Vaticano - O papa Francisco expulsou do sacerdócio neste último sábado (13), os ex-bispos chilenos José Francisco Cox, de 85 anos, da cidade de La Serena, e Marco Antonio Órdenes Fernández, de 54 anos, de Iquique, ambos acusados de abusos sexuais.
O Vaticano informou que o pontífice "renunciou do estado clerical" Cox e Órdenes, medida que os expulsa do sacerdócio, depois de terem sido submetidos a uma investigação da Congregação para a Doutrina da Fé. Não cabe recurso.
Essas duas expulsões se somam às dos sacerdotes chilenos Fernando Karadima Fariña e Cristián Prech, que foram confirmadas nas últimas semanas.
"A decisão foi tomada pelo papa Francisco em 11 de outubro e não admite recurso", comunicou o Vaticano, que comunicou a medida aos dois bispos eméritos.
Cox está aposentado desde 2002 na cidade alemã de Vallendar e tinha sido acusado de abusos sexuais contra menores de idade no Chile. Recentemente, foi divulgado um novo caso na Alemanha.
Em 2002, foi transferido a um mosteiro na Alemanha para viver uma vida de "silêncio, oração e penitência" quando começaram a circular as primeiras acusações.
No caso de Órdenes, o papa Bento XVI já tinha aceitado em 2012 a renúncia do bispo de Iquique, que a apresentou após ter sido acusado de abusos sexuais contra um menino.
No começo do ano, a Justiça chilena arquivou o caso sobre a acusação de estupro contra um menor, o que não parece ter sido levado em conta pela Doutrina da Fé na sentença. De acordo com o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, a medida dá sequência à "linha dura do papa Francisco em relação aos abusos".
*Por: Agencia EFE
São Carlos/SP - No próximo domingo (21), vai acontecer a Cãominhada, um evento beneficente para ajudar a ONG Pró Animal e a ONG Patinhas Carentes.
A Cãominhada vai ser pela primeira vez no bairro Vila Nery, sendo a concentração na Praça Brasil, a partir das 8h.
Paula Cristina Bianco uma das organizadoras está ansiosa e espera centenas de cães: “Não vejo a hora que chegue domingo. Com este evento vamos ajudar muito as ONGs que tanto precisam do nosso apoio nessa causa importante que é ajudar os animaizinhos. O evento está sendo preparado com maior amor e carinho, portanto convido a todos a participar, vai ser muito bacana” afirmou Paula.
O evento contará com a praça de alimentação, com Carreta do Espeto, Engenheiro da Cozinha, Food Truck, Choperua (Chopp artesanal) e muito mais. Já para as crianças cama elástica.
Que quiser uma camisa do evento pode entrar em contato com a Paula pelo fone: (16) 99794-0447 e reservar sua, vale ressaltar que o valor da camisa é R$ 30,00 e o valor será revertido para as ONGs.
Vários brindes serão sorteados.
SERVIÇO:
1ª Cãominhada Vila Nery
Local: Praça Brasil, Vila Nery
Horário: 8h00
São Carlos/SP - O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar, divulgou o cronograma de tramitação do Projeto de Lei No. 371 que estabelece o orçamento do município de São Carlos para o exercício financeiro de 2019. A proposta que estima receita orçamentária no período em R$ R$ 979.423.388,61 será debatida em audiência pública agendada para o dia 25 de outubro às 16h, na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha.
O projeto de lei ― que compreende o orçamento fiscal referente aos poderes municipais, seus fundos especiais, órgãos e entidades da administração direta e indireta―, foi protocolado no dia 28 de setembro e apresentado na sessão plenária desta terça-feira (2). O prazo para apresentação de emendas pelos vereadores se estenderá até o dia 31 de outubro.
A fase de apreciação da matéria pelas comissões permanentes da Casa tem início no dia 1º. de novembro. As comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Economia, Finanças e Orçamento darão seus pareceres até o dia 14 de novembro.
A votação da Lei Orçamentária Anual para 2019 ocorrerá em dois turnos, nas sessões extraordinárias agendadas para os dias 19 e 29 de novembro às 10 horas.
