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Ivan Lucas

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

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IBATÉ/SP - A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté informou que, até o início dessa semana 92% do grupo prioritário já tinha sido vacinado contra a gripe influenza na cidade, ultrapassando a meta de 90% de cobertura. Nesta quinta-feira (16), começa a segunda etapa da vacinação contra a gripe influenza em todo o país.

A secretária adjunta da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, explica que nesta nova fase o governo federal antecipou a vacinação dos indígenas, que seriam contemplados na terceira etapa. “De acordo com o Ministério da Saúde, a medida foi necessária pela vulnerabilidade para adoecimento e complicações por gripe dessa população. Assim como os motoristas e cobradores de transporte coletivo, que também serão vacinados a partir desta quinta-feira”, explicou.

O transporte e a entrega de cargas são serviços essenciais durante a pandemia de covid-19 no país, por isso, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo, se juntam ao grupo prioritário da segunda fase da campanha.

Elaine conta que, com as mudanças, os professores que seriam contemplados nessa fase, passam a integrar o grupo prioritário da terceira etapa, tendo em vista que as aulas estão suspensas. “Também integram o público da segunda fase, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, e funcionários do sistema prisional”, contou.

Todos devem procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência, munidos da carteira de vacinação e algum documento como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação categorias C ou E, para comprovar a situação.

A campanha foi iniciada no dia 23 de março, antecipando a vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde, como ação de enfrentamento à pandemia. A secretária de Saúde lembra que esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, segundo o Ministério da Saúde, auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, para chegar mais rapidamente a conclusão do diagnóstico de coronavírus. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

A terceira fase da campanha ocorrerá a partir de 9 de maio, para professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência. A campanha segue até 22 de maio para todos do público-alvo. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio.

Em 2020, até o dia 6 de abril, foram registrados 853 casos de influenza (gripe) em todo o país, com 100 mortes. Em Ibaté, não teve nenhum caso registrado dessa doença.

100 protetores faciais foram doados ao SAMU na última terça (14)

 

SÃO CARLOS/SP - Parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Rotary Club São Carlos Pinhal proporcionou a doação de 100 protetores faciais para proteção dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A parceria se deu por meio do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar no âmbito de um projeto de extensão para desenvolvimento de equipamentos de proteção.

"Adaptamos um tipo de protetor facial que não precisa de suporte, aumentando sua largura para oferecer maior segurança aos usuários. Os testes de ergonomia e usabilidade foram executados nos laboratórios do DEP e no próprio SAMU; o DEP ainda auxiliou com o corte a laser dos protetores faciais", conta o Prof. Dr. Daniel Braatz do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar. A aquisição do material foi feita pelo Rotary, bem como a montagem dos kits e entrega ao SAMU na tarde desta terça-feira, 14 de abril.

Dentro da UFSCar a união também é clara. Professores, técnico-administrativos e estudantes vêm colocando à disposição da sociedade seu trabalho no combate ao novo Coronavírus. Neste projeto atuam, na linha de frente, a Profa. Dra. Fabiane Lizarelli, o Prof. Dr. Fábio Molina, o Prof. Dr. Daniel Braatz, o técnico-administrativo Tiago Nordi e Esdras Paravizo, estudante de Engenharia de Produção.

A FecomercioSP considera o debate positivo, contudo pede que sejam adotadas medidas emergenciais no setor público para minimizar as perdas econômicas
 
SÃO PAULO/SP - Com o objetivo de evitar aglomerações no transporte público em horários de pico, a Prefeitura de São Paulo publicou terça-feira, 14 de abril, o decreto n.º 59.349, no qual recomenda a abertura dos estabelecimentos essenciais em horários escalonados. A sugestão é que sejam utilizados os horários de 6h ou 11h, deixando a escolha em aberto para o empresário.
 
A medida foi definida após reunião remota entre secretários da prefeitura e entidades representantes do comércio da cidade para analisarem quais seriam as melhores opções desse escalonamento.  O vice-presidente da FecomercioSP, Francisco de La Tôrre, participou e considerou positiva a iniciativa da prefeitura em abrir espaço para o diálogo e, na oportunidade, reforçou as demandas do setor para reduzir os danos econômicos da pandemia.
 
A Entidade entende que o decreto não prejudica os empresários, uma vez que se trata da venda de produtos essenciais, que serão adquiridos de qualquer forma, independentemente do horário de abertura. A Federação sugere que cada comerciante analise o fluxo de seu estabelecimento para priorizar a melhor opção de horário, assim como a faixa horária de deslocamento de seus funcionários.
 
A FecomercioSP lembra, ainda, que pode haver acordo sobre rodízio entre os comerciantes do bairro para que a população não fique sem atendimento por determinado período.
 
Quanto às implicações trabalhistas, a Entidade afirma que não há problema em alternar o horário de abertura desde que cumpram a jornada contratada (normalmente de 8 horas diárias e 44 semanais), com pagamento de adicional noturno, após às 22h.
 
Economia
A Federação entende que os protocolos de saúde devem prevalecer, diante da gravidade do novo coronavírus, visto que a secretaria da saúde expôs que 60% dos leitos dos hospitais da prefeitura e 50% das UTI’s destinados ao tratamento de covid-19 já estão ocupados. Contudo, ainda não houve flexibilização por parte da prefeitura com medidas emergenciais para tentar minimizar os danos econômicos.
 
A FecomercioSP solicitou em março a protelação dos prazos para pagamento do IPTU em 18 meses, assim como para os programas de parcelamento de tributo, além da antecipação do décimo terceiro dos funcionários aposentados do município, e até o momento não obteve retorno da prefeitura.
 
Outro ponto que não foi discutido na reunião foi a retomada da abertura do comércio dos demais setores, visto que o decreto de fechamento vai até o dia 23 de abril e não há um planejamento sobre o que deve ocorrer após essa data.

SÃO PAULO/SP - O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo na última terça-feira, 14, contra as ações publicitárias feitas pelo cantor Gusttavo Lima nos shows “Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa”, realizados para entreter os fãs durante a quarentena pelo novo coronavírus, no dia 28 março e 11 de abril.

O órgão tomou a decisão após “denúncias recebidas de dezenas de consumidores”, que consideraram que as ações publicitárias realizadas pela Ambev “carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas”.

Segundo o Uol, o Conar enfatizou que não há nas lives “mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo a menores de idade”, sem contar que o sertanejo ingere bebida alcoólica de forma exagerada, o que poderia estimular o consumo “irresponsável do produto”.

Para quem não viu, na primeira live, Gusttavo perdeu o controle, quebrou o celular, confundiu uma garrafa de cerveja com microfone e até mandou um recadinho para os credores, durante cinco horas de transmissão.

O Conar destacou, em contrapartida, que o “formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo país” é válido, mas que é necessário conciliar com cuidados tanto às marcas quanto às crianças e adolescentes.

Ainda de acordo com a publicação, a Ambev e o cantor podem enviar suas defesas ao Conselho de Ética ou “adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas”.

 

*Por: CATRACA LIVRE

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