SÃO CARLOS/SP - A AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), instituição que agrega os zoológicos e aquários do Brasil, visando seu desenvolvimento integral, melhoria e fortalecimento, concedeu ao Parque Ecológico de São Carlos Dr. Antônio Teixeira Vianna o título de “Padrinho do Cervo do Pantanal”.
O título foi conferido durante o IV Encontro de Educadores Ambientais de Zoológicos e Aquários do Brasil, realizado na cidade de Pomerode/SC, em virtude do trabalho realizado para a conservação e reprodução da espécie. Em março desse ano nasceu o 16º filhote de cervo do pantanal (Blastocerus dichotomus) em São Carlos, uma fêmea que recebeu o nome Kûara (em tupi significa sol) em votação realizada nas redes sociais da Prefeitura.
Em 2018, a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em parceria com o ICMBio, assinou um acordo de cooperação técnica para trabalhar a conservação de 25 espécies brasileiras ameaçadas de extinção por meio do Programa de Manejo Ex-Situ de Espécies Ameaçadas. “Os programas de manejo ex-situ de espécies ameaçadas ganhou importantes colaboradores. As 25 espécies que fazem parte do programa agora tem padrinhos que se comprometeram a zelar pela execução das ações de conservação, produção de materiais educativos e divulgação da importância de cuidar de seus afilhados. Agradecemos aos zoológicos e aquários que estão empenhados nesta tarefa”, disse a presidente da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, Claudia Almeida Igayara de Souza.
Como parte das estratégias deste acordo serão estabelecidos diretrizes e programas, visando aperfeiçoar o manejo, com a criação e estabelecimento de protocolos de reprodução, nutrição, manejo, medicina preventiva, reintrodução e bem estar animal, além de ações como, o desenvolvimento e implementação de ações educativas para a conservação, que visem mitigar as causas primárias de declínio das populações in-situ e que também divulguem a importância da conservação ex-situ. “Neste programa o Parque Ecológico de São Carlos será colaborador e responsável pela elaboração do material educativo que fará parte do “Manual para o Manejo e Conservação do Cervo do Pantanal”, explica Samanta Campos da Silva, coordenadora do Comitê de Educação Ambiental da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB.
O Parque Ecológico trabalha na reprodução de espécies ameaçadas há mais de 20 anos, colaborando e se destacando no manejo reprodutivo do Cervo do Pantanal em uma forte e consolidada parceria com o Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos (Nupecce), fundado e localizado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal/SP, um dos principais centros mundiais de pesquisa e conservação de cervídeos neotropicais.
De acordo com Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos, o Parque de São Carlos foi um dos primeiros zoológicos do Brasil a integrar o Programa de Conservação do Cervo do Pantanal, ainda na década de 90. “Fui procurado, em 1990, pelo pesquisador da UNESP de Jaboticabal e coordenador do programa de resgate do cervo do pantanal, Maurício Barbante, quando do início da construção da hidrelétrica de Porto Primavera e atendendo ao pedido do professor, remanejamos um dos últimos cervos e construímos um recinto para abrigar o animal. A partir daí formamos um plantel viável e iniciamos o trabalho de conservação. Receber esse título da AZAB, honraria que poucos zoológicos recebem, é muito gratificante e sinal que o trabalho da nossa equipe deu certo”, agradece Magnani.
O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.