu os concursos Jovens Solistas da Fundação Clóvis Salgado, Maria Callas, Linus Lerner e da Academia de Ópera de Florença. Atuando desde 2011, já foi solista, entre outros, do Theatro Municipal de São Paulo, do Palácio das Artes em Belo Horizonte e do Theatro São Pedro em São Paulo. Em 2023, debutou no Festival de Ópera do Amazonas com Anna Bolena (Donizetti) e no Teatro Colón de Buenos Aires em Il Turco in Italia.

 

Samuel Eduardo da Silva (violoncelo) – iniciou seus estudos no Projeto Guri, com Ladson Bruno Mendes e Robson Fonseca. Licenciado em música pelo Centro Universitário Claretiano, é hoje bacharelando pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP (na classe do professor André Micheletti) e mestrando pela UFRN (sob orientação de Fabio Presgrave). Atualmente leciona na ALMA (Academia Livre de Música e Artes - Polo Guará) e CEMART (Barretos). É músico da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos e bolsista da USP Filarmônica.

 

O Maestro:

 

Lucas Eduardo da Silva Galon (maestro convidado) – Professor doutor do Departamento de Música da FFCLRP-USP, é compositor, multi-instrumentista, maestro e escritor/pesquisador na linha de pesquisa da Poíesis Crítica. É doutor, mestre e graduado em Música pela ECA-USP, com pós-doutorado pela FFCLRP-USP (Filô). Foi docente da UNAERP e da CECH-UFSCar. Foi diretor artístico da Academia Livre de Música e Artes (ALMA) e da Instituição Aparecido Savegnago, bem como coordena o projeto USP Música-Criança em São Joaquim da Barra. É diretor artístico do Festival Música Nova “Gilberto Mendes” e autor, entre outros, do livro Villa-Lobos - Conceitos Fundamentais, pela Fundação do Livro de Ribeirão Preto. Recentemente, numa parceria da ALMA com a USP Filarmônica, regeu a sua ópera The Young King (com libreto inspirado em obra de Oscar Wilde) em estreia mundial.

 

Os ingressos antecipados para este concerto – com entrada livre e gratuita – estarão sendo distribuídos no dia 29 de outubro, na Assessoria de Comunicação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) entre as 09h00/11h30 e 14h00/17h30, e no dia do evento, na sede-social do São Carlos Clube - Av. São Carlos, 1919 -, entre as 18h30/19h55.

De acordo com o INCA, Brasil deve registrar cerca de 74 mil novos casos da neoplasia em 2024; maiores taxas são apontadas nas regiões Sul e Sudeste do país

 

SÃO PAULO/SP - O cenário do câncer de mama no Brasil e no mundo traz números expressivos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença contabiliza 2,3 milhões de casos por ano e, em 95% dos países, a neoplasia é a primeira ou segunda causa de morte feminina.
 
No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica que os tumores de mama respondem por cerca de 10% (73.610) dos 704 mil novos diagnósticos de câncer esperados para 2024, sendo as maiores taxas de registro nas regiões Sul e Sudeste. 
 
Diante desta dimensão, o câncer de mama ainda gera muitas dúvidas, assim como informações equivocadas. Para desmistificar alguns conceitos, o oncologista Diocésio Andrade, da Oncoclínicas Ribeirão Preto, aborda os principais mitos e verdades sobre o assunto. 

- Toda mulher com câncer precisa fazer a retirada das mamas?
Mito – A indicação formal da remoçãodas mamas acontece em dois cenários: em casos de mutação dos genes BRCA1/BRCA2 ou em pacientes que realizaram previamente a radioterapia para tratamento de linfoma na região do mediastino. Na ausência dessas duas situações, a necessidade de retirada das mamas deve ser discutida com o mastologista levando em consideração o tamanho e estágio do tumor. 
 
Existem duas opções de cirurgias: a conservadora (quadrantectomia), que remove o quadrante onde está o tumor, preservando o restante da mama; e a mastectomia, que retira toda a glândula mamária, sendo indicado em situações de tumores maiores ou em mulheres com risco elevado de recorrência da doença. 
 
- Quem já teve câncer de mama pode colocar silicone?
Verdade - Pacientes que trataram câncer de mama e foram submetidas a cirurgias de remoção parcial ou total dos seios podem realizar procedimentos estéticos de forma segura, seja com uso de prótese ou com outros métodos disponíveis, como a inserção de músculo ou gordura da própria paciente. Inclusive, está se tornando comum a realização de cirurgia plástica reparadora no mesmo momento da retirada do tumor. 
 
- A reconstrução mamária é indicada para toda paciente?
Mito - Este tipo de cirurgia não é indicado para toda mulher que teve câncer de mama, a recomendação depende de cada caso e do estágio da doença.
 
- Amamentar diminui os riscos da doença?
Verdade - Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Além disso, alguns processos que ocorrem durante a amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético diminuindo assim as chances de câncer de mama na mulher.
 
- A mulher pode amamentar depois da reconstrução mamária?
Mito - Após a mastectomia, a amamentação não é mais viável. A cirurgia retira todo o tecido mamário, incluindo as estruturas necessárias para a lactação. Entretanto, em casos da retirada de apenas uma das mamas, tendo a outra preservada, é possível amamentar normalmente com o seio saudável.
 
- Quem usa prótese de silicone pode fazer mamografia?
Verdade – A cápsula fibrosa que se forma em volta do implante pode tornar o tecido mais rígido e dificultar a execução do exame, mas não o impossibilita de ser realizado. É importante que quem possui prótese avise ao técnico radiologista para que ele saiba posicionar a mama corretamente para exercer menor pressão sobre o seio.
 
- O câncer de mama tem cura?
Verdade – Cada paciente deve ser analisada individualmente e quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de cura. Entretanto, os avanços em cirurgias oncológicas e novas terapias garantem altos índices de bons resultados no tratamento. 

Shopping prepara atividades para entrar no clima do Dia das Bruxas; Programação é gratuita e tem vagas limitadas
 
 

SÃO CARLOS/SP - Para homenagear o Halloween, data temática que rende sempre boas histórias, e garantir a diversão da criançada, o Iguatemi São Carlos preparou atividades especiais para este final de semana. A tarde de sábado, 26 de outubro, contará com uma programação variada, incentivando a criatividade e movimento dos pequenos.
 
O destaque vai para a ‘Caça aos Doces’, brincadeira inspirada na tradição infantil de pedir “doces ou travessuras” pelas casas. As crianças, acompanhadas de seus responsáveis, poderão percorrer um circuito pelas lojas participantes no empreendimento em busca dos tão aguardados doces. A cada parada, elas receberão um doce e o mapa será carimbado pelo lojista, comprovando a passagem por aquele estabelecimento. Além disso, o shopping disponibilizará um espaço exclusivo onde os pequenos poderão ter as pinturas faciais dos seus personagens preferidos. 
 
As atividades serão gratuitas, abertas ao público e acontecerão das 14h às 16h, na rotatória da Samsung. A ‘Caça aos Doces’ terá vagas limitadas para garantir a qualidade da brincadeira e, para participar, basta comparecer ao balcão no local do evento e realizar a inscrição. 
 
Serviço:
Halloween | Iguatemi São Carlos
Data: dia 26/10, sábado
Horário: das 14h às 16h
Local: rotatória da Samsung
Inscrição: gratuita, diretamente no local do evento

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