ITIRAPINA/SP - Balneário Santo Antônio (Broa), Cachoeira Saltão Parque de Ecoturismo, Cachoeira São José, Distrito de Itaqueri da Serra, Fazenda Palmeiras e Instituto Florestal (Fazendinha), entre outros. O selo de MIT – Município de Interesse Turístico, conquistado por Itirapina junto ao Governo do Estado de São Paulo após amplas “sabatinas” técnicas e aprovação da Assembleia Legislativa (ALESP), motivou ainda mais a administração “Zé Maria/ Ruyzinho Gomes” ao início da implantação das sinalizações turísticas em diversos pontos, inclusive nas vicinais e rodovias estaduais que passam pelo município.
O projeto de sinalização turística foi desenvolvido pelo técnico em Turismo da Prefeitura, o turismólogo João Eduardo Santini, e colocado em prática pela secretaria municipal de Turismo e Meio Ambiente, gerida interinamente pelo vice-prefeito Ruy Gomes da Silva Júnior. Os ícones de identificação, contidos nas placas, seguem os pictogramas oficiais contidos no guia Brasileiro de Informações Turísticas, do Ministério do Turismo.
Nas justificativas do projeto, Santini salientou que a sinalização de orientação turística é um mecanismo fundamental dentro da estrutura de recepção contida no SISTUR (Sistema Integrado de Recepção ao Turista) e faz com que o turista se sinta bem recebido e perceba que a localidade se preocupa com sua comodidade e bem-estar. “Criando tal sentimento, certamente o turista voltará e trará consigo novos visitantes”, frisou.
BELEZAS
Classificada pela Lei nº 16.938 de 26 de fevereiro de 2019 como Município de Interesse Turístico, Itirapina é privilegiada quanto a sua localização, situando-se no centro do estado de São Paulo na Região Turística Serra do Itaqueri, ao lado de cidades turísticas como Analândia, Brotas, Torrinha, Águas de São Pedro e São Pedro. Tal relevo propicia a existência de belas paisagens naturais como a Represa do Broa com oito quilômetros de extensão, grandes paredões coloridos na Serra e diversas cachoeiras, como a famosa Cachoeira Saltão com 70 metros de altura e o Distrito de Itaqueri da Serra, fundado em 1839 e local de nascimento de Ulisses Guimarães.
DESENVOLVIMENTO
Outro ponto que justifique a implantação da sinalização Turística é o de cumprir com os requisitos da Lei Complementar 1.261 de 29 de abril de 2015, a qual cita que o município classificado que não cumprir parcial ou total os requisitos estabelecidos pela referida Lei, perderá imediatamente a Classificação de MIT. “A sinalização de orientação turística, além de poupar tempo, atenção e energia e contribui para o desenvolvimento do setor turístico, motivando empreendedores a investir na atração de novos visitantes, potencializando a geração de empregos e divisas, democratizando o acesso ao bem cultural e natural”, assinalou o turismólogo.
*Por: PMI