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Henrique

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Festival começa nesta segunda-feira

SÃO CARLOS/SP - De 5 de novembro a 9 de dezembro, São Carlos recebe mais uma edição do festival gastronômico Saia Para Jantar. A 9ª edição do evento conta com 29 estabelecimentos participantes, oferecendo mais de 80 pratos durante o festival, sendo está uma edição recorde tanto no número de restaurantes, quanto de opções para jantar.

Com características específicas, o festival já tem fãs que aguardam ansiosamente seu início, seja para ter a oportunidade de conhecer novos estabelecimentos ou experimentar novidades nos cardápios de restaurantes já frequentados.

Durante o Saia Para Jantar, os restaurantes oferecem pratos inéditos em seus cardápios a preços fixos (R$ 19,90; R$ 29,90; R$ 39,90) aproximando o público que já sabe quanto irá gastar antes mesmo de sair de casa.

Por R$ 19,90, o público poderá encontrar desde drinks como o Tanaka Green, feito a partir de gin importado e manjericão, como as sobremesas de PannaCotta com frutas vermelhas e a Taça Brownie feita com pedaços de brownie, caramelo salgado, morango e chantilly e o exótico Dahl, prato de origem indiana com lentilha vermelha e especiarias.

Com R$ 29,90, pratos como La Nonna em Goiás, com iscas de filé de frango empanados com castanha do Pará acompanhado de risoto de pequi, diferentes lanches como o Fraldinha Mambembe feito com fraldinha feita na brasa com cebola caramelizada na cerveja com chips de batata doce picante, e o Surf’n Turf Sandwich que combina sabores do mar e da terra com camarão e bacon.

Na faixa de preços de R$ 39,90 haverá porções, lanches e pratos como o Fideuá de Gandia, que assim como a paella (mas com macarrão no lugar do arroz) acompanha frutos do mar, o Sucesso da Parada com uma generosa combinação de camarões e queijos finos temperados ao molho “el fuego”, e o Filé Mignon com molho de cogumelos.

São mais de 80 pratos e a diversidade é a característica do menu do Saia Para Jantar deste ano. De acordo com as organizadoras do evento a cada ano é vista a evolução na elaboração dos pratos. “Com o passar dos anos os restaurantes vão aprendendo a elaborar seus menus para o Saia Para Jantar. É uma oportunidade de testarem novos pratos nos seus cardápios, atraírem diferentes públicos e potencializar seus ganhos neste período”, diz Maithe Bertolini. Já Fernanda Martucci, ressalta a importância da atenção às diversas dietas e restrições alimentares para composição de cardápios que contemplem mais pessoas. “Percebemos que em São Carlos a comunidade vegetariana e vegana é crescente, além do interesse em consumo de pratos sem lactose ou glúten. Estimulamos que os restaurantes estejam atentos a esses pontos no momento de criação”.

Neste ano, a Prefeitura é novamente parceira do Festival Saia Para Jantar. “O Festival é um sucesso e está consolidado. Movimenta o setor de alimentação e estimula o entretenimento no município. Aproveitamos a duração do Saia Para Jantar para trabalhar a Campanha “Não Pode” que visa sensibilizar a população para o enfrentamento do abuso e da violência sexual contra crianças e adolescentes. Com isso, mantemos o diálogo com a sociedade”, afirmou Mateus de Aquino, secretário de Comunicação.   

O menu completo com os restaurantes participantes e pratos oferecidos poderá ser encontrado nas redes sociais do Saia Para Jantar (facebook e instagram), onde também serão feitos sorteios e promoções semanais valendo cortesias.

Serviço

Saia Para Jantar, de 5 de novembro a 9 de dezembro

www.facebook.com/saiaparajantar

instagram.com/saiaparajantar

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, anfitriã do evento e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado (SELJ), responsável pela organização dos 82º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que serão realizados na cidade de 14 a 24 de novembro, realizam na próxima segunda-feira, dia 5 de novembro, a partir das 14h, na casa de eventos Banana Brasil, o Congresso Técnico da competição.

Confirmaram presença no congresso os chefes das delegações dos 218 municípios inscritos, além do chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Abertos, Alexandre Couvilier de Oliveira (professor Xandão), o secretário de Esportes e Lazer de São Carlos, Edson Ferraz e o diretor de Esportes de Rendimento e chefe do Comitê Organizador dos Jogos Abertos, Fabiano Lourenço.

No Congresso Técnico serão definidos os grupos e a programação. “Toda nossa equipe está trabalhando para que até o dia 14 de novembro tudo esteja preparado para que os Jogos ocorram sem transtornos”, garante o secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz.

