fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quarta, 21 Abril 2021

​SÃO CARLOS/SP -  O Curso Técnico de Enfermagem do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa foi aprovado pela Secretaria Estadual de Educação. O credenciamento foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 9 de abril. É o primeiro hospital filantrópico do interior de São Paulo a conseguir uma certificação como essa, o que comprova que a Instituição atende todas as exigências necessárias para capacitar os alunos.

O gerente do IEP, André Mascaro, explica que, com a aprovação do curso, a Santa Casa passa a formar seus próprios profissionais. “Essa certificação vem para marcar a nova fase do Instituto de Ensino e Pesquisa. Os alunos vão poder estudar e praticar o que é aprendido em aula, já com a cultura da própria Santa Casa. Isso contribui, inclusive, para formação de profissionais especializados, cada vez mais escassos no mercado, em função da pandemia”, comenta.

O credenciamento foi concedido depois de uma visita técnica das Supervisoras da Diretoria de Ensino de São Carlos, Regina Helena Moraes e Dora Schiavone, que avaliaram a estrutura do local onde o curso será oferecido.

“Estruturalmente, o local é perfeito. Tanto o laboratório como as salas de aulas atendem aos requisitos. O que mais me chamou a atenção, é o diferencial com relação à formação de quem está à frente dessa escola. Todos são mestres, doutores e especialistas. São pessoas que já trabalham com educação. A proposta pedagógica do curso, o envolvimento da teoria e da prática, para o desenvolvimento de atitudes e valores, são excelentes”, afirma a Supervisora de Ensino, Regina Helena Moraes.

O CURSO

O Curso Técnico de Enfermagem tem duração de dois anos e começa em agosto. Serão oferecidas 30 vagas. Para concorrer, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio. As inscrições para o Vestibulinho começam em maio.

“Ter esse curso na própria Instituição é extremamente importante, para que a gente consiga formar técnicos de enfermagem de acordo com a nossa realidade. Devido à pandemia, encontrar profissionais de saúde qualificados tem sido uma tarefa cada vez mais árdua. E quando o hospital consegue contratar, muitas vezes, esses profissionais chegam com déficit de formação”, explica a coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, Chris Tibes.

Para o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, a aprovação do Curso Técnico de Enfermagem, é mais um passo importante na consolidação da vocação do hospital para o Ensino e Pesquisa. “É com muita alegria que recebemos a notícia do credenciamento desse curso. Temos investido em promover programas e cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde. Além de fazer com que a Santa Casa se torne uma referência em Ensino, o nosso objetivo é também melhorar a assistência aos pacientes. Acreditamos que educação e saúde caminham juntas”, ressalta.

CURSOS OFERECIDOS NO IEP

Além do Curso Técnico de Enfermagem, o Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa já oferece 7 Programas de Residência Médica (Anestesiologia, Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria); 1 Programa de Residência Multiprofissional (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia); Internato médico hospitalar para 3 Universidades (UFSCar, Faceres e Unifai), além de abrigar estágios obrigatórios para as escolas técnicas de São Carlos.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quinta-feira (22/04) os números da COVID-19 no município.

O óbito registrado nesta quinta-feira (22/04) trata-se de um homem de Ibaté, 57 anos, internado em hospital público de São Carlos desde 22/03.

São Carlos contabiliza neste momento 16.404 casos positivos para COVID-19 (231 resultados positivos foram divulgados hoje), com 267 óbitos confirmados e 127 descartados.

Dos 16.404 casos positivos, 15.107 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 22 óbitos sem internação, 1.275 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 940 receberam alta hospitalar e 245 positivos internados foram a óbito. 15.742 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 33.413 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (201 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 103 pessoas, sendo 37 adultos na enfermaria (37 positivos). 6 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), unidades para pacientes que recebem alta da UTI e ainda necessitam de cuidados. Na UTI adulto estão internadas 54 pessoas (54 positivos). Na UTI/SUS 33 adultos ocupam leitos, na enfermaria/SUS estão internadas 10 pessoas. Na rede particular 33 pessoas estão internadas na enfermaria e 21 na UTI. 

