fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Descalvado está entre as 200 cidades do interior de SP com maior incidência de raios

Escrito por  Mar 25, 2019

DESCALVADO/SP - Descalvado é o 219º município de São Paulo, entre os 645, com maior incidência de raios, de acordo com os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). São pouco mais de cinco relâmpagos por quilômetro quadrado por ano, o que representa um total de 3.987 raios somente entre os meses de janeiro a março de 2019. No ranking nacional, o município está na 1380ª posição.

Durante o verão, a queda de raios durante o verão aumenta no município. A incidência de descargas elétricas com mais intensidade causa prejuízos a comerciantes e moradores, que acabem tendo aparelhos eletrônicos e elétricos queimados durante as tempestades.

Obrigatoriedade de para-raios -  O Corpo de Bombeiros recomenda que nas edificações com mais de 20 metros de altura, é adequado ter um sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Em localidades acima de 750 metros do nível do mar, isso é obrigatório. De acordo com a instituição, nestes locais é comum encontrar para-raios derretidos, de tanto absorverem as descargas. Os bombeiros também alertam que, mesmo uma edificação tendo um sistema de proteção contra descargas, não significa que os aparelhos eletrônicos na parte de dentro estejam protegidos. Para isto, existe a necessidade de outro sistema em complemento ao para-raios.

Além disso, o para-raios em uma edificação protege uma área de 45º ao seu redor. Quanto mais próximo deste local, mais protegida a pessoa estará, ou seja, menor a probabilidade de ser atingido por um raio. Quanto mais alta for a edificação que possui o sistema, maior a abrangência dessa área de 45º.

Rede elétrica - As cidades com maior incidência de raios tendem a registrar mais desligamentos da rede elétrica. O tamanho dos transtornos causados também depende da quantidade de residências e empresas atendida por redes antigas. O temporal que atingiu Descalvado no início da tarde desta última 4ª feira (20), por exemplo, deixou mais da metade da cidade sem energia elétrica, por aproximadamente meia hora.

A intensidade de um raio tem, em média, 30 mil amperes, e pode afetar a rede de distribuição de energia elétrica, pois a descarga chega a percorrer distâncias que chegam a cinco quilômetros. As distribuidoras de energia elétrica têm buscado alternativas para minimizar os impactos causados pela queda de raios na rede, como por exemplo, a instalação de um equipamento chamado 'Dispositivos de Proteção contra Surtos' (DPS), que é capaz de detectar sobretensões na rede de energia elétrica junto à caixa onde está localizado o medidor de energia.

As distribuidoras também orientam a instalação do equipamento dentro das edificações, junto aos quadros de distribuição de energia, atendendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

*Por:DESCALVADO NEWS

Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.