fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

UFSCar vai atuar na área de Neurologia Infantil no AME de São Carlos

Escrito por  Maio 09, 2019
Ação pretende aprimorar o exame neurológico em crianças e adolescentes

 

SÃO CARLOS/SP - Terá início neste mês de maio a atividade de extensão "Prática de Neurologia Infantil no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São Carlos", promovida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A proposta é coordenada pelo professor Guillermo Traslaviña, do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade, e compreende a prática ambulatorial observacional de pacientes que são encaminhados para avaliação especializada no AME.
De acordo com o projeto, as patologias e o exame neurológico próprios da criança são tópicos abordados superficialmente na graduação em Medicina e nas residências em Pediatria e áreas afins. O objetivo da atividade é aprofundar o estudo das principais patologias de neurologia infantil que são queixa frequente no nível ambulatorial, tais como: enxaqueca, cefaleia, transtorno de déficit de atenção e transtorno de habilidades escolares. Além disso, a ação pretende aprimorar o exame neurológico em crianças e adolescentes, incluindo a avaliação cognitiva conforme a idade dos pacientes.
"A atividade é importante para os estudantes por possibilitar a aquisição de experiência no exame neurológico pediátrico e conhecimento das principais queixas neurológicas no período da infância e adolescência", destaca Traslaviña. O professor afirma também que a disponibilização da especialidade de neurologia infantil beneficiará toda a população de São Carlos, com atendimentos de qualidade.
A participação na atividade é aberta para estudantes do curso de Medicina da UFSCar que estão em período de internato, residentes de Pediatria da Santa Casa de São Carlos e residentes de Medicina da Família da UFSCar. As ações no AME serão realizadas até o final de 2019. A carga horária total do estágio é de 16 horas, sendo dois alunos por dia (4 horas cada), uma vez por semana, durante um mês. A inscrição é em fluxo contínuo até o término deste ano letivo, e haverá seleção dependendo do número de inscritos (com prioridade para aqueles que se formarão antes).
Os estudantes interessados devem enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. uma carta de interesse pelo estágio, currículo Lattes e formulário específico do AME (disponível em https://bit.ly/2VovkxX). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.