“Vamos fazer o sorteio dos grupos, o chaveamento das modalidades e a partir disso a definição dos três primeiros dias da competição, no caso dias 14, 15 e 16 de novembro, com horário e local das disputas”, explicou Fabiano Lourenço.

Atletismo, Atletismo ACD, Basquetebol, Badminton, Biribol, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, KickBoxing, Luta Olímpica, Natação, Natação ACD, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez estão entre as modalidades que serão disputadas.

No total devem participar da 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni 15 mil atletas divididos em 1.830 equipes, 560 árbitros, 950 partidas de esportes coletivos, 26 modalidades e 40 locais de provas. 69 escolas municipais e estaduais estão sendo adaptadas para alojamentos, 3 alojamentos coletivos também estão sendo montados.

De acordo com a FecomercioSP, receita representa crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período de 2017

São Paulo/SP O faturamento real do comércio eletrônico da região de Araraquara atingiu R$ 104,6 milhões no segundo trimestre de 2018, alta de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, as vendas do e-commerce na região cresceram 5,8%.

Os resultados compõem a Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) por meio do seu Conselho de Comércio Eletrônico em parceria com a Ebit|Nielsen. A pesquisa traz dados sobre faturamento real, número de pedidos e tíquete médio, além de permitir mensurar a participação do e-commerce nas vendas totais do varejo (eletrônico e físico) no Estado de São Paulo, segmentado em 16 regiões.

Ainda de acordo com o levantamento, o número de pedidos do comércio eletrônico na região atingiu 244 mil nesse segundo trimestre, um decréscimo de 12,7%, se comparado ao primeiro trimestre de 2018. O tíquete médio (faturamento por pedido) ficou em R$ 428,64, decréscimo de 0,6% em relação ao mesmo período de 2017. A participação da região no faturamento do varejo geral do e-commerce ficou em 2,3%.

Desempenho estadual

As vendas do comércio eletrônico no Estado de São Paulo cresceram 3,6% no segundo trimestre de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017, atingindo R$ 4,07 bilhões. No primeiro semestre do ano, a taxa de crescimento real das vendas do setor foi de 4%.

A participação do e-commerce nas vendas do varejo paulista no segundo trimestre ficou em 2,5%, estável em relação ao mesmo período de 2017. O número de pedidos foi de 9,8 milhões, alta de 2,3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. O tíquete médio no segundo trimestre de 2018 foi de R$ 412,96, ligeiramente acima do notado no primeiro trimestre deste ano (6,6%), que havia apontado uma média de R$ 387,24 em todo o Estado de São Paulo.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, ainda que haja instabilidade política, o cenário conjuntural atual é mais favorável e, aparentemente, viabiliza a continuidade da recuperação nas vendas do comércio eletrônico. O ambiente macroeconômico está com a inflação mais controlada, aliada à trajetória de queda nas taxas de juros, favorecendo a manutenção do poder de compra das famílias.

A previsão da Entidade é que o quarto trimestre do ano registre bom desempenho para as vendas do comércio, já que conta com a realização da Black Friday, que é um dos melhores períodos para o varejo eletrônico.

Bens de consumo

Desde janeiro de 2018, a PCCE também traz informações sobre as vendas de três categorias de bens de consumo: duráveis, semiduráveis e não duráveis. Segundo a assessoria econômica da Entidade, ainda que, neste momento, não seja possível estabelecer uma trajetória das vendas, dada a ausência de informações anteriores, a pesquisa permite traçar um quadro geral do comércio eletrônico.

No segundo trimestre de 2018, os bens duráveis tiveram grande peso no faturamento do setor, concentrando 72,2% das receitas e 41,7% do número de pedidos, com um tíquete médio de R$ 714,74. O comércio de bens semiduráveis representa 17,6% das vendas, 35,2% do total de pedidos, com um valor médio de R$ 206,18, enquanto os não duráveis têm uma parcela de 10,2% do faturamento, 23% dos pedidos e tíquete médio de R$ 182,81.

“As vendas de TVs de tela grande, motivadas pela proximidade da Copa do Mundo de futebol, colaboraram para o aumento do tíquete médio e consequente elevação do faturamento do comércio eletrônico no segundo semestre de 2018”, diz Pedro Guasti, presidente do Conselho de E-commerce da FecomercioSP”.

Região de Araraquara

Américo Brasiliense, Analândia, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Corumbataí, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Ipeúna, Itápolis, Itirapina, Matão, Monte Alto, Motuca, Nova Europa, Pirangi, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Rio Claro, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Ernestina, Santa Gertrudes, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga, Tambaú, Taquaritinga, Trabiju, Vista Alegre do Alto.

