fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 31 Janeiro 2022

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registra mais dois óbitos por COVID-19 nesta terça-feira (01/02), totalizando 561 mortes pela a doença no município. 

Os óbitos registrados são de um homem de 93 anos com comorbidades, internado em hospital privado desde 28/01 e sem nenhuma dose da vacina contra a COVID-19; e de uma mulher de 98 anos, internada m hospital particular também desde 28/01 sem nenhuma dose da vacina contra a COVID-19.

A cidade registrou 47 exames positivos e 13 negativos nesta terça-feira (01/02).

Neste momento temos 13 pacientes aguardando vagas em leito de estabilização nas UPAS Vila Prado, Cidade Aracy e Santa Felícia. Dos 13 pacientes, 4 já testaram positivo para COVID-19 e 9 com síndrome gripal aguardam resultado de exame.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Nas primeiras horas de hoje, 01, mais uma vez a história se repete nas chuvas de verão, ou seja, São Carlos teve alguns pontos de alagamentos durante a forte chuva.

Nossa reportagem esteve ao vivo na Rotatória do Shopping mostrando com exclusividade o transbordamento do córrego. Houve também outros pontos de alagamentos como a Praça Itália, CDHU, Travessa 8 e pontos de acúmulo de água, como Miguel Petroni e Rua Larga.

Durante a transmissão internautas falam sobre a chuva em seus respectivos bairros.

 

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Na última segunda-feira (31), a Câmara Municipal de São Carlos realizou uma audiência pública, atendendo um pedido do vereador Bruno Zancheta, para tratar do Serviço Integrado de Transporte Sanitário (SITS), que realiza o transporte e remoção de pacientes.

 Participaram da audiência, além do propositor, vereador Bruno Zancheta (PL), os vereadores: Elton Carvalho (Republicanos), o presidente da Comissão de Saúde, vereador Lucão Fernandes (MDB), a vereadora Professora Neusa (Cidadania) e o vereador Ubirajara Teixeira – Bira (PSD).

 Estiveram presentes também na audiência o secretário Municipal de Saúde, Marcos Palermo, o diretor de Gestão do Cuidado Hospitalar, Fausto Sposito, o supervisor do SITS Vicente Monteiro e Júlio César Barbosa, auxiliar administrativo do SITS.

 Os vereadores pontuaram: “Foram debatidos diversos pontos, como a questão estrutural, a real situação e precária situação das viaturas e também das horas extras dos servidores”.

 “Saímos desta audiência com alguns encaminhamentos, como por exemplo, uma reunião para tratar da questão de pagamentos de horas extras para os servidores, uma maior fiscalização quanto ao conserto e manutenção das viaturas e uma reunião com o secretário municipal de Habitação para a discussão de um novo prédio para o SITS. Iremos até o fim em busca de soluções”, finalizaram os vereadores.

Publicado em Trânsito

SÃO PAULO/SP - Uma parte da obra da Linha 6-Laranja do Metrô desmoronou, na região do Piqueri, zona norte de São Paulo, na manhã desta terça-feira (1°). Nas imagens mostradas pelo helicóptero da Record TV é possível ver que uma parte da construção se rompeu e foi tomada pela água do leito do rio. Não há vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros.

O acidente aconteceu na pista local da Marginal Tietê, aproximadamente 500 metros antes da Ponte do Piqueri, no sentido Castello Branco. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que, neste momento, as pistas estão totalmente bloqueadas e os agentes orientam os motoristas no local.

Segundo o Posto de Bombeiros da Casa Verde, há aproximadamente oito viaturas atendendo à ocorrência. A Marginal Tietê ficou interditada por cerca de 50 minutos.

Os funcionários da empresa começaram a ser dispensados desde às 9h. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há feridos, mas há ambulâncias próximas ao local para prestar eventuais socorros.

 

 

Do R7

Publicado em Outras Notícias

Presentes nas atividades do dia a dia, os recursos on-line podem ser o diferencial para o sucesso de um empreendimento

SÃO CARLOS/SP - Na tentativa de se adequar ao novo cenário imposto pela pandemia, empresas de diferentes tamanhos e segmentos precisaram se digitalizar para minimizar o impacto das medidas adotadas para contenção da covid-19. Segundo Relatório da Socialbakers, uma das maiores plataformas de monitoramento em redes sociais do mundo, no primeiro semestre de 2021, os investimentos em anúncios no Facebook e no Instagram cresceram 60% quando comparado ao ano anterior, reforçando como as ferramentas digitais ganharam ainda mais força, principalmente para os negócios, por terem grande adesão de públicos cada vez mais conectados.