Na enfermaria SUS 6 crianças estão internadas, 1 com resultado positivo para COVID-19, 3 com suspeita da doença e 2 com resultado negativo para COVID-19. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI neste momento.

Oito pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 6 em UTI/SUS e 1 em UTI de hospital particular. Nenhum paciente de outro município está internado em enfermaria do SUS e 1 está em enfermaria de hospital particular. Na UCI também nenhum paciente de outro município está internado neste momento.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 97,1% (33 adultos estão internados). Neste momento a cidade opera com 34 leitos de UTI/SUS para adultos, sendo 24 na Santa Casa e 10 no Hospital Universitário (HU).

A Santa Casa possui 30 leitos de UTI COVID, mas 6 estão desativados, 4 desde o dia 25 de março e 2 desde o último dia 15 de abril, em função da dificuldade de adquirir sedativos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares, em falta no mercado.

 

UPA – Duas pessoas estão neste momento sendo atendidas em leitos de estabilização da UPA Santa Felícia, sendo os 2 casos de alta complexidade. Todos os pacientes já estão cadastrados e aguardam transferência via CROSS.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 58.993 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 57.140 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.853 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 37.733 pessoas já realizaram coleta de exames, 27.341 tiveram resultado negativo para COVID-19, 10.283 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 109 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

 

SÃO CARLOS/SP - Tudo começou por acaso. Em 2016 a publicitária Tânia Leite, então proprietária de uma loja de sapatos prestes a fechar, começou a fazer bolinhos de testes para seu casamento com Luiz Fernando, formado em Tecnologia em Automação Industrial. O futuro marido ia testando um a um e chegou à conclusão que ela deveria fazer para vender. Cinco anos depois, o casal, agora confeiteiros de profissão e proprietários da Madame Milk, encararam mais um desafio: participar do programa “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT. O programa exibido na última quarta-feira, 21 de abril, mostrou que o casal não só acertou na decisão de fazer bolo como trouxe para São Carlos o prêmio de melhores confeiteiros do programa.  

“Sempre gostei de cozinhar e fazia uns docinhos para levar na loja nos coquetéis, mas sabe aqueles paradigmas que temos de que certas coisas jamais podem dar certo? Assim era comigo em relação à confeitaria. Eu a tinha como um hobby e amava muito, mas não pensava que isso seria algo para me dar suporte financeiro e satisfação pessoal”, contou Tânia.

No último evento da loja, a publicitária fez um bolo, e como ela diz, “um dos primeiros que realmente deu certo”. Foi servido aos clientes e amigos e todos elogiaram. Começaram a perguntar se ela aceitava encomenda e a resposta foi: sim

A partir daí foi criada o Madame Milk, com logo e divulgação na internet. O Luiz ajudava sempre nos horários fora do trabalho. Até que um dia sentaram para discutir sobre o crescimento da confeitaria. Em meio às decisões estava a de Luiz deixar o emprego “certo” para se dedicar 100% ao Madame Milk.

“Foi um passo que demos, novamente, receosos. Quem deixa um emprego com salário certo, férias, 13º e todas aquelas ‘seguranças’, para entrar em um negócio que não tem absolutamente nada a ver com o que você estudou e trabalhou a vida inteira? Ele tem formação em Tecnologia em Automação Industrial e atualmente ele é confeiteiro, o mestre do brownie, modela trufas e até passa glacê em bolachinhas. E, diferente do que muitos me perguntam, ele não me ajuda não! Ele é metade da empresa”, explicou. E agora, o casal passou por um desafio quando resolveu se inscrever no programa.

“Que Seja Doce” é um programa da GNT onde três duplas disputam, a cada episódio, o título de melhor confeiteiro. Um tema é sugerido e os participantes correm contra o tempo para entregarem suas produções. Três jurados são encarregados de selecionar o melhor. São eles: Carole Crema, educada em renomadas escolas de gastronomia da Inglaterra e Itália; Lucas Corazza, confeiteiro, palestrante e professor, ministrando aulas e palestras por todo o Brasil, formando novas gerações de confeiteiros; e Roberto Strongoli, o famoso 3 em 1 - chefe de cozinha, padeiro e confeiteiro.

