A história que leva à tabela em espiral hoje exposta em grandes dimensões no saguão de entrada do DQ começa justamente com um episódio de encantamento envolvendo o próprio idealizador do projeto. Em meados da década de 1970, quando concluía sua graduação em Química na UFSCar e se preparava para ingressar como docente na Instituição, Rocha-Filho viu a representação em espiral das propriedades periódicas dos elementos na revista Chemistry, publicação da Sociedade Americana de Química - hoje extinta - dedicada a estudantes de Ensino Médio e graduação. Seu autor, o químico estadunidense James Franklin Hyde, é o inventor das resinas de silicone, que levaram à criação da empresa Dow Corning, justamente para explorar o potencial do novo material. Na Chemistry, a Dow anunciava que enviaria uma cópia da tabela em espiral a quem solicitasse, o que fez o então jovem professor, em cuja sala na UFSCar o poster repousa até hoje. "No primeiro semestre deste ano, ao falar sobre a tabela periódica com estudantes ingressantes no curso de Química, me ocorreu que uma versão grandiosa da tabela em espiral poderia ser uma maneira interessante do DQ participar das comemorações do Ano Internacional. Naquele momento o Patamar Tabela Periódica começou a nascer. Depois, vi que, em 2016, o artista Jeremy Sachs havia feito uma reprodução digital da tabela original, o que facilitou muito as coisas", conta Rocha-Filho.
O docente da UFSCar traduziu a tabela de Hyde para o Português, e também atualizou informações, como o número e o nome de alguns elementos e os pesos atômicos de outros, de acordo com as definições mais recentes da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). O cuidado com o projeto foi tanto que as duas tabelas expostas são "gêmeas", com cores idênticas para os mesmos elementos - de forma a facilitar a identificação das correspondências -, e um sistema de iluminação especial, que não distorce as cores, foi concebido. O espaço, agora, é aberto à visitação de todas as pessoas interessadas, e há a previsão de realizar visitas monitoradas de turmas escolares, em uma parceria com o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar. Quem se interessar em conhecer as tabelas expostas, ou quiser entrar em contato com a equipe do projeto, o site é www.dq.ufscar.br/tp.
A cerimônia de inauguração do Patamar Tabela Periódica foi realizada no dia 15 de outubro, Dia do Professor, justamente para evidenciar o potencial transformador da Educação e do conhecimento. Na ocasião, Rocha-Filho agradeceu todas as pessoas e os grupos que se envolveram no projeto, desde Nerilso G. Bocchi, responsável pela edição e diagramação dos painéis expostos no DQ, até os grupos de pesquisa que apoiaram financeiramente a realização: Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) [www.ppgq.ufscar.br]; Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) [http://cdmf.org.br]; Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear [www.rmn.ufscar.br/pt-br]; Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) [www.cersuschem.ufscar.br/
Ano Internacional da Tabela Periódica
O Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos foi proclamado no aniversário de 150 anos de sua criação, pelo cientista russo Dmitri Mendeleiev, a partir do conhecimento acumulado por vários colegas que o precederam. O site da iniciativa (https://iypt2019.