José Teixeira da Silva Junior, docente da área de tecnologia da informação do Senac São Carlos, explica que ferramentas digitais podem ser quaisquer dispositivos com componentes eletrônicos capazes de ajudar no desenvolvimento das atividades do dia a dia, inclusive para gerir ou dar visibilidade aos negócios.

“Por exemplo, profissionais da área do marketing podem utilizar a gestão do tráfego, quando são realizados anúncios a públicos direcionados e segmentados, para atingir o nicho desejado. Já no segmento de solução e negócios, a aplicação é voltada para o mapeamento e administração, com o uso de plataformas como o Google Meu Negócio ou o Google Trends. E na área de comunicação, elas abrangem as redes sociais, pois são uma maneira de ligar a empresa ao cliente, como WhatsApp, Facebook e Instagram”, explica.

Para que o uso dessas ferramentas seja efetivo e traga o retorno desejado, sua aplicação deve ser planejada e direcionada de maneira estratégica. Nesse contexto, possuir conhecimento e estar apto a explorá-las exige qualificação, atenção e organização. O docente orienta que dominar o sistema operacional de trabalho e produzir conteúdos atrativos, que incluam fotos e vídeos com layout diferenciado e público-alvo definido, são maneiras de se destacar.

“Para os profissionais que atuam ou desejam iniciar uma atividade em marketing digital fazendo uso de ferramentas digitais, é importante identificar com qual público irá se relacionar, o que ele deseja, como se comporta, suas escolhas e até mesmo como a concorrência se posiciona. É importante definir o nicho de mercado, não adianta oferecer variedade, se isso não for estratégico”, pontua o docente do Senac.  

O ambiente on-line, aliado às ferramentas tecnológicas, é um mundo de muitas possibilidades. Por isso, atuar nesse ramo requer conhecimento, planejamento e a escolha correta dos canais que atenderão as expectativas do mercado. Algumas dicas, segundo José, são avaliar o cenário, pesquisar tendências e se capacitar.

Investindo em conhecimento

O Senac São Carlos possui um amplo portfólio de temas que auxiliam no aprimoramento de práticas e conteúdos sobre marketing digital e suas ferramentas. Para saber mais, acesse www.sp.senac.br/senac-sao-carlos. A instituição está também com a campanha Cursos Técnicos por R$ 99 mensais, desenvolvida para reforçar que aprendizado técnico pode ser o caminho ideal para quem busca uma oportunidade de traçar novas rotas na carreira, especializar-se em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional.

 

Serviço:

Senac São Carlos

Local: Rua Episcopal, 700 – centro, São Carlos/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos  

SÃO CARLOS/SP - Escolas e Universidades estão em processo final de fechamento de matrículas, desta forma, trago no artigo de hoje orientações para que os pais, responsáveis e alunos tenham tranquilidade no pagamento e saibam exigir seus direitos.

Vamos lá, as instituições normalmente estabelecem um prazo para que a matrícula seja feita e outro prazo para que o interessado desista da vaga. Caso a desistência ocorra antes do período letivo, a escola, por lei, deve devolver o valor pago ao consumidor. Caso as aulas já estejam em andamento, a instituição pode cobrar o valor dos gastos administrativos, desde que os mesmos sejam comprovados, e a diferença devolvida ao consumidor.

A escola deve ainda divulgar o valor da anuidade ou semestralidade, o número de vagas por turma e a proposta de contrato, 45 dias antes do prazo final de matrícula.

Confirmado o período definido pelo estabelecimento, o valor pago pela reserva de matrícula deve ser descontado do total do período cheio, normalmente parcelado em 12 ou seis parcelas. Outros planos de pagamento podem ser apresentados, desde que não superem o valor da anuidade. O preço total anual ou semestral não pode sofrer alterações no período de um ano. 

O contrato feito pela instituição deve conter os direitos e deveres das partes e ter uma linguagem simples e clara para que o consumidor entenda, não deve conter espaços em branco. Os interessados devem ter uma cópia do contrato datado e assinado. Nunca faça acordos verbais, deixe tudo por escrito.

 Qualquer tipo de taxa extra deve ser informada ao consumidor, assim como os descontos. O sistema de avaliação também deve ser de conhecimento do aluno ou dos pais.

 Em relação a multa por atraso no pagamento da mensalidade, independente do estipulado em contrato, não pode ser superior a 2%.

 O aluno inadimplente não pode ser vítima de sanções pedagógicas, como suspensão de provas, retenção de documentos e impedimento de frequência às aulas, tampouco ser exposto ao ridículo ou submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Por se tratar de prestação de serviço envolvendo educação, no caso o nome do aluno ou do responsável não pode ser incluído em cadastros de devedores do sistema financeiro ou crédito, como Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou Serasa.