O apresentador é Felipe Bronze, chef executivo do Oro Restaurante. Formado no Culinary Institute of America, em Nova York, estagiou em diversos restaurantes estrelados na cidade.

O programa já está em sua sétima temporada e conta com cerca de 40 capítulos com duração de 60 minutos.

Tânia e Luiz saíram de lá com o troféu de melhores confeiteiros do “Que Seja Doce”, mais um reconhecimento para a cidade de São Carlos.

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - O governador João Doria disse nesta quinta-feira (22) que a pandemia da Covid-19 está "sob relativo controle" no estado de São Paulo e, por isso, eventuais medidas de restrição ou flexibilização serão adotas de forma regionalizada.

"Eu diria que (a pandemia) está sob relativo controle, porque nós conseguimos, graças às medidas do Plano São Paulo..., uma redução no número de pessoas infectadas e, consequentemente, menor ocupação nos chamados leitos primários dos hospitais públicos e privados e uma menor ocupação também nos leitos de UTI", disse Doria.

Segundo ele, a tendência é que a redução continue nas próximas duas semanas, "o que poderá permitir que, dessa fase de transição, venhamos para a Fase Laranja, que é menos restritiva do que a Fase Vermelha, na qual estávamos, e bem menos restritiva do que a Fase Emergencial."

Dados da secretaria de Saúde do estado mostram que há queda na média diária de internações nas últimas três semanas. Caiu também, na última semana, a média diária de novos casos. Apesar disso, a média móvel diária de mortes ainda é alta, embora na última semana tenha registrado alta bem menor, de 0,6%. Segundo o Centro de Contingência do Coronavírus, a tendência é de que nos próximos dias haja queda.

 

Abre e fecha

A Rede de Pesquisa Solidária divulgou um estudo em que aponta a política de “zigue-zague” de abertura e fechamento do comércio como ineficaz no combate à disseminação da Covid-19 no estado de São Paulo.

Com a participação de mais de 100 pesquisadores de instituições parceiras, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), o levantamento analisa a ação de abrandar e aumentar a rigidez em políticas públicas de isolamento social. O documento vê como necessário modificar as medidas de distanciamento físico.

 

 

*Redação VEJA São Paulo

Publicado em Coronavírus

BRASÍLIA/DF - O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu, hoje (22), a alcançar, até 2050, a neutralidade zero de emissões de gases de efeito estufa no país, antecipando em dez anos a sinalização anterior, prevista no Acordo de Paris. “Entre as medidas necessárias para tanto, destaco aqui o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030, com a plena e pronta aplicação do nosso Código Florestal. Com isso, reduziremos em quase 50% nossas emissões até essa data”, disse Bolsonaro em discurso na Cúpula de Líderes sobre o Clima.

A neutralidade zero (ou emissões líquidas zero) é alcançada quando todas as emissões de gases de efeito estufa que são causadas pelo homem alcançam o equilíbrio com a remoção desses gases da atmosfera, que acontece, por exemplo, restaurando florestas. De acordo com Bolsonaro, “como detentor da maior biodiversidade do planeta e potência agroambiental”, nos últimos 15 anos o Brasil evitou a emissão de mais de 7,8 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera.

Durante seu discurso, além de definir metas e compromissos, o presidente apontou as iniciativas realizadas pelo Brasil para a preservação do meio ambiente, como projetos nas áreas de geração de energia limpa e de desenvolvimento tecnológico na agricultura. “O Brasil participou com menos de 1% das emissões históricas de gases de efeito estufa, mesmo sendo uma das maiores economias do mundo. No presente, respondemos por menos de 3% das emissões globais anuais”, disse.

Segundo o presidente, para alcançar as metas de desmatamento, é preciso, além de medidas de ações e controle, promover o desenvolvimento sustentável da região amazônica, que, segundo ele, é a mais rica do país em recursos naturais, mas que apresenta os piores índices de desenvolvimento humano. “Devemos aprimorar a governança da terra, bem como tornar realidade a bioeconomia, valorizando efetivamente a floresta e a biodiversidade. Esse deve ser um esforço que contemple os interesses de todos os brasileiros, inclusive indígenas e comunidades tradicionais”, argumentou.

