BROTAS/SP - No dia 01 de novembro iniciou a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem prazo definido até 30 de novembro.
Os produtores devem adquirir as vacinas em estabelecimentos cadastrados junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária da SAA e somente os bovídeos (bovinos e bubalinos) com zero a 24 meses de idade devem ser vacinados.
O criador tem até o dia 7 de dezembro para comunicar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária diretamente no sistema informatizado Gedave. É preciso declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).
A vacinação é obrigatória. Deixar de vacinar e de comunicar a vacinação sujeita o criador a multas de 5 Ufesps (132,65 reais) por cabeça por deixar de vacinar, e 3 Ufesps (79,59 reais) por cabeça por deixar de comunicar. O valor de cada Ufesp - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo é 26,53 reais.
A prefeitura orienta os Brotenses a fazer a vacinação de seus animais.