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Henrique

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São Carlos/SP - Nesta quinta-feira (30), a partir das 8h, no SESC São Carlos, uma das maiores especialistas em prevenção a violência sexual, Caroline Arcari, realiza um minicurso sobre prevenção a violência sexual contra crianças e adolescentes voltados a profissionais ligados a rede de proteção da criança e adolescente.

O minicurso integra as ações da Campanha “NÃO PODE” e está sendo promovido pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Especial de Infância e Juventude e a Fundação Educacional São Carlos (FESC), com apoio do SESC São Carlos.

Pedagoga e educadora sexual, Caroline Arcari é autora do livro infantil Pipo e Fifi que fala sobre prevenção da violência sexual na infância e que já chegou em 5 países. A especialista também está participando de rodas de conversas com a comunidade.

Entre os temas abordados estão: o panorama da violência sexual, desconstruindo mitos sobre a violência sexual, percebendo as mudanças de comportamento das crianças e adolescentes que estão sofrendo violência sexual, como denunciar e como promover a autoproteção de crianças e adolescentes e ambientes seguros contra a violência sexual.

A última roda de conversa acontece também nesta quinta-feira (30), no Espaço Salesianos, no São Carlos VIII. Não é necessário inscrição previa para participar dos eventos. 

Serviço:

MINICURSO 

“Metodologias de prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção”;

30/08 | 9h às 12h e das 13h às 16h;

Local – SESC - Av. Comendador Alfredo Maffei, 700;

RODA DE CONVERSA

30/08 | 18h - no Espaço Salesianos Dom Luciano Mendes de Almeida – Rua Oscar Ferreira, 300, no bairro São Carlos VIII.

São Carlos/SP - A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dra. Maria Dóris de Campos Pereira Lopes”, inaugurada em fevereiro de 2015 e fechada por falta de médicos plantonistas em janeiro de 2017, será reaberta na próxima sexta-feira, dia 31 de agosto, às 15h.

A unidade foi construída com investimentos de R$ 2,13 milhões do Ministério Saúde e contrapartida do município e conta com salas de recepção e de espera, consultórios médicos, salas de ressuscitação, medicação, inalação, sutura, curativo, ortopedia, raio-x, leitos de observação clínica masculina, feminina e infantil, consultório odontológico, entre outras repartições como acesso exclusivo para ambulâncias e área administrativa com almoxarifados e salas para arquivo.

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Localizada na avenida Miguel Petroni com a rua Bruno Ruggiero Filho, a UPA do Santa Felícia fará novamente o atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia, melhorando significativamente o atendimento à população. A UPA com área de construção de 1.370,40m² distribuídos em dois pisos, contará a partir de agora com 50 profissionais. No período em que esteve aberta à unidade chegou a atender mais de 200 usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) por dia.

De acordo com secretário de Saúde a reabertura foi possível em virtude da contratação pelo último concurso público.

“Foram contratados assistentes administrativos, auxiliares de enfermagem e 12 médicos de urgência e emergência, mesmo assim contamos com profissionais de uma empresa de plantonistas que presta serviço para a Prefeitura para completar a escala médica”, explica Marcos Palermo.

Após a reabertura o município vai informar o Ministério da Saúde e solicitar o recredenciamento da unidade para voltar a receber R$ 100 mil por mês do Governo Federal para custeio. Os recursos para o restante do custeio de uma unidade de urgência e emergência como do Santa Felícia, cerca de R$ 800 mil mensais, são provenientes de recursos do próprio município.

Quatro médicos de urgência e emergência vão trabalhar a partir de sexta-feira na UPA Santa Felícia, sendo dois por cada plantão de 12 horas.

São Paulo/SP - O Facebook lançou no Brasil seu serviço próprio de vídeo, o Watch. A ferramenta vai funcionar como um repositório de obras audiovisuais que o usuário poderá acessar e organizar conforme seus interesses. O recurso já estava disponível nos Estados Unidos mas foi estendido agora a outros países. A novidade foi anunciada hoje (29) pela empresa em comunicado divulgado em sua página oficial.

O serviço foi disponibilizado inicialmente para o aplicativo de celular e para sistemas de agregação de conteúdo para TV como o Amazon Fire TV, Apple TV, Samsung Smart TV, Android TV, Xbox One e Oculus TV. Já para os sites acessados por desktops, a ferramenta ainda será implantada. Mas, consultada pela Agência Brasil, a assessoria não adiantou uma data.

O catálogo será composto por vídeos de produtores de conteúdo parceiros. Desde o seu lançamento, o Facebook vem fechando acordos com realizadores e com veículos de mídia para formar a lista de obras do serviço. Páginas também poderão veicular vídeos por meio do serviço. De acordo com a assessoria, essa possibilidade está aberta para algumas páginas, conforme critérios estabelecidos pela plataforma.

Mas, diferentemente do YouTube, o catálogo do serviço não será formado por produtos publicados por usuários. Os usuários ficarão restritos a um papel mais próximo de audiência. Eles poderão buscar vídeos por autores e temáticas. Também será possível personalizar listas e visualizar o que “amigos” na rede estão vendo.

