fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 01 Fevereiro 2022

“O parlamentar acionou a Guarda Municipal e lavrou um relatório de ocorrência, visto que o local foi invadido e está abandonado”

 

SÃO CARLOS/SP - O vereador Elton Carvalho (Republicanos) denunciou a existência de um imóvel, localizado no bairro Pacaembu, alugado pela Secretaria Municipal de Saúde desde 2018, até o presente momento, mas que nunca foi efetivamente utilizado pela Prefeitura.

Segundo consta, a Secretaria de Saúde paga o valor de mil e oitocentos reais mensalmente, porém, o imóvel que foi alugado e nunca utilizado, está abandonado e completamente depredado, e atualmente existe uma família residindo no local.

“Tomei conhecimento desta situação desastrosa, que demonstra a ineficiência da gestão financeira realizada pela Secretaria de Saúde, além do total desrespeito com a população são-carlense e fui ao local para averiguar. Acionei a Guarda Municipal, registramos a ocorrência, falei com a família, acessei o contrato e estou compilando tudo para acionar o Ministério Público e o Tribunal de Contas”, afirmou o parlamentar.

A Guarda Municipal registrou a ocorrência mediante o protocolo RO89SA44, descrevendo os fatos e ouvindo os envolvidos. O vereador está aprofundando as investigações e formalizará um requerimento solicitando maiores detalhes, mas, informações preliminares apontam para mais de 70 mil reais pagos até o presente momento.  

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - Após vistoria realizada na manhã desta quarta-feira (02/02) pela Defesa Civil juntamente com engenheiros das secretarias de Obras, Serviços Públicos e de Transporte e Trânsito, acompanhados pela geóloga do Núcleo de Pesquisa em Geotecnia, Geociências e Meio Ambiente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marcilene Dante Ferreira, em virtude de deslizamentos ocorrido após a chuva da última terça-feira (01/02), ficou definido a interdição de uma das pistas da Serrinha do Aracy até que seja realizado um estudo técnico do que poderá ser realizado para eliminação dos riscos.

De acordo com a Defesa Civil em decorrência das chuvas dos últimos 15 dias, que ultrapassou 200 mm, algumas pequenas rochas, classificadas de arenito, se desprenderam do paredão. “Com a chuva constante elas ficam encharcadas e podem deslizar, por isso a nossa primeira medida será a interdição parcial de uma das pistas de subida (sentido bairro/centro), local onde pode ocorrer o deslizamento de terra ou rochas”, explica Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil.

Arenito é uma rocha sedimentar resultante da deposição de areias que, após um processo de compactação e cimentação, se transformam em rochas.

A Secretaria de Transporte e Trânsito vai interditar, além de uma das pistas no sentido bairro/centro, o que não impede o trânsito de veículos, a calçada do lado direito da pista.

“Vamos aguardar o laudo que será realizado por especialistas para verificarmos o que poderá ser feito para eliminar qualquer risco de acidentes, uma vez que os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à forma de relevo, estrutura geológica do terreno, além das ações humanas que intensificam os deslizamentos”, finaliza Caballero.

Participaram da vistoria os secretários de Obras, João Muller, de Serviços Públicos, Mariel Olmo, de Comunicação, Mateus de Aquino, de Segurança Pública, Samir Gardini e o diretor de Trânsito, Sebastião Carlos Batista.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Vigilância em Saúde de São Carlos comunica que recebeu do Departamento Regional de Saúde (DRS III) do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), mais 2.150 testes antígenos para fazer o diagnóstico da COVID-19.

Com o recebimento desses novos kits de testes antígenos o município disponibiliza agora 6.630 kits para testagem, portanto a partir desta quinta-feira (03/02/2022) retoma o Plano de Contingência “B”, que estabelece testar o paciente com quadro de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.

“Em virtude da escassez de testes estamos seguindo a recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a utilização racional dos testes, porém agora com o recebimento de mais kits, saímos do plano C que testava somente grupos de risco e passamos para o plano B que estabelece a testagem de pessoas com sintomas de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explica Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

Pelo plano "B" se a pessoa testar positivo e os contatos (membro da família) apresentar sintomas, a testagem não é realizada nos contatos com sintomas, porém o caso é notificado como positivo e fechado o diagnóstico como Clínico Epidemiológico, seguindo com o protocolo de assistência.

Em São Carlos os testes estão sendo realizados no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho com atendimento 24 horas. Somente no mês neste mês de janeiro já foram realizados 15.567 testes para diagnóstico de COVID-19, sendo 6.308 com resultado positivo e 9.259 exames com resultado negativo.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registra mais um óbito por COVID-19 nesta quarta-feira (02/02), totalizando 562 mortes pela a doença no município. 