Bolsonaro disse ainda que é fundamental contar com os recursos financeiros de países, empresas, entidades e pessoas “dispostos a atuar de maneira imediata, real e construtiva na solução desses problemas”.

Os artigos 5º e 6º do Acordo de Paris tratam sobre os procedimentos financeiros para alcançar a redução das emissões, tema que deverá ser debatido na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP26, que será realizada em novembro em Glasgow, na Escócia.

“Os mercados de carbono são cruciais como fonte de recursos e investimentos para impulsionar a ação climática, tanto na área florestal quanto em outros relevantes setores da economia, como indústria, geração de energia e manejo de resíduos. Da mesma forma, é preciso haver justa remuneração pelos serviços ambientais prestados por nossos biomas ao planeta, como forma de reconhecer o caráter econômico das atividades de conservação”, disse Bolsonaro.

Em carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na semana passada, o presidente Bolsonaro já havia se comprometido a acabar com o desmatamento ilegal até 2030. Ele, inclusive, reconheceu o aumento das taxas de desmatamento a partir de 2012 e afirmou que o Estado e a sociedade precisam aperfeiçoar o combate a esse crime ambiental. No documento, ele também reafirmou a necessidade de apoio econômico.

 

A cúpula

A Cúpula de Líderes sobre o Clima foi organizada pelo presidente americano Joe Biden. O encontro virtual vai até amanhã (23) e é considerado uma preparação para a COP26.

Foram convidados 40 líderes mundiais para o encontro com o objetivo de discutir a crise climática, ações coordenadas para combater os impactos sobre o clima e os benefícios econômicos dessas medidas. Também haverá debates sobre as reduções das emissões de gases de efeito estufa, necessárias para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 ºC, uma das metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Durante a abertura do evento, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também se comprometeu a cortar as emissões de gases de efeito estufa do Estados Unidos entre 50% e 52% até 2030, em comparação aos níveis de 2005. Com a nova meta, espera induzir outros grandes emissores a mostrarem mais ambição no combate à mudança climática.

A cúpula reunirá ainda o fórum das grandes economias sobre energia e clima, que é liderado pelos Estados Unidos e reúne 17 países responsáveis por aproximadamente 80% das emissões globais e da riqueza global. Um pequeno número de líderes empresariais e da sociedade civil também participa do evento.

 

 

*Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A vereadora Cidinha do Oncológico apresentou na Câmara Municipal nesta quinta-feira (22) um requerimento solicitando à Prefeitura a revitalização e manutenção do canteiro central da avenida Doutor Teixeira de Barros no bairro Vila Prado.

Conforme declarou a parlamentar, toda a extensão do canteiro da avenida necessita de manutenção na iluminação e poda de árvores. Além disso, há diversos buracos no calçamento e bancos quebrados, que precisam ser consertados, pois colocam em risco os pedestres que utilizam aquele espaço para locomoção.

Cidinha também questionou a Prefeitura se há possibilidade da instalação de bebedouros no local, para que haja mais conforto para as pessoas que passam pelo local. “Esta área é muito querida pelos são-carlenses e merece a devida atenção”, argumentou a vereadora.

Publicado em Política

Acesse www.belladasemana.com.br

 

Florianópolis/SC - Em fevereiro, o Bella da Semana completou 20 anos e, para comemorar a data, a maior revista masculina do país preparou uma série de novidades. Entre elas, o ensaio exclusivo com a modelo Renatta Gabriela. A ruiva, que também tem vinte anos e chamou muito a atenção dos fãs durante a transmissão ao vivo, retorna a maior revista masculina do país na segunda parte do ensaio que foi ao ar na quarta-feira, 21 de abril, no www.belladasemana.com.br.

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, Renatta tem bastante intimidade com as câmeras e mostrou isso durante o ensaio ao vivo. “Já fiz vários trabalhos, nem todos voltados para a área do sensual, sempre curti mais o lado artístico da nudez. Além dos sensuais, já fiz trabalhos para a MAC em algumas campanhas, lojas de roupa, canais de TV, lojas de cosméticos ou até mesmo portfólio para fotógrafos”. 