Se não vai liberar a publicação de vídeo de usuários, o Facebook aposta na promoção de uma cultura de consumo simultâneo e participativo entre os usuários, com formas de amigos assistirem simultaneamente ao mesmo conteúdo e interação com programas.

“Lançamos o Watch nos EUA há um ano para oferecer às pessoas um lugar no Facebook para encontrar programas e criadores de vídeos que elas adoram e para iniciar conversas com amigos, outros fãs e até mesmo com os próprios criadores”, disse o vice-presidente de vídeo, Fidji Simo, em nota divulgada no site da empresa.

Com isso, o Facebook busca se posicionar melhor no mercado de audiovisual online sob demanda, em um espaço já povoado por seus concorrentes, como o YouTube (Google), AmazonPrime (Amazon) e Apple TV (Apple). Além disso, há empresas especializadas em streaming, como a Netflix, e projetos de grandes operadoras, como o Hulu (Comcast e AT&T).

Conteúdo próprio

O serviço Watch marca uma virada do Facebook em relação ao seu papel como veículo de mídia. Inicialmente, a plataforma se apresentou como um espaço de publicação de imagens, textos, áudios e vídeos. Com a aplicação intensa de algoritmos para selecionar o que é exibido na linha do tempo do usuário, ela passou a ter uma prerrogativa editorial sobre as mensagens circulando no seu interior.

Com o Watch, o Facebook não apenas atuará como um organizador de conteúdos de terceiros mas como realizador. Uma das estratégias anunciadas neste ano foi a definição de parcerias com emissoras como ABC e CNN para a criação de programas jornalísticos específicos.

A empresa anunciou investimento em outros programas. Outra estratégia vem sendo a disputa pela compra de direitos de transmissão. A empresa adquiriu a licença para transmitir campeonatos como a Liga Nacional de Beisebol dos Estados Unidos, a Premier League de futebol do Reino Unido e a mais importante competição de críquete da Índia.

Concentração

Na avaliação da professora do curso de comunicação social e publicidade da Universidade Federal do Ceará e doutora especializada em convergência de mídias Helena Martins, o lançamento do Watch reforça uma lógica do Facebook de concentrar funcionalidades de concorrentes com o objetivo de manter o usuário o máximo de tempo na plataforma, aumentando os dados pessoais coletados que servem de insumos para as atividades econômicas da empresa, como a veiculação de anúncios.

A professora vê com preocupação a delimitação de quem poderá ter obras no catálogo. “As páginas vão poder publicar, e não as pessoas. Como estas vêm tendo alcance reduzido e sendo pressionadas a pagar para impulsionar conteúdos, o serviço vai privilegiar as páginas que tiverem recursos. Aquela lógica de que as pessoas podem produzir na internet fica limitada. Além disso, há uma padronização estética, uma vez que a plataforma define o tamanho e o formato dos vídeos de maior alcance. E tudo isso tem impacto ao limitar a diversidade, ainda mais dado o alcance da rede no Brasil”, analisa.

De acordo com a empresa, 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos assistem a vídeos de, pelo menos, um minuto, pelo serviço a cada mês. O total de tempo de obras vistas pela ferramenta cresceu 18 vezes desde o começo do ano. No Brasil, o Facebook anunciou em julho ter 127 milhões de usuários.

 

 

*Por; Jonas Valente / Agência Brasil

*Imagens: El País

Ibaté/SP - No próximo dia 31 de agosto se encerra a Vacinação contra o Sarampo e a Paralisia Infantil e buscando atingir o máximo possível das crianças que estão entre a faixa etária do público alvo, a Prefeitura fará ações para orientar os pais ou responsáveis.

Independente se a criança já tomou a vacina ou não, deve ser imunizada.  No caso da vacina contra o sarampo, há exceção para quem tomou a dose mais recentemente, nos últimos 30 dias.

A campanha tem por objetivos: vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente, ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção.

Buscando atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica de Ibaté irá até as Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI’s) solicitar para que os pais ou responsáveis levem as crianças até uma unidade de saúde mais próxima de suas residências para vacinar as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, e explicar a importância da imunização.

Os pais ou responsáveis podem procurar uma das unidades mais próxima de sua casa, como: os Programas Saúde da Família (PSF’s) dos Jardins Icaraí, Mariana, Esfer e Popular, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Santa Terezinha e Cruzado.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Paralisia Infantil teve início no último dia 4 de agosto e a meta é atingir 95% das crianças da cidade.

“Pedimos para que os pais ou responsáveis levem as crianças nesses últimos dias para se imunizarem, que vão até as unidades de saúde dos bairros que ficam abertas das 8h às 17h atender a população”, disse o prefeito José Luiz Parrella (PSDB).

O prefeito lembra que quem quiser levar as crianças para atualizar a Carteira de Vacinação também pode.

“Caso algum pai tenha dúvida se a criança tomou ou não alguma vacina, basta estar com a Carteira de Vacinação em mãos que os atendentes irão verificar se a criança não tomou todas as vacinas necessárias, podendo assim realizar a atualização”, finalizou Zé Parrella.

Sarampo

A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser  prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.

Pólio

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

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