O óbito é de uma mulher de 76 anos de São Carlos internada em hospital público de Itápolis em 01/02/22. A paciente não tinha recebido nenhuma dose da vacina contra a COVID-19

A cidade registrou 140 exames positivos e 102 negativos nesta quarta-feira (02/02).

Neste momento temos 9 pacientes aguardando vagas em leito de estabilização nas UPAS Vila Prado, Cidade Aracy e Santa Felícia. Dos 9 pacientes, 5 já testaram positivo para COVID-19 e 4 com síndrome gripal aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

BRASÍLIA/DF - Os cerca de 36 milhões de aposentados, pensionistas e outros titulares de benefícios pagos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não terão que fazer mais a prova de vida presencialmente. O anúncio foi feito pelo presidente do INSS, José Carlos Oliveira, nesta quarta-feira (2), durante cerimônia no Palácio do Planalto, na qual o presidente Jair Bolsonaro assinou uma portaria com as novas regras. Agora, a prova de vida será feita pelo próprio governo, que consultará bases de dados públicas e privadas para saber se a pessoa está viva.

“A partir de agora, a obrigação de fazer a prova de vida é nossa, do INSS. Como faremos? Com todas as bases de todos os órgãos do governo. Nós faremos a busca dessas bases, tanto no governo federal, estadual e municipal, e também em entidades privadas”, explicou Oliveira sobre o procedimento, que tem o objetivo de evitar fraudes no pagamento de benefícios.

Para viabilizar a mudança, entre as bases de dados que serão consultadas estão a da renovação da carteira de identidade, do passaporte e a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro de votação.

“Se caso nós não encontrarmos um movimento do cidadão em uma dessas bases, mesmo assim o cidadão não vai precisar sair de casa para fazer a prova de vida. O INSS proverá meios, com parcerias que fará, para que essa entidade parceira vá à residência e faça a captura biométrica na porta do segurado”, garantiu o presidente do INSS.

A nova regra entrará em vigor depois de publicada no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer até amanhã (3). O INSS tem até o dia 31 de dezembro para implementar as mudanças necessárias. "Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso", informou o governo.

 

 

 Por Karine Melo - Repórter Agência Brasil 

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos comunica que no dia 4 de fevereiro estarão abertas as inscrições para os cursos de corte e costura (80 horas) e de manicure e pedicure com nail arts (80 horas). Todas as capacitações são gratuitas.

As capacitações serão oferecidas na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina e no Centro da Juventude Elaine Viviani, localizado na avenida Papa Paulo IV, nº 1.000, no Monte Carlo.

No Fundo Social de Solidariedade serão oferecidos os cursos de corte e costura com aulas às segundas, terças e quartas das 13h20 às 16h40 e de manicure e pedicure também com aulas às segundas, terças e quartas das 8h às 11h20.

Já no Centro da Juventude serão formadas 3 turmas, sendo uma do curso de Corte e Costura com aulas às segundas, terças e quartas no horário das 8h20 às 11h40. Para o curso de Manicure e Pedicure serão ofertadas duas turmas, com aulas às segundas, terças e quartas, em dois horários, das 8h20 às 11h40 e das 18h às 21h20. 

As inscrições devem ser realizadas somente na sexta-feira, dia 4 de fevereiro, a partir das 8h, no local que a pessoa pretende frequentar o curso. No ato da inscrição é necessário entregar cópia do CPF, RG e comprovante de endereço. As aulas para qualquer um dos cursos e turmas serão ministradas de 07/02/22 a 06/04/22.

Publicado em Cidadania

EUA - Whoopi Goldberg foi suspensa por duas semanas do programa “The View” após as recentes declarações dela sobre o Holocausto. O afastamento da atriz e apresentadora foi divulgado no Twitter oficial da emissora ABC.

“Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos. Apesar de Whoopi ter se desculpado, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus comentários. Toda a organização ABC News se solidariza com nossos colegas, amigos, familiares e comunidades judeus”, dizia comunicado assinado por Kim Godwin, presidente da emissora.

Whoppi gerou polêmica ao dizer no programa The View que o genocídio nazista dos judeus envolveu ‘dois grupos de brancos’ e que o Holocausto ‘não foi sobre raça’. As críticas contra Whoppi vieram aos montes, já que Hitler expressava seu ódio aos judeus em termos raciais, e a atriz e apresentadora se desculpou.