Nota metodológica

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) é realizada trimestralmente pela FecomercioSP a partir de informações fornecidas pela Ebit|Nielsen. Além dos dados de faturamento real, número de pedidos e tíquete médio, a pesquisa permite mensurar a participação do comércio eletrônico nas vendas totais do varejo paulista. As informações são segmentadas em 16 regiões que englobam todos os 645 municípios paulistas e abrangem todas as atividades varejistas constantes do código CNAE 2.0.

Este ano, a PCCE passa a trazer também informações sobre as vendas de três categorias de bens de consumo: duráveis, semiduráveis e não duráveis. Entre os bens duráveis, estão: automóveis e veículos; Blu-ray; brinquedos; casa e decoração; CDs; colecionáveis; construção e ferramentas; discos de vinil; DVDs; eletrodomésticos; eletrônicos; fotografia; games; informática; instrumentos musicais; joias e relógios; telefonia e celulares. Os semiduráveis são compostos por itens de arte e antiguidade; artigos religiosos, para bebês e cia.; esporte e lazer; indústria, comércio e negócios; livros; moda e acessórios; Natal; papelaria e escritório. Já entre os não duráveis, estão: alimentos e bebidas; assinaturas de revistas; perfumaria e cosméticos; pet shop; saúde; serviços; sex shop; e tabacaria.

RIO DE JANEIRO/RJ - Um deputado que ficou por mais de 20 anos conhecido só no Rio, onde foi o mais votado, sem dinheiro, considerado do baixo clero da Câmara, é eleito Presidente da República – ainda sem dinheiro, sem tempo no horário eleitoral, praticamente sem partido e sozinho, tido como um Quixote e ainda com uma facada na barriga – na mais inusitada das eleições brasileiras. A eleição em si marca uma mudança de fase, como se tivesse virado uma chave de contínua para alternada na corrente política nacional. Como se fizesse surgir uma nova geração de partidos, de políticos e, finalmente: de eleitores. Um eleitor sem cabresto, sem moeda de troca, sem dinheiro; com vontade, com ideias próprias, com iniciativa, espontaneidade – e com as redes sociais na mão.

Que força teve Bolsonaro para mobilizar tudo isso? Provocar modificações de estrutura na política, eleger, à sua sombra, deputados, senadores governadores? Sonho e persistência? Desde que Dilma foi eleita, ele percorre o país para se tornar conhecido; sem marqueteiro, sem dinheiro, o tal Messias ía agregando discípulos, engrossando multidões nos aeroportos, a gritar mito! mito!. Um dia foi ao Comandante do Exército comunicar que sairia candidato, porque já estaria com 10 pontos de aceitação. O comandante só olhou, cético. Seus colegas de bancada na Câmara recomendavam que procurasse a via segura do Senado. Bolsonaro persistiu.

Quando começou a preocupar a esquerda, tornou-se o sujeito de todas as frases. Cada comentário irônico ou contrário, trazia o sujeito Bolsonaro, repetido todos os dias, no rádio, no jornal, na TV, nas bocas dos que não o queriam. Esses ajudaram muito, fazendo ecoar, sem parar, em todos os ouvidos, o nome do candidato. A facada que era para ser mortal ajudou também. Prejudicou-o muito, porque tirou-o de seu ambiente, as ruas, mas houve também o ganho de tempo, quase inexistente no horário eleitoral, feito para eternizar os partidos tradicionais no poder. A facada o tirou dos debates, onde ele já havia dado mostras de seu estilo blitzkrieg. Nos debates em que não foi, seu nome foi o mais presente.

Seu maior acervo foi ter sido capitão do Exército. Há anos as Forças Armadas aparecem como as instituições mais confiáveis nas pesquisas. Têm o significado de patriotismo e força moral. A religião também ajudou; a Teologia da Libertação espantou os pobres e hoje a grande força popular está nos evangélicos. Bolsonaro casou com uma evangélica da Ceilândia, cidade formada pela erradicação de favelas em Brasília. Finalmente, a convergência de idéias. A maioria silenciosa passou a falar, a maioria passiva e acuada por décadas por militantes arruaceiros, invasores, ativistas, teve a paciência esgotada e viu em Bolsonaro alguém que pensa igual à maioria, com as mesmas preocupações sobre segurança pública, família, corrupção, valores morais e Pátria. E deu-lhe 57.797.847 votos – 10.556.941 a mais do que seu adversário, que representava o que fora o maior líder popular desses tempos. São os votos da virada da chave.

 

*Texto escrito Por: Alexandre Garcia.

Alexandre é jornalista, apresentador e colunista político brasileiro.

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