SÃO CARLOS/SP - A catarata atinge o cristalino, que costuma ser claro e translúcido em condições normais. A catarata impede que os raios de luz atravessem o cristalino, o que provoca redução de nitidez de visão, visão nublada e em alguns casos cegueira. Em geral, um olho é mais afetado que o outro, mas pode ser acometido em ambos. A perda da visão é gradual e imperceptível no começo.
A catarata é causada devido a mudanças estruturais nas fibras de proteínas dos cristalinos, sendo a mais comum a relacionada a idade. A causa exata deste tipo não é conhecida, mas os fatores de exposição a luz solas, baixos níveis de antioxidantes no sangue, fumo e genes influenciam.
Para plano de tratamento, a cirurgia é o único método, a operação é simples e rápida, demorando entre 15 a 30 minutos. Visão um pouco nublada e um pequeno desconforto são comuns após a cirurgia, durando apenas alguns dias.
Na prevenção, a alimentação se torna primordial, pois os radicais livre que atuam nas fibras podem ser combatidos por meio dos antioxidantes como vitaminas A, C e Eprotegem contra os danos dos raios UV aos cristalinos. Suplementos dessas vitaminas são recomendados a quem se expõe regularmente a luz solar.
Por: Lilian Cunha Mendes – Gerontóloga
Supera: Rua Riachuelo – 461° - Centro - Tel (16) 3411-1798/ 99270-2164
https://www.facebook.com/radiosancawebtv/videos/3100695883290824/