 Em relação a cobrança indevida por parte da instituição, deve ser restituída em dobro, acrescida de juros e correção monetária. Pedidos de histórico escolar para transferência devem ser formalizados por escrito e protocolados junto ao estabelecimento.

Quanto ao reajuste, o valor total da anuidade escolar é regulamentado pela Lei Federal nº 9.870 de 23/11/1999. A legislação permite que seja acrescido ao valor total da anuidade ou semestralidade anterior, montante proporcional a variação de custos a título de pessoal e de custeio, comprovado mediante apresentação de planilha de custo, mesmo quando esta variação resulte da introdução de aprimoramentos no processo didático-pedagógico. A Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça poderá requerer comprovação documental de qualquer cláusula contratual.

Fique atento as dicas e exija seus direitos, um ensino de qualidade se começa pelo respeito ao consumidor.

Até a próxima! Use álcool em gel e máscara, siga a recomendações médicas e sanitárias.

 

*Dr. Joner Nery é advogado inscrito na OAB/SP sob o n° 263.064, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Direito do Consumidor, ex-diretor do Procon São Carlos/SP e ex-representante dos Procons da Região Central do Estado de São Paulo, membro da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP.  

Publicado em Educação

SÃO PAULO/SP - A flor pequena chamou a atenção do biólogo Luciano Zandoná, que trabalhava documentando flores de árvores caídas na reserva particular Legado das Águas, entre as cidades de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira (SP). Não escapou de seu olhar treinado a planta da espécie Octomeria estrellensis, que não era vista na natureza em território paulista desde a década de 1960 e foi considerada extinta em 2016. “Somente depois de florir é que podemos ter a certeza da espécie de uma planta, mesmo que ela tenha uma morfologia bem característica”, explica Zandoná.

A confirmação veio pela flora dessa orquídea, que mede apenas 2 centímetros. Quando foi redescoberta, em 2017, 38 indivíduos foram recolhidos e estudados. A partir disso, um novo trabalho, de reprodução e preservação da espécie, teve início. Foram produzidos dois frutos por meio de uma polinização manual, que foram enviados para o Orquidário Colibri. Os frutos geram cerca de 600 mudas. “Nós fizemos mais que um levantamento florístico. Além da documentação, nós criamos um plano de ação para conservação da espécie”, afirma Zandoná.

Não é possível só elencar um único motivo para a extinção da Octomeria estrellensis. “É uma micro-orquídea, uma planta de tamanho diminuto. Ela depende de um microclima muito equilibrado: temperatura, umidade e regime de chuva”, explica o biólogo. Para ele, o desmatamento, o aquecimento global e a diminuição de polinizadores, como abelhas, borboletas e beija-flores (além, principalmente, da coleta ilegal de plantas), são os principais fatores por trás da quase extinção da espécie. Nacionalmente, essa orquídea é classificada como “quase ameaçada”, conforme avaliação feita em 2012 pelo Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora).

 

DESEQUILÍBRIO

A extinção de uma espécie, mesmo que pequena, pode ter graves consequências. “A gente não conhece a nossa biodiversidade, que é nossa riqueza. A nossa vida depende desses recursos, e uma pequena planta como essa é como uma pequena engrenagem em uma grande máquina. Sem aquela engrenagem, toda a máquina fica em desequilíbrio”, explica.

Autor da redescoberta da Octomeria estrellensis, Zandoná é responsável pela estruturação do programa de conservação de orquídeas na reserva, que registrou 232 espécies de orquídeas no Legado das Águas, entre 2015 e 2019. Fundado em 2012 e mantido pela Votorantin S.A., o Legado das Águas é considerado uma das maiores reservas privadas de Mata Atlântica do Brasil.

Para David Canassa, diretor-geral das Reservas Votorantim, a redescoberta é uma vitória do trabalho da reserva. “Quando a gente começou, existia muita descrença. A proposta é muito diferente: gerar valor com a floresta em pé”, afirma Canassa.

 

COMERCIALIZAÇÃO

A administração da reserva estuda a possibilidade de vender orquídeas. A ideia é desestimular a coleta ilegal, que ocorre pelo alto valor ornamental das plantas.

