IBITINGA/SP - Umas das maiores obras da história de Ibitinga. Assim foi definida a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em sua solenidade de inauguração, nesta quarta-feira, dia 18 de setembro. A infraestrutura é capaz de despoluir o esgoto de toda a cidade de Ibitinga.
O evento de inauguração contou com a presença do governador de São Paulo em exercício, Cauê Macris, além de outras autoridades estaduais e municipais, ex-prefeitos, imprensa e público em geral.
[caption id="attachment_28508" align="alignnone" width="300"] Foto: PMI[/caption]
A importância da ETE está na preservação ambiental. O mecanismo da obra é capaz de tratar 100% do esgoto ibitinguense e remover até 95% das cargas orgânicas poluentes que percorrem os encanamentos domésticos do município.
“Antes, o esgoto não tratado era despejado integralmente em nossos rios e riachos, causando uma total poluição. A ETE é um presente de importância imensurável para a garantir o progresso e preservar o meio ambiente para as futuras gerações. Uma conquista de toda a população”, disse Cristina Arantes, Prefeita de Ibitinga.
Em seu discurso, o governador em exercício destacou o esforço político pela conclusão da obra em prol do meio ambiente: “Isso faz com que este dia seja um dia festivo para todos nós e para toda a população de Ibitinga. Parabéns”, elogiou Cauê Macris.
No valor de mais de R$ 30 milhões, a Estação de Tratamento de Esgoto foi viabilizada com recursos do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Água Limpa. A ETE se localiza na Rodovia Deputado Victor Maida, SP 331, km 54.
O processo anaeróbio de despoluição será operado pelo SAAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto).
*Por: PMI
https://www.facebook.com/prefeituraibitinga/videos/537848470324016/?v=537848470324016