Cronograma de apreciação do Orçamento 2019
28/9 – Protocolo
2/10- Leitura em plenário
25/10 – Audiência Pública
31/10 – Data final para apresentação de emendas
1/11 a 14/11– Exame da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento
19/11 – Votação em 1º. Turno
29/11 – Votação em 2º. turno
São Carlos/SP - A aplicação técnica da fotônica na agricultura, que permite realizar análises de solos de forma rápida, limpa e economicamente acessível ao produtor, é uma das linhas de pesquisa que podem ampliar e fortalecer a cooperação científica entre a Embrapa e o Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A possibilidade ocorre após passagem, pelo Brasil, dos pesquisadores do USDA Kenneth A Sudduth, especialista em Agricultura de Precisão (AP), e a cientista de solo Kristen Veum. Nesta semana eles conheceram tecnologias da Embrapa na região Sudeste e sistemas de cultivo no Centro-Oeste do País.
Sudduth é reconhecido internacionalmente por suas pesquisas com AP, como o desenvolvimento de melhores abordagens e novos sistemas de sensores para medir o carbono e a umidade do solo, baseado em espectroscopia de reflectância difusa no infravermelho próximo. O pesquisador é um dos primeiros a aplicar ferramentas para estimar a produtividade do solo e as variações das culturas no campo.
De acordo com o pesquisador Ladislau Martin Neto da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e ex-coordenador do Laboratório Virtual da Embrapa - Labex Estados Unidos, entre 2009 e 2011, os norte-americanos despertaram grande interesse nas pesquisas que analisam a matéria orgânica, textura, pH, e conteúdo de macro e micronutrientes dos solos com o emprego da técnica baseada em laser, conhecida como LIBS, sem tratamento químico nas amostras.
A metodologia LIBS, sigla para espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser, cujas pesquisas são lideradas pela pesquisadora e chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia, Débora Milori, deverão ser objeto de projeto conjunto para validar o LIBS para as análises de solos no estado de Missouri, nos Estados Unidos.
"A articulação da visita realizada pelo atual coordenador do Labex EUA, Geraldo Martha Junior, e pelo líder da Rede de Agricultura de Precisão, Ricardo Inamasu, está gerando a possibilidade de uso do LIBS para análises de solos também internacionalmente, o que dá a dimensão do que estamos fazendo por aqui", disse Débora Milori.
Pesquisadores conhecem tecnologias para agricultura digital
Sudduth e Kristen, depois de participarem do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, realizado no início de outubro, em Curitiba, estiveram nas duas Unidades da Embrapa, em São Carlos - Instrumentação e Pecuária Sudeste - e, em Campinas, na Embrapa Informática Agropecuária.
Acompanhados por Inamasu, os pesquisadores visitaram os laboratórios da Embrapa Instrumentação, a infraestrutura e tecnologias do Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre). No local, inaugurado em 2013 para pesquisar e desenvolver equipamentos, sensores, componentes mecânicos e eletrônica embarcada, os pesquisadores conheceram robôs, drones, sensores, entre outras ferramentas de AP.
Na Embrapa Pecuária Sudeste, os pesquisadores conheceram o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o GreenFeed, o GrowSafe e o Sistema de Leite, acompanhados do pesquisador Alberto Bernardi e do analista Wilson Malagó Junior.
Bernardi disse que a visita foi interessante porque a abordagem da pecuária de precisão adotada no ILPF tem como finalidade o manejo do sistema, e não apenas o uso de sensores e equipamentos. "Nossa pesquisa gera subsídios para intermediar o manejo. E eles também estão trabalhando nesta linha", afirmou o pesquisador.
Pesquisas envolvendo agricultura 4.0, Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things - IoT), entre outras, foram o foco da visita dos norte-americanos à Embrapa Informática Agropecuária nesta quinta-feira (11), acompanhados do pesquisador Ariovaldo Luchiari.
Os norte-americanos também estiveram em Cuiabá (MT). Sudduth, que é ex-presidente da Sociedade Internacional de Agricultura de Precisão, realizou palestra no começo da semana para convidados da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt).
No estado, ainda teve a oportunidade de conhecer o sistema double crop, que é a prática de produzir duas ou mais culturas na mesma área, como é o caso em Mato Grosso, onde o algodão é cultivado após a colheita da soja, na mesma safra.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.