BRASÍLIA/DF - Estudantes que participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) neste domingo (25) têm até quarta-feira (21) para preencher o Questionário do Estudante. Assim como a participação na prova, o preenchimento do questionário é requisito para colação de grau. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que não haverá mais a opção de preencher o Questionário após a aplicação do Enade, como ocorria até 2016.
As informações sobre o exame estão disponíveis no site do Enade. Uma das novidades dessa edição é o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store . Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.
O Inep soluciona dúvidas sobre o processo por meio do Fale Conosco, exclusivamente pelo autoatendimento.
Prova dia 25
O Enade será aplicado neste domingo (25) a 550 mil estudantes de cursos de 27 áreas do conhecimento. A prova é voltada para estudantes que estão concluindo cursos de graduação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.
O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos.
O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enade 2018 está disponível no endereço enade.inep.gov.br . O documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos, caso tenham sido solicitados e aprovados.
As áreas que serão avaliadas em 2018:
Grau de Bacharel: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia; Turismo.
Grau de Tecnólogo: Tecnologia em Comércio Exterior; Tecnologia em Design de Interiores; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Design Gráfico; Tecnologia em Gastronomia; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão da Qualidade; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Logística; Tecnologia em Marketing; Tecnologia em Processos Gerenciais.
*Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
SÃO CARLOS/SP - Sabe-se que hoje no Brasil e no mundo, a obesidade mórbida é considerada um dos grandes motivos de morte devido a doenças causadas pelo sobrepeso.
O que é Obesidade mórbida?
Trata-se de uma forma de acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m². Esta forma de obesidade é classificada como grau 3, que é considerada a mais grave, pois, a este nível, o excesso de peso coloca em risco extremo a saúde e tende a diminuir o tempo de vida da pessoa.
Assim, o primeiro passo para saber se uma pessoa tem obesidade mórbida, é calcular o IMC.
Tabela de IMC
| Resultado | Situação |
| Entre 18,5 e 24,99 | Peso normal |
| Entre 25 e 29,99 | Acima do peso |
| Entre 30 e 34,99 | Obesidade I |
| Entre 35 e 39,99 | Obesidade II (severa) |
À partir de 40 Obesidade III (obesidade mórbida)
O que causa a obesidade mórbida?
Esse tipo de obesidade vem a ser uma associação de vários fatores, que incluem:
Para simplificar, pode-se concluir que a obesidade é resultado do consumo de mais calorias do que se gasta ao longo do dia, e esse excesso de calorias e energia são transformadas em acúmulo de gordura.
COMO TRATAR
Para emagrecer e deixar de ser obeso, é fundamental adotar uma reeducação alimentar, comer alimentos saudáveis, ter uma alimentação rica em vegetais e carnes magras, e eliminando guloseimas, gorduras, frituras e molhos.
Nessa fase é importante compreender que o paladar se acostumou com um tipo errado de alimento, aquela comida calórica, transformando-se em uma espécie de vício, mas que é possível se adaptar e até passar a gostar de comidas mais saudáveis, entretanto, é preciso certo esforço para isso.
É fundamental que se tenha uma dieta adequada à realidade atual nesse momento e para isso a pessoa precisa de acompanhamento de uma nutricionista, para que seja possível se adaptar à rotina e às doenças que a pessoa tem, como diabetes, colesterol alto e hipertensão, que são problemas comuns na obesidade mórbida. Além disso, não se deve fazer dietas severas, aquelas que impõem uma restrição à certos grupos de alimentos como, eliminar carboidrato, eliminar gorduras, porque são muito difíceis de cumprir.
QUANDO É NECESSÁRIO CIRURGIA
Cirurgias bariátricas, ou para redução do estômago, são alternativas de tratamento válidas para a obesidade mórbida, mas em geral elas só são aconselhadas nos casos em que após 2 anos de tratamento médico e nutricional não há perda significativa de peso, ou quando existe risco de vida devido ao excesso de peso. Além de uma alimentação saudável, o sucesso do tratamento também envolve a prática de atividade física e acompanhamento psicológico para manter a motivação diante da dificuldade de perder peso.
OS PROBLEMAS MAIS COMUNS CAUSADOS PELA OBESIDADE MÓRBIDA
- Hipertensão arterial
- Diabetes
- Aumento dos níveis de gordura sanguíneo
- Asma
- “Fígado gordo”
- Apneia do sono
- Tipos de Câncer
TEM CURA?