O programa de conservação de orquídeas da reserva é supervisionado por Miguel Flores, responsável por monitorar e realocar orquídeas na reserva. Foi ele que observou o crescimento da espécie na natureza. “Ver as plantas soltando raízes, novos brotos, flores, e os frutos se formando, é uma coisa que não tem preço”, relata. Para Flores, a comercialização de orquídeas pode ser uma saída viável. “Comercializar plantas produzidas por sementes in vitro, e não plantas coletadas ilegalmente, é uma boa desde que bem fiscalizado”, afirma. No Brasil, estão registradas mais de 2,4 mil espécies de orquídeas, de aproximadamente 25 mil já conhecidas em todo o mundo.

 

 

Ícaro Malta / ESTADÃO

Publicado em Natureza
Terça, 01 Fevereiro 2022 09:47

Motorista de ônibus tem mochila furtada

SÃO CARLOS/SP - Na manhã do último domingo (30), um motorista do transporte coletivo disse ter sido vítima de furto em São Carlos.

A vítima disse em boletim de ocorrência (B.O), que fazia a linha do bairro Jardim Belvedere, quando estacionou o ônibus e pegou sua mochila para tomar o remédio, porém teria esquecido a mochila em um dos bancos, e voltou a trabalhar, quando lembrou do acessório, o mesmo já não estava mais no local, e alguém já tinha subtraído.

O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária.

Publicado em Policial

RIO DE JANEIRO/RJ - A jornalista da GloboNews Lilian Ribeiro postou em uma foto em que aparece careca, resultado das sessões de quimioterapia que está fazendo contra um câncer.

“Nova foto de perfil”, escreveu ela, que tem usado lenços para apresentar os telejornais. Nos comentários, uma enxurrada de elogios e desejos de recuperação de Lilian. “Lindona! Lindo sorriso! Que Deus a abençoe sempre!”, comentou uma fã.

“Que sorriso mais lindo! Saúde e luz!”, escreveu outra. “Que maravilhosa!”, “belíssima” e “sorriso lindo de vitória!” também estavam entre as mensagens.

 

 

ISTOÉ GENTE

Publicado em Celebridades

No encontro foram apresentadas e discutidas três grandes obras que serão executadas para combater as enchentes

 

SÃO CARLOS/SP - O presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), José Fernando Domingues, o Zelão, juntamente com os diretores, Mozart Pedroso, Renato Batista e Lídia Maria Mendes, e o gerente executivo, Alexandre Rosa, se reuniram com os secretários municipais de Transporte e Trânsito, Obras Públicas, e Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Sérgio Luciano, João Muller e Wilson Jorge Marques, respectivamente, para falar sobre as obras e projetos que envolvem a região comercial de São Carlos.

 Segundo Zelão, essas obras e projetos vêm de encontro com os anseios da diretoria e comerciantes, e vai beneficiar não só o comércio, mas toda a população. “Foi uma reunião bastante produtiva, onde pudemos abordar vários aspectos que englobam a área comercial, principalmente as obras que estão sendo realizadas no combate às enchentes, um assunto que nos preocupa bastante, ainda mais nessa época de chuvas intensas. Esse diálogo com a prefeitura é muito importante para que possamos ficar atentos para que essas obras sejam executadas dentro dos prazos estabelecidos”, ressaltou Zelão.

 No encontro foi apresentado à diretoria da ACISC, as obras da Concessionária Rumo, que vão contribuir com os problemas de enchentes em diversos pontos da cidade, especialmente na região central. Entre as obras, foi apresentada a construção de uma alça no viaduto 4 de Novembro, que vai ligar direto à Av. José Pereira Lopes, e a obra do piscinão da Travessa 8 da Vila Prado, que irão ajudar no combate às enchentes. Além desses projetos, também foi mencionada a construção da duplicação da passagem de nível do pontilhão da Praça Itália, que tem previsão de entrega para junho deste ano.

 “Nessa reunião pudemos mostrar para a diretoria da ACISC, todas as intervenções de combate às enchentes que estão sendo trabalhadas e obras que já foram inclusive, contratadas na rotatória do Cristo. Na região do Mineirinho com o Monjolinho, está sendo viabilizada a duplicação da ponte atrás da linha férrea na Vila Morumbi. Além disso, vamos tratar para a região do Mercado Municipal, uma licitação para contratar um projeto executivo para resolver os problemas do córrego do Simeão e do Gregório, que é o que mais traz problemas para a região do Mercado. São várias ações que estamos trabalhando em prol do comércio que é fundamental para nossa economia. Vale ressaltar que o relacionamento com a ACISC, tem sido essencial para nós, pois existe um diálogo totalmente aberto, com um presidente e uma diretoria que participa das decisões e que sempre é uma grande parceira”, explicou o secretário de Obras, João Muller.

Publicado em Comércio

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.