“No programa de hoje, eu disse que o Holocausto ‘não foi sobre raça, mas sobre a desumanidade do homem em relação ao homem’. Eu deveria ter dito que foi sobre ambos”, escreveu ela em uma postagem no Twitter. “O povo judeu ao redor do mundo sempre teve meu apoio e isso nunca será dispensado. Sinto muito pela dor que causei”, completou.

 

 

ISTOÉ GENTE

Publicado em TV

SÃO CARLOS/SP - Policiais de Força Tática detiveram um casal acusado de tráfico de entorpecentes, na Avenida Bela Cintra, no distrito de Água Vermelha, em São Carlos. 

Era por volta das 19h, de ontem, (01), quando o 190 foi acionado dizendo que a dupla estava transportando as drogas de São Carlos para Santa Eudóxia. Os Militares conseguiram fazer a abordagem em Água Vermelha e a denúncia foi confirmada através de uma bolsa contendo os entorpecentes.

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão as partes e apresentados no CPJ, onde o delegado ratificou a voz de prisão para o homem e recolhido a Cadeia Pública. Já a mulher foi ouvida e liberada.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Durante a fala do vereador Gustavo Pozzi na terça-feira (1º), na 2ª Sessão Ordinária, o parlamentar lamentou, como educador, que não falta recursos na pasta da educação no município de São Carlos, pois foram quase 50 milhões de reais que deixaram de serem investimentos no aluno, no professor e na escola.

 Afirmou o vereador: “tenho certeza que o prefeito Airton Garcia não sabe disso, que o CPF dele está em risco, por não ter aplicado o mínimo constitucional”, e acrescentou: “sempre tive a confiança que o prefeito Airton Garcia seria um prefeito que teria mais cuidados com as pessoas mais necessitadas”. De modo que o valor de quase 50 milhões de reais na educação pode restabelecer a justiça social para aquelas pessoas que necessitam da escola pública. Quanto à secretaria municipal da educação, Gustavo Pozzi afirmou: “é inadmissível uma secretaria da educação que deixa sobrar dinheiro!”.

 Finalizando sua fala, o parlamentar apresentou o valor de R$ 8,5 milhões que a secretaria municipal da educação deixou de investir do FUNDEB (recurso federal), porque não conseguiu utilizar o valor, e argumentou: “o professor precisa de investimento, os alunos precisam de investimento, as escolas precisam de investimentos e eu como professor da rede pública, não consegui entender como que sobra dinheiro e não investe na educação!”. 

Publicado em Política

SUÍÇA - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou, na terça-feira, 1º, que é muito cedo para os países declararem vitória sobre a pandemia da covid-19 ou desistirem das tentativas de interromper a transmissão.

“Estamos preocupados que uma narrativa tenha se consolidado em alguns países que, por causa das vacinas e por causa da alta transmissibilidade e menor gravidade da Ômicron, a prevenção da transmissão não é mais possível e não é mais necessária”, disse Tedros.

“Nada poderia estar mais longe da verdade”, disse ele, enfatizando que “mais transmissão da Covid-19 significa mais mortes”, completou ele, que disse que o vírus é perigoso e continua a evoluir “diante de nossos olhos”.

 

Vacinação e crucial

O diretor da OMS destacou que acabar com pandemia é uma questão de escolha das autoridades mundiais. Para isso, segundo ele, é fundamental vacinar 70% das populações de todo o mundo até meados de 2022.

“Todos estamos cansados. O mundo não aguenta mais e nós precisamos terminar essa pandemia. Temos meios de fazer isso”, disse o chefe da OMS.

Ele enfatizou que desde que a Ômicron foi detectada pela primeira vez no sul da África há 10 semanas, quase 90 milhões de casos foram relatados à OMS – mais do que em todo o ano de 2020.

E embora a nova variante tenha sido provocado casos menos graves, ele enfatizou que “agora estamos começando a ver um aumento muito preocupante de mortes na maioria das regiões do mundo”.

“Não estamos pedindo que nenhum país retorne ao chamado bloqueio, estamos pedindo a todos os países que protejam seu povo usando todas as ferramentas do kit de ferramentas, não apenas vacinas”, disse Tedros, destacando a importância de continuar rastreando variantes que continuam a surgir como a sublinhagem da Ômicron, a BA.2.

“Este vírus continuará a evoluir, e é por isso que pedimos aos países que continuem testando, vigiando e sequenciando”, disse ele.

 

 

CATRACA LIVRE

Publicado em Saúde

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.