Segundo a modelo, o segredo para manter o corpo em dia está no esporte. “Sempre fiz balé, dança e ginástica, mas atualmente eu só prático pole dance”. Ainda segundo a Bella da Semana, um final de semana perfeito é em um lugar paradisíaco com uma boa companhia. 

Sobre sua intimidade, Renatta revelou alguns segredos, como o lugar mais exótico que já transou. “Em um campo de futebol”. Inclusive, essa é sua fantasia sexual. “Transar em um local público e já realizei”. A ruiva afirma ainda que tem mania de dormir sem roupa e que o toque pelo corpo é o que leva ela a loucura na hora H. “A parte do corpo que sinto mais arrepios é no pescoço”. 

Para encerrar, Renatta comenta que já ficou com outra mulher e que entre quatro paredes vale quase tudo. Sobre posar nua para o Bella da Semana, a modelo conta que foi uma experiência incrível. “Os profissionais são maravilhosos, a experiência é única e todos nós, desde a modelo até a equipe de produção de beleza, dá o melhor do seu trabalho”.

Confira o ensaio exclusivo de Renatta Gabriela no www.belladasemana.com.br

Publicado em Entretenimento

Um homem foi preso na ação; entorpecentes foram localizados em um fundo falso de uma caminhonete

 

OURINHOS/SP - A Polícia Militar, por meio do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), prendeu o condutor de uma caminhonete, após localizar 93,8 quilos de cocaína em um fundo falso encontrado no veículo. O flagrante ocorreu na manhã de quarta-feira (21), em Ourinhos, no interior do Estado.

Uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) realizava operação na rodovia Orlando Quagliato (SP-327), quando abordou o automóvel e desconfiou do nervosismo apresentado pelo motorista.

Diante da suspeita, foi realizada uma minuciosa vistoria na caminhonete, sendo localizado no assoalho, sob o banco traseiro, um fundo falso contendo em seu interior 79 tabletes de cocaína. Questionado, o homem contou que foi contratado em Ponta Porã (MS) para levar as drogas até a capital paulista.

As substâncias e o veículo foram apreendidos para perícia e o suspeito preso em flagrante. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Federal de Marília, onde o homem foi indiciado por tráfico de drogas e depois encaminhado à Cadeia Pública de São Pedro do Turvo.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Nas primeiras horas de hoje, 22, o 190 da PM foi acionado, pois um indivíduo tinha sido vítima de esfaqueamento no Centro de São Carlos.

Os PMs foram até a Rua General Osório, onde encontraram um homem caído, imediatamente o SAMU foi acionado, mas infelizmente o morador de rua já estava sem vida. Uma mulher que teria visto o crime, disse que estava dormindo e quando ouviu os gritos e que o assassino era seu ex-namorado.

Diante das informações os Militares foram até a casa do suspeito, Duander Diego Borges, de 28 anos, onde os Policiais foram recepcionados por ele e ao ser questionado sobre o crime o mesmo disse que teria matado a vítima por ciúmes e que há um tempo teria sido ameaçado.

Os PMs questionaram o sujeito sobre as armas do crime, o mesmo levou os Policiais em um bueiro na Rua Bento Carlos, e as facas foram encontradas.

Diante dos fatos, o criminoso foi levado ao Plantão Policial, onde foi autuado em flagrante e depois recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Dois menores foram detidos por flagrante de tráfico de drogas na Rua Da Paz, no condomínio 4 do CDHU, em São Carlos.

De acordo com apurado, os Policiais passavam pelo local, quando se depararam com a dupla, que ao ver a viatura empreendeu fuga, mas foram abordados. Com L.Q. da S.  foi encontrado uma sacola plástica contendo R$50,00 em dinheiro, XXV (25) pedras de crack e XXV (25) porções de maconha. Já com D.L.F.M, foi encontrado um estojo contendo R$439,00 em dinheiro, R$3,85 em moedas, VII (07) eppendorfs de cocaína e LXII (62) pedras de crack.

Diante dos fatos, ambos foram conduzidos a Plantão Policial, onde foi registrado a ocorrência e os menores foram liberados aos seus responsáveis.

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.