Este tipo de obesidade tem cura, e, para combatê-la, é importante muito empenho, com o acompanhamento médico e nutricional, de forma a reduzir o peso e tratar doenças associadas, como diabetes e hipertensão, além da prática de atividade física para favorecer a queima de gordura e aumento da massa magra. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia bariátrica para resolver mais facilmente esta condição.
O QUE UM NUTRICIONISTA PODE FAZER NESSES CASOS?
O Nutricionista tem um papel fundamental nessa fase. É esse profissional o responsável por calcular e adequar toda a alimentação do indivíduo de acordo com as necessidades atuais do mesmo. Toda a mudança de hábito alimentar deve ser instruída e monitorada do início ao fim do tratamento para que esse seja concluído com total sucesso.
Escrito Por: Daiane Souza – Nutricionista.
Supera Reabilitação: Desembargador Julio Faria N° 895 Vila Prado, São Carlos
Telefone: (16) 3411-1798
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Docente do Senac Araraquara orienta sobre como comprar de maneira segura e aproveitar as liquidações sem problemas
Araraquara/SP - Faltando poucos dias para a Black Friday, que ocorre em 23 de novembro, a expectativa dos consumidores é grande para conseguir produtos com desconto e antecipar as compras de Natal e Ano Novo. Com tanta tecnologia à disposição, associada à falta de tempo para ir às lojas físicas, muitas pessoas tem optado pela compra on-line. Mas é preciso cuidado. Apesar da praticidade, esse universo também está cheio de propagandas enganosas e ofertas falsas.
Mesmo o evento sendo líder de vendas no comércio digital, as oportunidades oferecidas no período ainda geram desconfianças. Segundo pesquisa do Google realizada em julho de 2017, com consumidores de 18 a 54 anos, a desconfiança nas promoções ainda é o principal motivo para não participar da Black Friday. Essa questão foi citada por 37% dos entrevistados. Esse dado, inclusive, vem ao encontro do número de reclamações no site Reclame Aqui, que tende a aumentar nessa época do ano. Em 2017, foram registradas 3,5 mil queixas: propaganda enganosa (13,5%), problemas como finalização da compra (9,6%) e divergência de valores (8,8%).
De acordo com Roberta Maggiotto de Almeida Santos, docente da área de gestão e negócios do Senac Araraquara, antes de clicar no botão "concluir a compra", é preciso se preocupar com a segurança. Sites seguros aparecem com um cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Ainda segundo ela, vale certificar-se de que a empresa existe, se possui endereço físico e se tem canal de relacionamento com o consumidor. Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon e no site www.consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, e verificar a reputação da loja.
"O melhor a fazer é, algumas semanas antes da Black Friday, consultar os sites que tenham os produtos desejados e que caibam no orçamento, fazendo uma lista dos produtos com valores, preço, forma de pagamento, frete e prazo. Quando a data chegar, comparar as ofertas e escolher a que melhor lhe agrada. Não tem outro jeito", explica a docente.
Roberta ainda afirma que para saber se a loja é confiável, não deixe de perguntar para amigos e familiares se eles já realizaram uma compra pelo site de seu interesse. Uma alternativa é ler os comentários do produto procurado, verificar as avaliações e guardar todas as informações da compra. Além de pesquisa de reputação em sites especializados ou até mesmo nas redes sociais.
As empresas inteligentes procuram manter suas páginas atualizadas e suas equipes atentas ao menor sinal de descontentamento dos consumidores, buscando reverter situações negativas antes que a reclamação ganhe dimensões maiores. "Isso demonstra cuidado e interesse. Lojas assim merecem confiança", pontua Roberta.
Outra orientação, principalmente em caso de propaganda enganosa, é de que o consumidor entre em contato com a empresa, preferencialmente por escrito, solicitando providências. Importante ressaltar que em situações como essa, o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor garante amplos direitos.
Direito do consumidor no pós-compra
Após a finalização da compra, o site deve enviar um e-mail com o número do pedido, características do produto e as etapas da entrega. O Procon-SP alerta que, no caso das compras on-line, o cliente tem até 7 dias para fazer a notificação de troca ou devolução do pedido.
SÃO SIMÃO/SP - A polícia ainda investiga o motivo do atropelamento de uma mulher de 45 anos em uma linha férrea na noite deste domingo (17) em São Simão.
A população ficou chocada ao ver a cena, populares informaram que a vítima tentou atravessar o trilho quando foi atropelada.
O maquinista disse à Polícia que não viu a mulher na ferrovia, o corpo foi encaminhado ao IML da cidade de Ribeirão Preto.
Os nossos sentimentos aos familiares e amigos.
*Por: Marcelo/Programa Daquele Modelo
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