BAHREIN - Neste domingo, o Grande Prêmio do Bahrein da Fórmula 1 terminou com vitória dramática da Mercedes. Após a Ferrari dominar os treinos, Charles Leclerc largou na pole, manteve a liderança durante toda a corrida, mas no final, apresentou problemas no motor e viu Lewis Hamilton conquistar a vitória no autódromo de Sakhir.
Valtteri Bottas, em segundo, completou a dobradinha da Mercedes, ao passo que Leclerc teve de se contentar em fechar o pódio na terceira posição. Verstappen foi o quarto e Vettel, que teve um problema na asa, acabou em quinto.
A Fórmula 1 retorna nos dias 12, 13 e 14 de abril, com o Grande Prêmio da China. A corrida está marcada para as 3h10 (horário de Brasília) do domingo.
O início da corrida foi muito movimentado no Bahrein. Vettel largou muito bem, e de cara, assumiu a liderança, deixando o companheiro Leclerc para trás. Na sequência, foi a vez de Valtteri Bottas ultrapassar o novato da Ferrari, colocando assim a Mercedes na briga pela ponta. Hamilton, por sua vez, aparecia em quarto.
Muito determinado, contudo, o monegasco tratou de iniciar a sua recuperação, e não demorou para ultrapassar Bottas. Logo depois, Hamilton também deixou o finlandês para trás. Leclerc, no entanto, não estava satisfeito com a vice-liderança, e foi diminuindo a diferença para Vettel até conseguir de volta a primeira posição.
Domínio de Leclerc
Após a primeira parada, Hamilton colocou pneus macios, subiu para segundo e passou a pressionar Leclerc. O monegasco, contudo, estava muito bem na corrida, e marcou a volta mais rápida da prova. Vettel aparecia em terceiro, Bottas em quarto e Verstappen, correndo por fora, em quinto.
Aos poucos, Hamilton foi perdendo força e viu Vettel encostar, ao passo que Leclerc ficava cada vez mais distante, com quase sete segundos à frente. Pouco tempo depois, o alemão voltou ao segundo lugar, enquanto seu companheiro de Ferrari caminhava a longos passos rumo ao triunfo.
Na parte de baixo da disputa, Grosjean teve de abandonar a prova por conta de problemas no carro, enquanto Sainz amargava a última colocação. Ex-Ferrari, Kimmi Raikkonen brigava com o novato Norris pela sétima posição.
Problemas para Vettel
Com 24 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Leclerc parou nos boxes e retornou novamente na liderança. Depois de também pararem, Vettel e Hamilton retornaram travando uma interessante briga pela segunda colocação. No meio dessa disputa, contudo, o alemão acabou rodando sozinho, perdeu a asa dianteira e ficou muito para trás, sendo obrigado a parar novamente.
O piloto da Ferrari voltou dos boxes na oitava posição, e foi se recuperando até chegar no quinto lugar. Verstappen, em quarto, dificultava uma maior subida do alemão. Hulkenberg, logo atrás, também não facilitava, e seguia na cola de Vettel.
Derrocada de Leclerc e vitória de Hamilton
Se a Ferrari de Vettel teve problemas, com Leclerc não foi diferente. Quando a vitória parecia já assegurada, a nove voltas do fim, o monegasco começou a ter problemas no motor. Dessa forma, a vantagem que era de cerca de nove segundos, começou a cair bruscamente, enquanto Hamilton pressionava muito forte.
Sem recuperação de energia, com cerca de 150 cv a menos, a Ferrari de Leclerc não resistiu, e só coube a Lewis Hamilton realizar uma tranquila ultrapassagem, assumir a liderança e vencer o GP do Bahrein.
*Por: GAZETA ESPORTIVA
| Pos | Piloto | Status | ||
| 1 |
L. Hamilton
Mercedes·#44
|
Correndo | ||
| 2 |
V. Bottas
Mercedes·#77
|
Correndo | ||
| 3 |
C. Leclerc
Ferrari·#16
|
Correndo | ||
| 4 |
M. Verstappen
Red Bull·#33
|
Correndo | ||
| 5 |
S. Vettel
Ferrari·#5
|
Correndo | ||
| 6 |
L. Norris
McLaren·#4
|
Correndo | ||
| 7 |
K. Raikkonen
Alfa Romeo·#7
|
Correndo | ||
| 8 |
P. Gasly
Red Bull·#10
|
Correndo | ||
| 9 |
A. Albon
Toro Rosso·#23
|
Correndo | ||
| 10 |
S. Perez
Racing Point·#11
|
Correndo | ||
| 11 |
A. Giovinazzi
Alfa Romeo·#99
|
Correndo | ||
| 12 |
D. Kvyat
Toro Rosso·#26
|
Correndo | ||
| 13 |
K. Magnussen
Haas·#20
|
Correndo | ||
| 14 |
L. Stroll
Racing Point·#18
|
Correndo | ||
| 15 |
G. Russell
Williams·#63
|
Correndo | ||
| 16 |
R. Kubica
Williams·#88
|
Correndo | ||
| 17 |
N. Hulkenberg
Renault·#27
|
Não concluiu | ||
| 18 |
D. Ricciardo
Renault·#3
|
Não concluiu | ||
| 19 |
C. Sainz Jr.
McLaren·#55
|
Não concluiu | ||
| 20 |
R. Grosjean
|