Jornalista/Radialista
IBATÉ/SP - A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté informou que, até o início dessa semana 92% do grupo prioritário já tinha sido vacinado contra a gripe influenza na cidade, ultrapassando a meta de 90% de cobertura. Nesta quinta-feira (16), começa a segunda etapa da vacinação contra a gripe influenza em todo o país.
A secretária adjunta da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, explica que nesta nova fase o governo federal antecipou a vacinação dos indígenas, que seriam contemplados na terceira etapa. “De acordo com o Ministério da Saúde, a medida foi necessária pela vulnerabilidade para adoecimento e complicações por gripe dessa população. Assim como os motoristas e cobradores de transporte coletivo, que também serão vacinados a partir desta quinta-feira”, explicou.
O transporte e a entrega de cargas são serviços essenciais durante a pandemia de covid-19 no país, por isso, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo, se juntam ao grupo prioritário da segunda fase da campanha.
Elaine conta que, com as mudanças, os professores que seriam contemplados nessa fase, passam a integrar o grupo prioritário da terceira etapa, tendo em vista que as aulas estão suspensas. “Também integram o público da segunda fase, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, e funcionários do sistema prisional”, contou.
Todos devem procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência, munidos da carteira de vacinação e algum documento como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação categorias C ou E, para comprovar a situação.
A campanha foi iniciada no dia 23 de março, antecipando a vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde, como ação de enfrentamento à pandemia. A secretária de Saúde lembra que esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, segundo o Ministério da Saúde, auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, para chegar mais rapidamente a conclusão do diagnóstico de coronavírus. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.
A terceira fase da campanha ocorrerá a partir de 9 de maio, para professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência. A campanha segue até 22 de maio para todos do público-alvo. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio.
Em 2020, até o dia 6 de abril, foram registrados 853 casos de influenza (gripe) em todo o país, com 100 mortes. Em Ibaté, não teve nenhum caso registrado dessa doença.
"Adaptamos um tipo de protetor facial que não precisa de suporte, aumentando sua largura para oferecer maior segurança aos usuários. Os testes de ergonomia e usabilidade foram executados nos laboratórios do DEP e no próprio SAMU; o DEP ainda auxiliou com o corte a laser dos protetores faciais", conta o Prof. Dr. Daniel Braatz do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. A aquisição do material foi feita pelo Rotary, bem como a montagem dos kits e entrega ao SAMU na tarde desta terça-feira, 14 de abril.
Dentro da UFSCar a união também é clara. Professores, técnico-administrativos e estudantes vêm colocando à disposição da sociedade seu trabalho no combate ao novo Coronavírus. Neste projeto atuam, na linha de frente, a Profa. Dra. Fabiane Lizarelli, o Prof. Dr. Fábio Molina, o Prof. Dr. Daniel Braatz, o técnico-administrativo Tiago Nordi e Esdras Paravizo, estudante de Engenharia de Produção.
SÃO PAULO/SP - O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo na última terça-feira, 14, contra as ações publicitárias feitas pelo cantor Gusttavo Lima nos shows “Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa”, realizados para entreter os fãs durante a quarentena pelo novo coronavírus, no dia 28 março e 11 de abril.
O órgão tomou a decisão após “denúncias recebidas de dezenas de consumidores”, que consideraram que as ações publicitárias realizadas pela Ambev “carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas”.
Segundo o Uol, o Conar enfatizou que não há nas lives “mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo a menores de idade”, sem contar que o sertanejo ingere bebida alcoólica de forma exagerada, o que poderia estimular o consumo “irresponsável do produto”.
Para quem não viu, na primeira live, Gusttavo perdeu o controle, quebrou o celular, confundiu uma garrafa de cerveja com microfone e até mandou um recadinho para os credores, durante cinco horas de transmissão.
O Conar destacou, em contrapartida, que o “formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo país” é válido, mas que é necessário conciliar com cuidados tanto às marcas quanto às crianças e adolescentes.
Ainda de acordo com a publicação, a Ambev e o cantor podem enviar suas defesas ao Conselho de Ética ou “adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas”.
*Por: CATRACA LIVRE
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.